Menu
Somos Todos UM - Home

Os efeitos da solidão!

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Salvio Antolini

Assunto Almas Gêmeas
Atualizado em 21/09/2015 08:09:27


Não vamos falar de todos os efeitos, nem é essa minha pretensão. São inúmeros. O que me inspirou a escrever sobre o assunto foi uma ligação recebida. Leitora assídua de meus artigos e que já me ligou em outras ocasiões, desta vez falou sobre sua dificuldade de estar em harmonia consigo mesma. Uma dificuldade que atinge uma grande parte da população e podemos até dizer, a todos uma vez ou outra.
Encontramos harmonia na coerência entre o pensar, sentir e agir. Quando há defasagem entre um deles com os demais ou todos entre si, a paz interior não se estabelece. É um grande desafio viver nos dias atuais onde os relacionamentos não mais possuem as características de antigamente.
As novas formas de se relacionar tem se tornado mais frias e distantes. E aqueles que conheceram o acolhimento, o respeito, mesmo que mascarando o medo, a atenção dada de uma pessoa para a outra, muito se ressente.
Pessoas querem o relacionamento com suas próprias determinações, sem considerar aspirações da outra. Significa que as expectativas alheias não são consideradas. Uma simples pergunta: “Onde você está?” é suficiente para ser entendida como uma tentativa de controle e não de interesse.
O que pode e deve ser um relacionamento harmonioso, torna-se dissonante. Relacionar significa estabelecer vínculos e se eles forem conflitantes, não haverá espaço para a felicidade, que é manifestada pela alegria do estar com, pela harmonia do estar junto e então a relação será mais um fardo que um encontro entre duas pessoas, para viverem momentos que tragam alegria e ressonância, ou seja, que haja complementação.
A solidão mantem acesa uma grande carência. Para os que possuem já uma idade mais avançada, se não bem compreendida é ainda pior. Filhos criados acabam se afastando pelas próprias contingências da vida. Sensação de abandono presente, se cônjuges vivos, risco de distanciamento do casal, caso a relação tenha se mantido apenas pela presença dos filhos. Se separados ou viúvos, a dificuldade de estabelecer novos e fortes motivos de existência.
Nesses casos muitos buscam encontrar uma companhia para darem seguimento aos seus dias. O que não fica claro é o tipo de relacionamento, quais as expectativas de cada um nessa nova relação. Eis que se estabeleceu uma relação conflitante e, portanto, infeliz.
Pessoas que passaram a viver só, qualquer que seja o motivo, e em qualquer idade, quando buscam novos relacionamentos não atentam para o que esperam dele e muito menos falam sobre.
Imagine uma pessoa dizer para a outra: “Quero estar com você, mas apenas dois dias da semana, ter momentos íntimos, mas nem por isso estar casada com você.” Caricatamente a outra poderia responder: “você acha que sou uma prostituta?” “Um homem objeto?”.
A falta de transparência nas relações leva a um sofrimento que poderia ser dispensado se houvesse mais sinceridade entre as pessoas. Ha ainda muito forte nos dias de hoje o tabu que impede o estabelecimento de bases honestas para o relacionamento. Uma das definições de tabu é “qualquer coisa que se proíbe supersticiosamente, por ignorância ou hipocrisia”.
Lembrei-me de um cliente que tive há muito anos que afirmava estar feliz, mesmo sua nova companheira não querendo assumir a vida em comum a dois; e ele era um grande apaixonado por ela; mas que era sincera e quando estavam juntos era para valer. Não perdiam tempo com discussões estéreis.
Não permitir que o sentir-se só coloque sua autoestima para baixo. Reconhecer seu próprio valor independente do que os outros dizem ou pensam não é uma atitude altiva e orgulhosa, como muitos pregam. É não ficar a mercê dos outros.
Achar que estar só é não ter méritos é um dos maiores enganos que querem impor às pessoas. “Está só, então tem problemas.” É uma distorção de uma sociedade que imagina que só é bom e correto quem se submete aos seus conceitos e preceitos.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa