Ciúme ou Inveja?
Atualizado dia 5/26/2021 5:57:35 PM em Autoconhecimentopor Flávia Fuzeti Fagali
O ciúme invade qualquer um quando se teme que seu relacionamento especial (seja ele amoroso, uma amizade ou uma relação familiar...) seja ameaçado. Ao temer que a outra pessoa perca o interesse em você e na relação de vocês e forme uma relação mais próxima com outrem é que esta emoção tão intensa pode tomar conta de você a ponto de deixá-lo sentir que não tem controle de suas reações.
Portanto, o ciúme não é um sentimento que surge do nada, ele este sempre relacionado há três pessoas e muitas vezes é confundido com a inveja. Mas esta por sua vez, surge quando se acredita que outra pessoa obteve alguma vantagem em relação a você, o que causa ressentimento, porque abala o ego e a autoconfiança, na medida em que se vê o sucesso do outro como sendo seu fracasso.
A inveja, portanto, é sobre comparação, enquanto o ciúme está relacionado à ameaça da relação. Embora sejam emoções diferentes, é comum sentir ambas em relação a uma mesma pessoa, porque as duas são emoções competitivas numa disputa na qual não se quer sair perdendo.
Portanto, o primeiro passo para não deixar que essas emoções controlem seus atos, é identificar o que está sentindo e por quê? Se não conseguir fazer isso sozinho, busque ajuda e não deixe que esse tipo de sentimento destrua sua vida.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 19
Conteúdo desenvolvido por: Flávia Fuzeti Fagali Psicologa Junguiana/ Psicossomática. Atende na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao metrô, e nas regiões da Paulista, Vila Mariana e Metrô Sumaré. Telefone para contato e WhatsApp (11) 98278 8785 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |