Menu

As melhores dicas para atrair e manter um relacionamento com o homem certo

Atualizado dia 4/21/2017 7:56:58 AM em Almas Gêmeas
por Paula Machado


Facebook   E-mail   Whatsapp

Encontrar o parceiro certo não é uma tarefa fácil, por inúmeras razões. Algumas mulheres passaram por relacionamentos mal sucedidos no passado, que deixaram marcas e mudaram sua visão dos homens. Outras repetidamente sentem-se atraídas pelo tipo errado de homem e continuam fazendo sempre as mesmas escolhas ruins. O problema de algumas começa na falta de autoestima e autoconfiança para aproximar-se do outro.

E o que dizer daquelas que simplesmente procuram homens interessantes nos lugares errados? 

Independentemente da razão para você estar só, é importante acreditar que um relacionamento romântico saudável é possível e está à sua espera no futuro. Também é preciso reconhecer que relacionamentos nunca são perfeitos e exigem dedicação, comprometimento e o desejo de resolver conflitos de forma positiva. Para encontrar e construir um relacionamento amoroso duradouro, antes de mais nada é importante rever alguns mitos e conceitos errôneos sobre as relações românticas, que podem estar atravancando suas intenções de felicidade a dois.

Você é uma das mulheres que acredita que...

1. Só posso me sentir feliz e completa em um relacionamento (É melhor estar mal acompanhada, em um relacionamento ruim, do que só)

Apesar do estigma em alguns grupos sociais que insistem em discriminar a mulher que não é parte de um casal, é importante compreender que estar só e estar em solidão não são a mesma coisa. Uma mulher sem um companheiro pode ter amigos e interesses que a preencham. Por outro lado, não há nada pior do que a solidão de um relacionamento ruim.

2. Se eu não sentir atração imediata por alguém, já sei, de antemão, que o relacionamento não vai adiante

Emoções e sentimentos podem aprofundar-se com o tempo, da mesma maneira que grandes emoções podem esvaziar após o auge da paixão. Muitas vezes amigos se transformam em grandes amores – dê ao relacionamento uma chance de florescer, mesmo que não se sinta atraída a princípio.

3 – As emoções de homens e mulheres são diferentes

Homens e mulheres sentem o mesmo, mas têm diferentes maneiras de expressar sentimentos como tristeza, raiva, medo, alegria, frustração e dor.

4 – O amor verdadeiro é para sempre (Todo amor some com o tempo)

O amor nunca é estático, o que significa que precisa ser cultivado no dia a dia para desenvolver-se e continuar florescendo.

5 – Posso mudar o que eu não gosto em alguém com o tempo

Ninguém é capaz de mudar o outro. As pessoas só mudam se e quando desejam.

6 – Conflitos são sempre ruins para um relacionamento

Por si mesmos, conflitos não são positivos nem negativos. A maneira de lidar com as discordâncias é que pode aumentar a intimidade entre duas pessoas ou destruir um relacionamento.

CRIE EXPECTATIVAS POSSÍVEIS

Muitas vezes criamos expectativas irreais sobre um novo relacionamento em nossa vida. Idealizamos como o outro deve se comportar, sua aparência física, como o relacionamento deve se desenvolver e os papeis de cada um. Essas expectativas podem ser baseadas em nossa história familiar, na influência do grupo de amigos, nas experiências passadas ou mesmo em figuras idealizadas dos romances, filmes e televisão. Agindo desta forma, qualquer novo relacionamento será uma decepção – porque é formado por pessoas de carne e osso, imperfeitas por natureza. Para a escolha de um companheiro ou de um relacionamento duradouro, esqueça todas essas ideias preconcebidas – sejam suas, sejam de qualquer outra influência externa. Pergunte a si mesma, com honestidade, o que REALMENTE importa.

O primeiro passo é distinguir entre o que você DESEJA e o que você PRECISA. Desejos são negociáveis, mas necessidades não são. Desejos são coisas que você gostaria que o companheiro tivesse (tais como profissão, inteligência, altura, peso, cor dos olhos...). Mesmo se alguns desses traços pareçam de máxima importância no início, com o tempo você vai perceber que, apegando-se a eles, apenas reduz a sua possibilidade de escolha, desnecessariamente. É mais importante encontrar alguém sensual do que sexy, que se preocupe com o seu bem estar do que bonito, com senso de humor do que rico, vindo de uma família com valores semelhantes aos seus do que pertencendo a uma raça ou classe social determinada.

Por outro lado, necessidades são aqueles requisitos que realmente farão diferença para você a médio e longo prazo, como valores, ambições ou objetivos na vida. Naturalmente, são aspectos que você não é capaz de descobrir sobre o outro em um relacionamento superficial, de pouco tempo, lendo seu perfil em algum site de relacionamento ou mesmo numa conversa rápida em uma festa.

O que constitui um relacionamento saudável, afinal? Em um relacionamento saudável, as duas pessoas desenvolvem uma relação baseada no respeito mútuo, confiança, honestidade, capacidade de apoiar um ao outro, justiça e igualdade, identidades individuais, boa comunicação, senso de humor e amizade.



Dicas para encontrar o amor ANTES

Não transforme sua busca na coisa mais importante da sua vida. Concentre-se em atividades que você gosta, no seu trabalho, saúde, relações familiares e de amizade, hobbies etc.. Ao se manter feliz, você cria uma vida equilibrada e se torna uma pessoa mais interessante.

Lembre-se que as primeiras impressões não são sempre confiáveis – especialmente nos sites de relacionamento, nem sempre as pessoas falam a verdade. Independentemente de como e onde você conhece alguém, só o tempo e a exposição a situações positivas e negativas (como stress, cansaço, frustração, raiva ou fome) podem fazer com que você conheça bem o outro.

Seja honesta em relação às suas próprias falhas. Ninguém é perfeito. Para um relacionamento durar, você quer que alguém te ame por quem você é, não por quem gostaria de ser ou pela pessoa que o outro acha que você tem potencial para ser. Muitas vezes, o que você considera uma falha pode ser algo que o outro admire. Sendo honesta, você encoraja o outro a agir da mesma forma.

Invista em uma relação vertical antes de investir na relação horizontal. Conheça bem o outro antes de começar a intimidade de um relacionamento sexual.

DURANTE

Conhecer alguém novo pode ser desafiador. Muitas mulheres ficam tensas, preocupadas, o que acaba por arruinar a possibilidade de um ótimo encontro. Concentre-se no ambiente externo, em lugar de focar sua atenção nos seus pensamentos internos e sentimentos. Tente colocar toda a sua atenção no momento – no que o outro diz e faz e o que acontece ao redor. Isso vai ajudar você a distrair sua mente de eventuais dúvidas, preocupações ou inseguranças.

Demonstre interesse genuíno. Quando você está verdadeiramente curiosa sobre os pensamentos, sentimentos, experiências, histórias e opiniões do outro, isso faz com que ele automaticamente goste de você. Você vai parecer muito mais atraente e interessante do que se, por exemplo, gastar o tempo tentando se promover. Mostrar o interesse não pode ser falso, no entanto. Se você apenas fingir escutar ou se importar, o outro rapidamente vai perceber. Ninguém gosta de ser manipulado ou enganado. Se você não está genuinamente interessada, não há razão para levar o relacionamento adiante. Ao prestar atenção e realmente escutar o outro – o que ele diz, como interage – você irá conhecê-lo mais rapidamente. Não é possível escutar o outro se você estiver prestando atenção no celular – a comunicação não verbal, como gestos, expressões, só pode ser percebida se você oferecer sua atenção plena.

Faça da diversão a sua prioridade nos primeiros encontros. O fato de você estar solteira é uma oportunidade única para você conhecer novas pessoas, expandir seu círculo social e participar em novos eventos. Em vez de passar noites escrutinando os sites de relacionamento, encontre e participe de atividades que te interessam. Divirta-se à sua maneira. Fazendo isso, mesmo que você não encontre alguém especial, ainda assim terá aproveitado a sua própria companhia e talvez feito novas amizades.

Para encontrar pessoas com interesses comuns e atividades interessantes, você pode ser voluntária de uma causa (caridade, ambientalismo, mau trato aos animais, política), fazer um curso de idiomas ou de extensão, fazer aulas de dança, gastronomia, de arte, vinhos, entrar para um clube de tracking, corridas, ciclismo ou time de esporte, participar de um grupo de teatro, cinema, clube do livro ou de fotografia, ir a eventos de arte em galerias ou museus,  sair da zona de conforto e tentar atividades que nunca fez antes. 

Aprenda a lidar com a rejeição. Em algum momento, todas as pessoas que procuram o amor terão que lidar com algum tipo de rejeição – talvez como a pessoa que rejeita, talvez como alguém que é rejeitado. Algumas pessoas sentem tanta raiva, ansiedade, medo ou embaraço pela simples possibilidade de ser rejeitado, que evitam conhecer gente e começar novos relacionamentos. Outras pessoas acham difícil rejeitar e por isso se prendem em relacionamentos pouco saudáveis e longos. Permanecer em pensamento positivo  e ser honesta sobre si mesmo e sobre os outros podem ser a maneira menos intimidadora de lidar com a rejeição. Aceite que ela é parte inevitável de qualquer relacionamento, mas não passe muito tempo preocupada com isso. Nunca é fatal – e o que não mata, fortalece.

Para lidar com a rejeição, não leve as coisas pelo lado pessoal. Na maior parte das vezes o problema não está em você (ou pelo menos em algo que você seja capaz de controlar). Alguns preferem louras, outros, mulheres baixas, outros, mulheres mais caladas. É melhor ser rejeitada no início de um relacionamento do que perder muito tempo em relacionamentos que não levarão a lugar nenhum.  Não se entristeça demais, mas aprenda com a experiência. Não se torture por erros que você acha que cometeu. Se isso acontecer repetidamente, no entanto, reflita sobre a maneira como você se relaciona com as pessoas e se há algum problema sobre o qual você deva trabalhar. Depois desapegue. Lidar com a rejeição de uma forma saudável pode aumentar sua força e resistência internas. Aceite seus sentimentos. É normal se sentir um pouco magoada, desapontada e até mesmo triste quando você é rejeitada. Reconheça seus sentimentos sem suprimi-los. Permanecer em contato com os próprios sentimentos ajuda a sair mais facilmente de experiências ruins.

Observe a presença de sinais e comportamentos de alerta, que podem indicar que uma relação não será saudável ou duradoura. Nesses casos, é preferível cortar o mal pela raiz do que investir tempo e esperança em um relacionamento que não será bom para você ou para o outro. Confie nos seus instintos e preste atenção em como o outro faz você se sentir. Se você se sente insegura, envergonhada ou desvalorizada, reconsidere o relacionamento. Comportamentos comuns de alerta são

Álcool dependência – quando vocês só se comunicam bem (riem, conversam, fazem amor) quando um ou ambos está sob influência do álcool ou outras substâncias.

Dificuldade de comprometimento – para algumas pessoas é difícil confiar no outro ou compreender os benefícios de um relacionamento duradouro por causa de experiências pessoais passadas mal sucedidas.

Ausência de comunicação não verbal – em lugar de querer se conectar com você, a atenção da outra pessoa está no telefone, tv, amigos ou videogames.

Ciúmes excessivos – um parceiro não gosta que o outro passe tempo com amigos ou familiares fora do relacionamento.

Comportamento controlador – quando há desejo de uma das partes de controlar a outra e impedir que ele ou ela tenha pensamentos ou sentimentos individuais.

Relacionamento exclusivamente sexual.

Falta (ou excesso) de tempo junto, só os dois. Se não há desejo de passar tempo de qualidade junto com o outro (ou com os amigos), não é possível criar intimidade.

Recusa em apresentar o outro para a família (pais, amigos, filhos, irmãos)

Construa a autoconfiança e a confiança no outro
A confiança mútua é a base de qualquer relacionamento pessoal íntimo. Se não há confiança em um relacionamento, é impossível que você se sinta segura e cuidada por qualquer pessoa e muito menos fazer com que o outro se sinta seguro e cuidado. Em outras palavras, sem confiança não há relacionamento duradouro. Claro que a confiança não nasce do dia para a noite – desenvolve-se à medida que o relacionamento aprofunda e cada um aprende mais sobre o outro. Entretanto, se você tem problemas em confiar – se já foi traída, sofreu traumas ou abusos no passado ou é insegura e ciumenta excessivamente – pode ser impossível confiar nos outros e encontrar o amor verdadeiro. Sem confiança, seus relacionamentos românticos serão dominados pelo medomedo de ser traída pelo outro, medo de ser rejeitada, medo de se sentir vulnerável. Mas é possível aprender a confiar nos outros, desde que você identifique a razão da falta de confiança e explore formas de construir confiança em relacionamentos atuais ou futuros. Aprender a desenvolver confiança nas pessoas e em si mesmo é um processo, mas vale a pena por causa das relações mais satisfatórias e da oportunidade de encontrar o amor duradouro.

Nutra seus relacionamentos
Lembre-se que encontrar a pessoa certa é apenas o início da jornada, não o destino final. Para desenvolver relacionamentos profundos, é preciso nutrir e cuidar da relação. É um processo que exige tempo, esforço e o interesse genuíno no outro. Também exige abertura da mente para o compromisso e a mudança. Todos os relacionamentos mudam com o tempo – você vai mudar, o parceiro vai mudar, assim como as necessidades e expectativas de cada um. O que você deseja de um relacionamento no início pode ser muito diferente do que você e seu companheiro desejam do mesmo relacionamento alguns meses ou anos mais tarde.

Para o relacionamento transformar-se em amor duradouro, você precisa estar disposta a:

- investir. Nenhum relacionamento floresce sem atenção regular. Pergunte a você mesma se está disposta a investir tempo e esforço na relação. À medida que a paixão inicial diminui, os casais tendem a afastar-se. Quanto mais um investe no outro, maior o crescimento e aprofundamento da relação. Encontre coisas que vocês gostam de fazer juntos e comprometam-se a separar um tempo para fazer essas coisas, mesmo quando você está ocupado ou estressado.

- comunicar-se abertamente. Seu parceiro está realmente interessado em seus pensamentos e sentimentos ? Você sente confortável para expressar suas próprias opiniões, pensamentos e sentimentos com ele? Vocês se divertem, riem juntos e aproveitam a companhia um do outro? Seu companheiro não é capaz de ler mentes, então, diga a ele como você se sente. Quando ambos sentem-se confortáveis expressando suas necessidades, medos e desejos, a união se torna mais forte e profunda. Resolva conflitos da maneira mais apropriada. Alguns casais conseguem conversar tranquilamente, outros levantam as vozes e gritam quando discordam. Independentemente da maneira como vocês abordam as diferenças em seu relacionamento, a coisa mais importante é que vocês não tenham medo do conflito. É preciso aprender a se sentir seguro para expressar o que te incomoda, sem medo de retaliação e ser capaz de resolver conflitos sem humilhação, degradação ou insistir em estar sempre certo.

Aceite as mudanças. Todo relacionamento muda e atravessa períodos bons e ruins, mas, em geral, um relacionamento saudável deve continuar a ser bom para você. Ele deve trazer à tona o melhor de cada um e deve, não apenas fazer você se sentir mais feliz, mas também te tornar uma pessoa melhor – mais doce, mais empática, mais gentil, mais generosa.


PARA SABER MAIS

4 minicursos gratuitos sobre o amor depois dos 45 anos. Escolha o seu.

O que toda mulher precisa saber sobre os homens com mais de 50 anos

O que aprendi sobre o namoro depois dos 50 anos

Os melhores sites de relacionamento para mulheres maduras

10 formas de conhecer homens interessantes depois dos 50 anos

Como escrever o perfil perfeito para os sites de namoro

Baixe gratuitamente os e-books, clicando no link:

Amor Online para Mulheres Maduras  (e-book)

O que você não sabe sobre os sites de relacionamento  (e-book)




Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paula Machado   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa