Todo homem precisa do amor da mulher
Autor Bernardino Nilton Nascimento
Assunto Almas GêmeasAtualizado em 19/08/2009 21:47:57
O tema, mulher, já foi bem explorado. Mas tenho que alargar a visão em face da conduta do homem com relação a ela. E visto que se trata de valor, ninguém me contestará se eu disser que valor e amor possuem conceitos parecidos. Toda vez que praticamos um ato contrário ao amor, praticamos uma covardia, não só em face de nós mesmos, mas também em face da mulher. O verdadeiro amor é generoso, bom, devotado, mas também existe o amor leviano, que é mesquinho, cruel, calculista e egoísta. Não é generoso contribuir para a degradação de uma mulher, seja ela quem for. A mulher é - e será sempre - desejada pelo coração dos homens.
Não é generoso aceitar e explorar o amor de uma mulher ou brincar com os seus sentimentos, quando não estiver disposto a compartilhar esse amor. O verdadeiro amor não escolhe o tipo de pessoa para esse compartilhamento, porém, tanto o homem como a mulher podem escolher seus parceiros e tornarem-se bons companheiros. Dificilmente esse caso vai se tornar um amor-desejo, um amor-paixão, porém, não vai tirar o brilho do companheirismo, da devoção e da honestidade entre o casal.
Não posso deixar de observar a vida, e fico obrigado a confessar que nela há um capítulo em que a mulher leva, de longe, vantagem sobre o homem, pelo espírito de sacrifício e pela generosidade: é o capítulo doloroso do amor esquecido e traído. Aí, vejo, de um lado, ingênua confiança, esquecimento de si mesma, verdadeira ternura; e do outro, muitas promessas bonitas, odiosas traições e muita frieza. Nenhum homem deveria maltratar uma mulher, seja qual for a situação. O que dá a melhor medida do valor de um homem é a sua conduta para com uma mulher.
O homem que maltrata uma mulher, sob todos os aspectos, é um homem sem honra, sem moral. A moral vulgar é muito senhora de si. Ela professa com uma arrogância admirável suas teorias cínicas sobre tudo o que acredita. Mesmo num mundo de baixezas, de sofrimentos e de violências, não acharemos nenhuma justificativa que aprove a violência contra uma mulher.
Consideremos, agora, fatos mais reconfortantes. Quero falar das compensações reservadas aos que cultivam o respeito à mulher e a si mesmo. E uma dessas compensações, a mais elevada ao meu ver, é carregar consigo o sentimento de ter feito o bem, uma satisfação durável, que vale mais do que um instante de prazer.
Mas há outras. Todos os desejos contidos se transformam em alegria de viver, em capacidade de ser feliz: o amor compartilhado é uma fonte, não somente de poesia, mas de alegria, de entusiasmo, de força e de valor. Os que observam o amor sincero, pertencem aos que, no mais alto grau, enxergam o segredo da virtude. A virtude é o resumo de todas as qualidades que florescem nesse clima elevado. É aí que se acham os corações firmes e amorosos, onde os olhos brilham e onde os abraços são capazes de proporcionar boas sensações. Essa concentração de vigor, essa sublime consciência da dignidade e da força, constitui a mais alta das recompensas.
O amor exige do homem tudo aquilo que há de mais nobre e satisfatório diante da vida. Podemos dizer que falta, em alguns homens, a revelação dos seus sentimentos, mesmo sabendo da necessidade profunda que se encontra no íntimo dos seus corações, que é a sede de amar e de serem amados.
“Se amado queres ser, respeita o teu amor.”
O amor é uma conquista divina que exige que o homem, antes de qualquer coisa, se torne digno dele. Para aquele que ama e respeita a mulher, abre-se um mundo de íntima satisfação, onde o profano abre espaço para o sagrado. O amor se revela como o grande surto da vida, como um sacrifício inesgotável de beleza e de bondade.
Quando um homem é capaz de amar, é digno de ser amado. Mesmo que o seu amor se vá, fica algo, como um raio divino, um perfume penetrante, um cheiro que circula através das flores e dos troncos robustos das florestas. A fonte de vida corre dentro dele e não está mais à mercê de fatores externos. Ele pode dizer: “Meu coração não depende de uma simples luz, mas de um iluminado amor de uma mulher.”
Ao lado desses tesouros, que aumentam os aprimoramentos que engrandecem a vida, vale a felicidade, vale o prazer, vale a alegria daqueles que respeitam a mulher e a si mesmo
Amor! Só não crê nele quem jamais o conheceu. Tudo na vida é sustentado pelo amor, pelas diversas formas de amar. O amor de uma mulher completa a vida de qualquer homem.
BNN
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 208
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui. |