Menu
Somos Todos UM - Home

Giordano Bruno

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Marcos Spagnuolo Souza

Assunto Almas Gêmeas
Atualizado em 06/01/2015 10:13:54


Seu nome de batismo era Filippo Bruno e adotou o nome de Giordano Bruno quando ingressou na Ordem Dominicana, aos 15 anos de idade. No seminário estudou Aristóteles e Tomás de Aquino e fez o doutorada em teologia. Defendia os seguintes aspectos: infinitude do universo, relatividade do existente, hilozoismo, panpsiquismo e que a busca da verdade é um processo autoreferencial interno.

Infinitude do Universo: o Universo é infinito povoado por uma infinidade de estrelas, como o Sol, e por outros planetas, nos quais, assim como na Terra, existiria vida inteligente. Disse Giordano Bruno: “Nós declaramos esse espaço infinito, dado que não há qualquer razão, conveniência, possibilidade, sentido ou natureza que lhe trace um limite”. "O mundo é infinito porque Deus é infinito. Como acreditar que Deus , ser infinito, possa ter se limitado a si mesmo criando um mundo fechado e limitado?"

Demonstrava a predominância do relativismo, dizendo que qualquer perspectiva de qualquer objeto é sempre relativa à posição do observador, há infinitos referenciais possíveis e não existe nenhum privilegiado em relação aos demais.

Defendia o hilozoismo (tudo possui vida). Salientava que a Terra e os astros são dotados de vida; e sendo vivos, é de maneira voluntária, ordenada e natural, se movem em direção às coisas e aos espaços que lhes convêm. Os hilozoístas consideram que toda a realidade, inclusive a inerte, está dotada de sensibilidade e, portanto, animada por um princípio ativo. Considerava que toda matéria do universo é viva, sendo o próprio cosmo um organismo material integrado, possuindo características como animação, sensibilidade e consciência.

Defendia o panpsiquismo (tudo tem uma natureza psíquica, uma alma). "Todas as formas, por minúscula que seja, encerram em si uma parte de substância espiritual. Não existe o mínimo corpúsculo que não contenha em certa medida de psiquismo. Todas as coisas e seres encerram em si mesmos um psiquismo que se desenvolve na temporalidade. A psique, ou alma, constituiria assim a essência dinâmica de todas as coisas, sempre em desenvolvimento. Do minério à humanidade, de cada partícula ao ser humano se processa incessantemente o desenvolvimento da psique. Através de um longo processo de transformação esses seres vão se alterando até atingirem elevado nível de consciência podendo compreender o pensamento divino.

Enfatizava o processo da metempsicose que abrange a possibilidade da alma humana encarnar em animais ou vegetais, sendo que a alma pode transmigrar do corpo humano para um corpo de um animal ou vegetal. A metempsicose foi aceita pelos egípcios, gregos, romanos, chineses, indianos, budistas e esquimós.

A divindade está em nosso interior, não pdoemos buscar nenhuma verdade na exterioridade, não é fora de nós que devemos procurar a divindade ou a verdade.

A Igreja Católica não aceitou as ideias defendidas por Giordano Bruno prendendo-o em Roma na Torre de Nona. O julgamento de Bruno durou sete anos durante os quais ele permaneceu preso. Alguns documentos importantes sobre o julgamento estão perdidos, mas outros foram preservados e entre eles um resumo do processo, que foi redescoberto em 1940. Acusações feitas contra Bruno pela Inquisição Romana foram os seguintes:
• Sustentar opiniões contrárias à fé católica e contestar seus ministros;
• Sustentar opiniões contrárias à fé católica sobre a Trindade, a divindade de Cristo e a encarnação.;
• Sustentar opiniões contrárias à fé católica sobre Jesus como Cristo;
• Sustentar opiniões contrárias à fé católica sobre a virgindade de Maria, mãe de Jesus.;
• Sustentar opiniões contrárias à fé católica tanto sobre a transubstanciação quanto a missa.
• Reivindicar a existência de uma pluralidade de mundos e suas eternidades;
• Acreditar em metempsicose e na transmigração da alma humana.

No último interrogatório pela Inquisição do Santo Ofício Giordano Bruno não abjurou e, no dia 8 de fevereiro de 1600, foi condenado a morte na fogueira. Usando túnica de condenado, amarrado a uma estaca e com a língua atravessada por um prego e presa a uma estrutura de metal agonizou sob as chamas de uma fogueira, na praça das Flores, no centro de Roma, no dia 17 de fevereiro de 1600.

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa