Corpo futuro



Autor Samuel Macêdo Guimarães
Assunto Almas GêmeasAtualizado em 6/20/2007 10:23:49 AM
Dentro de tantas formas possíveis de pensar a corporeidade, uma delas demonstra claramente que o corpo é o Espaço de Possibilidades e Probabilidades de todas as renovações, o local do eterno vir-a-ser: — a concepção de corpo futuro.
Existem qualidades e estados que se revelam em cada sentimento, pensamento ou respiração. Uma multiplicidade de sintonias deferentes. Uma grande biblioteca que armazena infinitas informações, à espera de serem acessadas, para dar sempre um outro tom ao que antes vibrava de maneira diferente.
Uma dança de transformação, em que o futuro toma o lugar do passado, e se faz presença, em direção ao próximo evento, que certamente, sempre se expressará na corporeidade. Um novo sinal, de outro novo tempo que, ininterruptamente, se faz presença, mantendo a eterna forma de corpo-no-mundo.
O corpo-no-mundo é sempre a constante presença que se revela nas constantes mudanças que nos fazem sempre, um alguém a ser descoberto. E, na descoberta, nunca o mesmo. Sempre em processo. É, como diz o poeta Raul Seixas: — “...esta Metamorfose Ambulante”.
O corpo futuro é o tempo de espera, feito em forma de carne, nervos, ossos, músculos e órgãos. O Espaço de Probabilidades e Possibilidades é o tempo que a si mesmo concede a espera, uma esperança.
Para chegar a cada tempo esperançado, o corpo se constrói e reconstrói no aqui-agora, valendo-se das Vivências e Experiências Corporais. Neste sentido sua melhor estratégia seria a de estar sempre aberto às situações.
Podemos utilizar duas metáforas para refletir sobre as situações que produzem o corpo futuro. A primeira, a metáfora do repolho. A segunda, a metáfora da rosa.
Um repolho nasce totalmente aberto, mas seu destino o tornará fechado. Um corpo que se fecha perde o sentido da transformação; ao final, sua densidade será maior do que o necessário. É nossa responsabilidade ajudar ao processo de abertura das consciências corporais, dos seres humanos.
Uma rosa nasce totalmente fechada. Ao final do seu processo, estará aberta. Na medida em que envelhece, fica cada vez mais perfumada. É nosso compromisso com a nossa metáfora de alma estabelecer um contínuo de Vivências e Experiências corporais que nos ajudem nesta jornada de abertura.
Refletindo sobre a metáfora da rosa, seguem-se algumas sugestões que podem ser experimentadas para vivenciar mudanças em direção à abertura. O corpo futuro que se espera para melhor humanizar a própria vida.
Evitar ocupar-se de realizar ações que provoquem desrespeito, humilhações e preconceitos. O corpo revela a autobiografia. Ela deve ser escrita com experiências humanizadoras.
Evitar impor aos outros uma solidão obrigatória. Estar só é diferente de ser tratado com indiferença. O corpo é sempre relacional, ele se constrói na legitimação que o outro nos dá.
Evitar o excesso de individualismo. Somos seres transgeracionais. Em muitas vezes, nossa biografia ultrapassa a história individual. Nosso corpo anseia construir uma coletividade harmoniosa.
Evitar o estresse, a fadiga crônica. Nosso corpo irrequieto é muitas vezes passado a claro e, todas as noites, anseia morar em si mesmo. O corpo precisa ser o lugar de seu próprio descanso. Isto só se torna possível se uma outra presença, um outro corpo nos ensinou a experiência do colo e do carinho.
Nossa finitude, vulnerabilidade, inconclusão, instabilidade nos alertam para a experiência da transcendência. Nosso corpo necessita que o guiemos a um local seguro, onde possamos encontrar com o Deus do nosso coração.
O corpo carece de Vivências e Experiências que o façam desvelar seu verdadeiro destino: — Ser o lugar do prazer, alegria da criação, desejos satisfeitos, em direção à verdadeira oferta recebida que é a própria vida.
Enfim, somos também o ponto futuro de todos os mistérios. Desvendá-los totalmente é impor uma nudez desnecessária. Nenhum corpo deseja ser totalmente desvendado pelo olhar do outro. Pense nisso.









Formação em Psicoterapia Corporal Neo-Reichiana, Psicoterapia Corporal para Crianças e Adolescentes, Psicoterapia Holográfica. Mestre em Educação Física, Consultor de Bem Estar. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui. |