As Almas Gêmeas e a Teosofia




Autor Amigos da Teosofia
Assunto Almas GêmeasAtualizado em 19/08/2012 12:02:45
www.FilosofiaEsoterica.com
As Almas Gêmeas e a Teosofia
Pergunta:
Fala-se muito hoje em "almas gêmeas". O que a teosofia tem a dizer a respeito?
Comentário:
O conceito de alma gêmea, tal como vem sendo usado, parece ser uma noção sobretudo emocional. A ideia expressa a expectativa intensa, mas irrealista, de formar um casal onde não haja dificuldades de relacionamento. Ora, onde há vida, deve haver dificuldades e lições a aprender. Assim, a ideia de alma gêmea como símbolo de um relacionamento de casal em que não haja coisas a melhorar não corresponde à realidade. Todo casal é fonte de testes e lições.
Num plano mais profundo, a ideia de alma gêmea aponta para uma harmonia, vinda de vidas anteriores, em que não há desgaste desnecessário na interação entre duas individualidades.
Ainda assim o conceito é imperfeito, porque neste contexto a ideia de "gêmeo" parece implicar que as almas têm a mesma idade. Na esmagadora maioria dos casos, quando predomina a harmonia na relação entre duas almas, uma delas é mais experiente que a outra. E isso ocorre também no caso de um casal, e em qualquer outra instância de convívio, seja no plano familiar, profissional ou teosófico. A relação entre avós e netos, por exemplo, é das mais harmoniosas.
Deste modo, a expressão alma gêmea revela não ter uma base filosófica sólida. Ela parece indicar sobretudo a busca da harmonia nos relacionamentos, e a fantasia emocional de que "alguém será o eco gêmeo das minhas aspirações".
Isso não existe. Cada alma é única. Uma alma imortal tem o seu próprio carma e dharma, e eles são irrepetíveis. A responsabilidade diante da vida é individual. A harmonia interna (não externa) deve ser buscada com todas as esferas da vida e em relação a todos os seres, e não em relação a um ser apenas. A filosofia esotérica é uma filosofia de amor à vida. No casal, a felicidade é profunda quando ambos se colocam criativamente a serviço da vida, e, neste processo, geram mais vida.
Cabe observar, ainda, que em "A Doutrina Secreta" H. P. Blavatsky revela o simbolismo esotérico do signo zodiacal de Gêmeos. Um dos gêmeos é o eu superior, ou alma imortal. O outro é o eu inferior, ou alma emocional.
As Almas Gêmeas e a Teosofia é artigo do Boletim O TEOSOFISTA Agosto de 2012 - https://filosofiaesoterica.com/ler.php?id=1500#.UDD70N1lTgw
https://amigosdateosofia.blogspot.com.br/2012/08/boletim-o-teosofista-agosto-2012.html









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Amigos da Teosofia -- Uma Filosofia Universal -- Conheça a filosofia universal que ensina a arte de viver em paz. Elimine gradualmente as fontes de ansiedade e sofrimento. Ponha em movimento as causas do bem-estar interior. Leia sobre a visão de mundo que está construindo a civilização da fraternidade. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui. |