Os Nossos 4 Demônios Interiores



Autor ROBERTO DANTAS
Assunto Almas GêmeasAtualizado em 01/08/2018 08:11:33
Existem quatro forças interiores, parte de nós mas que trabalham incessantemente contra nossa felicidade. São Eus que funcionam como Demônios em nossa personalidade e são capacidades que estão na mesma linha, porém em estremidades opostas de uma outra força positiva que também temos.
Devemos estar atentos a elas e buscar não só dominá-las como também transmutá-las, domninando-as e utilizando sua força a favor de nós mesmos mas sobretudo de toda a humanidade.
Há alguns anos, o Homem dominava a Ciência, hoje ela o domina. Em seu Desejo de conhecimento e Prepotência sobre o mundo, o ser humano criou a Ciência, criatura que domina o criador e que o seduz e o mantèm preso na ilusão de sua própria racionalidade. E ai nasce o ceticismo que não admite o que não pode ser explicado, racionalizado, experimentado e provado cientificamente. Esquece-se que a Ciência tem apenas poucos séculos e ela apenas garante em seu método o que foi até o momento catalogado por ela. Não significa que o que não é cientificamente provado não seja verdade.
Dedicar-se à Ciência não deveria afastar o homem de uma vida espiritualizada.
Quando Eva aceitou o conselho e mordeu o fruto do conhecimento, conquistamos o poder do Conhecimento e com ele um Karma, fomos condenados a viver um conflito interior causado pela luta entre a racionalidade e o desejo. Antes disso, viviamos como todos os outros animais e vegetais, seguindo o fluir da vida, do simples, da Vontade Superior e assim, tudo era verdadeiro, em harmonia, em amor.
Ganhamos uma mente e com ela a prepotência através do Ego e temos desde então a falsa ilusão de que o mundo existe em função de nós, para nos servir.
A Razão e a Ciência, são deuses do homem atual, que tem dentro de si o Eu Racional
Kemphis, monge e escritor da idade média, aluno de Santo Agostinho, em sua obra Imitação de Cristo, alerta que:
“ não podemos confiar muito em nós mesmos, porque freqüentemente nos faltam a graça e o critério. Pouca luz temos em nós e esta facilmente a perdemos por negligência. “ Kemphis.
Uma cegueira interior que nos ilude e que nos faz pensar que somos senhores de nossas ações.
O segundo inimigo que nos domina de forma velada e dirige nossas ações sem percebermos, é o Eu Desejoante que nos faz acreditar que somos donos de nossa vontade se deixando dominar pelos Desejos pessoais.
O fruto do Conhecimento colocou em nossas mãos a responsabilidade em dominar, nós mesmos, o Desejo. Antes, uma força natural que nos mantinha harmonizados com a natureza, hoje se torna inimigo por nossa própria Ego que nos engana, que não consegue decifrá-lo de forma correta, pois está focado na vaidade e na soberba.
Atualmente, a velocidade em que as tecnologias fazem avançar nossa maneira de viver, com a justificativa da busca por conforto e melhor qualidade de vida para o ser humano, impõem maneiras de viver que nos aprisionam e sem percebermos vamos nos afastando do real valor da vida e por isso, em alguns casos, nos fazendo adoecer.
Estamos nos afastando cada vez mais do que é simples, natural e deste modo vamos tirando nossos pés do chão, da realidade, e vamos entrando cada vez mais em um mundo de imaginário, onde a fantasia pode ser manipulada e nos dominar.
Apesar de ser importante desenvolver um olhar para dentro de sí, para sua espiritualidade, este olhar deve ser balanceado com um olhar também para o mundo a seu redor, para não perder nossos parâmetros sobre a realidade em que vivemos.
As Redes Sociais, o Youtube e Instagram, incentivam uma forma de viver baseada no imaginário, na fantasia do marketing pessoal e as pessoas passam a viverem em função de uma imagem que tentam a todo custo sustentar para transmitir aos outros uma realidade que não existe. E nesta luta para criar e manter uma imagem, se fixa em seus desejos sobre como querem ser vistas pelas outras pessoas. É na verdade uma forma de aprisionar-se na própria vaidade, que todos nós estamos expostos e que se alimentada, nos leva a nos perdermos em nós mesmos É o Eu Imaginação através do qual nos enganamos e nos traimos, mantendo-nos a maior parte do tempo na imaginação.
A vaidade nos direciona a focarmos em nós mesmos e julgamos os outros a partir de nossos parâmetros de modo que sempre o outro esteja errado.
“Evitais de julgar as ações alheias, pois quando assim o faz, quase sempre se engana e facilmente entra no jogo do inimigo, pois julgamos as coisas sempre por nos mesmos de forma que em nossa prepotência, nossa mente se o juiz.” Kemphis.
Levando-nos a colocar nossos interesses acima dos demais.
As afeições desordenadas, a dependência emocional, a obsessão em um relaçionamento, a sensualidade e a traição, a gula e outros aspectos humanos são instrumenttos e sintomas de um desejo dominante. Usa a mentira contra os outros e contra nós mesmos, nos afastando da felicidade.
Amor-próprio e Orgulho estão muito próximos e se confundem facilmente, sendo assim, estamos sempre à mercê de nos deixarmos levar pela vaidade e soberba que nos altera a retidão do juízo.
Este inimigo é o Eu Vaidadoso, nos faz viver focado em coisas insignificantes, materiais, os desejos terrenos, afastando-nos da verdadeira espiriatualidade. E com isso vem a tristeza, a irritação, a ansiedade, o julgamento sobre si mesmo e sobre os outros e tantas outras formas de sofrimento psiquico.
Ao contrário do que nossa sociedade contemporânea nos faz acreditar, a verdadeira paz no coração segundo Kemphis está em resistir às paixões e não se entregar a elas.
É preciso vigiar pois quando um simples pensamento ocorre, dele nasce uma imaginação, depois o deleite, a motivação e então nossa alma já está tomada pelo inimigo e já não sabemos mais comprender que o que a vida espera realmente de nós é a nossa real felicidade interior.









Roberto Dantas, Psicoterapeuta, Escritor e Tarólogo, conduz terapia individual e grupos ajudando pessoas a resolverem seus relacionamentos tóxicos. Atua há 26 anos na clínica. [email protected] – Whatsapp: 11 9 8155-9952 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui. |