Menu
Somos Todos UM - Home

2016 LIBERDADE, VISÃO, COMPAIXÃO E ESPIRITUALIDADE

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Fabrizio Ranzolin

Assunto Astrologia
Atualizado em 1/1/2016 8:52:25 PM


2016 ano para encontrar o sentido verdadeiro para viver. Ano de buscar a Liberdade para definir um sentido importante, transformar o caminho de vida e seguir na luz da própria verdade. De uma perspectiva astrológica, o ano 2016 será o início de uma nova fase, os primeiros passos em um novo caminho, onde, de uma forma geral, as pessoas começarão a buscar cada vez mais suas verdadeiras motivações interiores, no nível da alma.

Para recomeçar nesse novo caminho, teremos que passar por um complicado momento de desestruturação, afinal, para se encontrar o verdadeiro ser interior, muitas vezes, temos que deixar cair nossas roupagens de ilusão. É sempre depois que as estruturas de segurança se rompem que entramos em contato com a verdade. E para isso acontecer plenamente o universo tem que nos colocar em desafio. Se deixar pelo livre arbítrio, muito provavelmente, seguiremos nosso caminho seguro, dentro dos trilhos certos e confortáveis que encontramos. Mas para crescer de verdade, em nível não somente pessoal, mas global, o universo rompe nossas rotinas, quebra os velhos trilhos, e nos apresenta uma chance de recomeçar de forma autêntica, em um novo caminho.

Há alguns anos atrás, quando um tornado varreu a cidade em que eu morava – inclusive minha casa - todos se uniram e se ajudaram. Foi muito especial ver pessoas que não se conheciam deixar tudo de lado, e se ajudarem como podiam, na reconstrução das casas, doando roupas e alimentos. Pena que tenha que ocorrer enchentes e tornados para haver este espírito, mas é sempre assim, precisamos que o universo faça a engrenagem da evolução girar em nossas vidas.

Há muito tempo fiz um mapa de um jovem que tinha um emprego comum e ganhava pouco, mas era trabalho com carteira assinada, tudo o que a maioria quer. O jovem tinha em seu mapa astrológico muitos planetas em signos de terra, e esse padrão evita mudanças, pois mesmo que as coisas estejam ruins, sente-se seguro em seu pequeno mundo. Mas com uma crise a empresa faliu e o emprego se foi. Sem trabalho, o jovem começou a usar seu hobby, que gostava e conhecia, como forma de ganhar algum dinheiro. Hoje em dia ele ganha 20 vezes mais do que ganhava e faz o que realmente gosta! Claro que foi muito difícil no início, um verdadeiro desafio. Mas se a empresa não houvesse falido, ele estaria até hoje em seu emprego ruim. E se ele não houvesse confiado no seu próprio talento, não teria aproveitado a "mão dourada" que o universo lhe estendeu.

Isso também acontece com relacionamentos, família ou saúde. Como uma doença grave que muda a vida de uma pessoa, mas faz brotar o amor verdadeiro e muita união em uma família. Ou o inesperado que termina um relacionamento de atritos, abrindo as portas para um amor verdadeiro.

Temos que acreditar que o universo sempre tem algo especial e maior para nós, não importam as condições que aparentemente se apresentem. Neste novo ano os eventos complicados e difíceis que ocorrerão serão formas para identificar o que é realmente importante e perceber se o caminho está em sintonia com a alma.

Saturno, planeta que expressa realidade concreta da matéria, a percepção e relação da realidade com o tempo, transita expandindo visões em Sagitário. Ele é a ponte entre a terceira dimensão da realidade concreta e a realidade não temporal espiritual, acima das leis de espaço/tempo. Saturno é o elemento que individualiza, separa, restringe e torna tudo concreto dentro de uma realidade, para que possa existir algo separado do todo. Assim, os seres humanos, e demais seres individuais na Terra, que compartilham a mesma realidade, passam a perceber uma nova cadência de realidade, e a sentir fortes expectativas mais amplas a partir de agora, já que Saturno em Sagitário faz um aspecto de desafio com a energia de expansão da alma, Netuno.

A esmagadora maioria dos astrólogos está divulgando a influência do Sol, mas esclareço que esta é de cunho numerológico e não astrológico. A forma de eleger o planeta regente do ano é através da divisão do numeral do ano, 2016. O número 2016 não é um ciclo natural astrológico, e sim o resultado de um sistema de contagem de tempo, nosso calendário atual estabelecido pelo Papa Gregório, séculos atrás. Claro que também há considerável influência numerológica, mas esta não é superior à poderosa influência astrológica, da qual trata este artigo. Também sou numerólogo e determinar uma influência numerológica para um ano inteiro, apenas tendo em vista o número 2016, é genérico e limitado demais para a complexa realidade dos ciclos astrológicos. Mas o Sol representa a luz que se lança no caminho, para que nos demos conta de ver o que é realmente importante. A luz serve para encontrar a verdade.

Com os aspectos astrológicos influenciando poderosamente a percepção do tempo e da matéria, Saturno em Sagitário quadrando Netuno em Peixes, a alma irá seguir impulsos que a levem a se libertar, na direção da sua própria verdade. E aqui está o grande desafio do próximo ano: se o impulso de libertação será evolutivo e espiritual, ou egoísta de ilusão e difusão de sofrimento. Conseguiremos seguir em direção da verdadeira humanidade, do crescimento e evolução do planeta em prol da valorização da vida? Ou a ilusão e a insensatez estarão acima da vida?

Temos que refletir sobre quais as consequências para a realidade, que os impulsos em busca de nossos objetivos estão trazendo para o mundo. Muitas formas de caminhos estão distorcidas demais, egoístas demais, trazendo consequências desastrosas, e profundo sofrimento. A realidade do mundo dependerá, cada vez mais, de onde focarmos o que queremos, pois há outras realidades dimensionais ocultas, que estão poderosamente atuantes. Temos que ter consciência das razões fundamentais que nos levam a trilhar o caminho que escolhemos, e que molda a vida que vivemos.

Tente perceber o que está por trás da realidade material das circunstâncias óbvias. Ler entre linhas poderá mostrar razões que não fazem mais sentido. A questão fundamental é que muitos estão com os olhos nublados demais para perceber que seguem na ilusão. Temos que saber se o que tanto buscamos é real, se faz sentido, e se vale a pena, não somente no nível individual, mas para todos nós, como uma comunidade nesta bela Terra. Talvez mais importante do que os objetivos em si, a forma como realizamos nossa busca é que faz toda a diferença. É uma busca com serenidade e compaixão, respeitando o mundo que nos cerca, ou uma busca com cinismo e espírito de guerra? Agora, no início de 2016, reserve um espaço na sua realidade para refletir se sua vida é uma busca com significado e sentido.

Sua vida é um evento sagrado do universo, e seu caminho deve refletir essa realidade. No mundo em que vivemos, cada vez mais, é importante que o sagrado seja reconhecido. Cada ser com o qual você encontra, e cada circunstância que os encontros geram, são momentos únicos em seu caminho, mesmo que não sejam reconhecidos. Cada pessoa que você encontra representa uma parte importante da sua própria dimensão espiritual que deve ser reconhecida e curada. Trate a todos que estão ligados a você de forma especial, procure sentir com calma e profundidade cada pessoa em seu caminho, perceba o que está por trás das aparências, veja a alma, e especialmente, perceba o que cada alma veio ensinar para você. Talvez seja uma lição de humildade, ou de paciência, ou de amor. Talvez, com aquela pessoa complicada esteja a lição mais importante de sua vida, e você a esteja desperdiçando a cada vez que não abre seu coração, a cada vez que, em vez de apoiar, critica, em vez de perdoar, julga e despreza.

Se cada ser em nossa vida, e cada evento que esses trazem, são indicadores da luz, nada é sem propósito, pois não existem enganos; aquela pessoa que você duramente julga e critica, que foi enviada do universo para sua vida, lhe solicita que você abra a consciência e o coração. Quantos seres não sacrificaram suas vidas apenas para abrir nossos olhos, mas não nos damos conta... Estão em uma missão especial, esperando amorosa e pacientemente que atinjamos uma nova consciência para poderem se libertar...

Por isso, neste novo ano, temos que nos dar conta do sentido real que move nossa vida. O que tem valor real para você e que é positivo ou não para a realidade do mundo. Você também tem missão especial na vida de outras pessoas, é por isso que sua vida é sagrada, pois pode trazer luz e entendimento, compreensão e amor. Perceba que sua vida tem um propósito e é sagrada para o planeta.

Se a realidade atual é a consequência das escolhas passadas, agora necessitamos modificar os conceitos que nos fizeram criar a realidade que não queremos mais. Especialmente conceitos de valores sobre nossa contribuição para o bem ou o mal no mundo, seja de forma consciente ou inconsciente.

Saturno Sagitário traz um compromisso com a verdade da nossa alma na vida, Plutão em Capricórnio Touro mostram onde as coisas são incontroláveis e onde temos que aprender a abrir mão para podermos seguir em frente mais livres. Plutão/Touro quadrado Urano Áries/Leão os problemas mostram o que tem que mudar, desde a base, os impulsos do eu devem ser purificados para haver real crescimento. Tem que fazer diferente para dar certo, adaptar-se a situações fora de controle, e ser um buscador altruísta e compassivo, livre do egoísmo que separa, distancia e empobrece.

É momento de começar a sair da escravidão da imposição do sistema que gera sofrimento e desilusão, para vencer o desafio de encontrar um norte. Uma direção verdadeira, conforme a bússola interior, a da alma. Assumir a responsabilidade pelo que sentimos desde a alma. Assim, neste novo ano, quem tiver autoconhecimento, conhecer suas habilidades e usar recursos interiores, sabendo se adaptar, aproveitando as crises de forma positiva em harmonia com o todo, irá crescer em diversos níveis, tanto no material, quanto no espiritual.

O ser humano possui grande força e recursos interiores ocultos que só são descobertos quando as circunstâncias de vida são extremamente adversas. O autoconhecimento tem limites dentro de determinadas situações. Somente quando o impensável acontece de repente, quando o impossível se torna possível, e vivemos situações extremas, é que emergem lados de nosso ser que nunca conheceríamos em situações normais. Especialmente neste ano 2016, as mudanças e adaptações serão necessárias para que haja avanços.

Indivíduos com muitos signos fixos em seus mapas astrológicos de nascimento - Touro, Leão, Escorpião e Aquário -, especialmente associados com signos de terra, podem ser extremamente resistentes a mudanças. Por sua vez os signos de terra e água - Capricórnio, Virgem e Câncer, Peixes -, necessitam de estímulos contínuos para seguirem de uma forma diferente. Já os signos de fogo - Áries e Sagitário -, associados a Gêmeos e Libra estarão mais facilmente abertos para mudanças, estimulando movimentos de transformações. Confira em seu mapa a disposição desses signos (Sol, ascendente, Lua, meio céu etc.) veja onde há maior resistência e onde há mais capacidade de mudança.

Atualmente estamos sendo “sacudidos” desde as bases, para questionarmos o caminho que estamos trilhando, que pode até parecer seguro (Plutão Capricórnio/Touro), mas que traz limites aos novos conceitos que a realidade impõe (Urano Áries/Leão). Saturno em Sagitário é a sensação incômoda de que podemos ser mais do que somos, mais livres para expressar o ser interno na vida. Mas necessitamos “se desiludir” (quadrando Netuno Peixes) para ousar o desafio de entregar para a verdade espiritual, ou filosofia de vida, o novo caminho que almejamos.

Ao longo do último ano, do final da trajetória de Saturno em Escorpião, tivemos que tentar resolver questões mais complicadas, que acabaram tirando o foco do é realmente importante. E agora, que estamos começando a levantar a cabeça para ver onde realmente estamos, podemos ver que temos muito a fazer para ir mais longe. Ao invés de olhar para dentro e lutar com conflitos e dificuldades, estamos começando a olhar para o horizonte, para lutar por um caminho mais brilhante.

Existem muito mais realidades no mundo do que nossos conflitos internos e desejos apontam. Existe um mundo inteiro além das fronteiras, com diversas formas complexas de realidade positiva e negativa. A realidade do mundo pode ser bela e incrível, mas também sofrida e desoladora. Vendo o que de mais elevado no caminho almejamos, percebemos que nunca nada será completo se não levar em conta a forma como nossa liberdade afeta ou não o sofrimento do mundo. Desde coisas simples, como não consumir produtos que causem sofrimento a qualquer ser humano, animal ou vegetal.

Se houver ação em escala global a realidade realmente começa a mudar. Como a crença estúpida de ter que comer animais que “andam para frente” na noite de ano novo. Como vegetariano convicto que sou, somado aos vegetarianos do mundo inteiro, evitamos sofrimentos atrozes de animais e poupamos a natureza dos danos ambientais. Vá caminhar cedo na praia no primeiro do ano e verá, estará imunda de restos de comida desperdiçada e muito lixo. Os mesmos que querem ser felizes comemoraram o ano novo, “pularam ondinhas” e fizeram pedidos, deixando toneladas de plástico que irão matar por asfixia golfinhos, tartarugas, peixes e gaivotas (será que Netuno, pai da sereias, senhor dos Mares, ouviu seus pedidos?). Ter essa consciência e a seguir em sua vida (Saturno Sagitário) é mudar o mundo e evitar o sofrimento de forma real. É muito mais simples do que parece, mas tem que ser importante para realizar. Infelizmente, para a maioria, parece que não é. Será um dia, quando as forças da natureza destruir seus lares, como já vem acontecendo, é a lei infalível do carma.

Praticamente tudo o que move o capitalismo no mundo de hoje está centralizado na busca da felicidade. É praticamente uma neurose, todos querem ser felizes, e o mais rápido possível, não importam as consequências. Quem se importa com o planeta se o mais importante é ser feliz? É uma imposição do mundo moderno, você “tem que” ser feliz. Claro que esta busca compulsiva e superficial da felicidade no fim acaba gerando a mais pura e real infelicidade. Mas isso não é buscar a felicidade realmente, é viver no pleno caminho do egoísmo e da arrogância, do velho eu em primeiro lugar.

No Brasil atual uma fase de crise e restrições para a sociedade, ruim em primeira análise, mas importante momento de reflexão em nível profundo. Usando exemplo comum diário: milhares de toneladas de celulares usados vão ao lixo anualmente, com a crise as pessoas estão evitando comprar novos aparelhos, ou consertando o usado; com isso toneladas de baterias deixarão de contaminar solo e água, montanhas repletas de metais deixarão de ser explodidas na mineração, e petróleo para gerar plástico deixará de ser queimado. Claro que é impossível deixarmos de explorar os recursos do planeta, mas podemos fazer isso com equilíbrio, de forma sustentável. Se seu celular está bom siga usando-o, evite comprar um novo apenas porque é “mais moderno”. Temos que pesar o queremos e podemos com o que devemos, e ser sensíveis para o que é mais importante no nível global.

Mais do que tudo a humanidade está muito carente de sentido real, de um caminho que recepcione a alma. Com Netuno envolvido em desafio com Saturno a tendência de cair em ilusões e sofrimento é grande. Assim como os muitos jovens, sem perspectivas de sentido para suas vidas, que se uniram a guerras em outras pátrias, lutando por valores cruéis desprovidos de humanidade em nome da religião no terrorismo.

Netuno é muito solvente e “permitindo que a alma deixe o corpo”, aplica um grande desafio a Saturno em Sagitário. A Alma deve seguir por uma nova visão que leve para a libertação dos valores que aprisionam, mas que não retire completamente a realidade material, e sim, que traga a experiência da alma para servir em prol desses novos valores para a vida. Apenas com sede de aventura em uma ilusão bem montada, sem praticidade objetiva, o risco é se perder no início da caminhada por seguir a direção errada. 2016 é um ano para se definir a direção certa e começar os esforços para seguir adiante depois.

Nosso novo caminho é por um mundo em transformação, não adianta querer ser livre se isso vai afetar negativamente as populações pobres e o meio ambiente. O novo e verdadeiro caminho também pode e deve melhorar o mundo, através da interação das diferentes culturas (ventos da nova era de Aquário...). A forma de pensar e viver de uma família, de um povo e de um país afeta seus vizinhos, e o mundo todo em cadeia. De forma inegável cada vez mais o clima afeta a realidade de cada dia - Netuno quadrando Saturno. Isso faz com que tenhamos que mudar nossa filosofia de vida consumista, a liberdade de alguns afeta a realidade de muitos.

O sofrimento, a espiritualidade, a filosofia de vida e a liberdade, estes são os conceitos que serão redefinidos de forma global em 2016. Urano em decanato de Leão, se movendo já no final do mês dezembro passado, reativou a ação de Plutão em decanato de Touro, sinalizando que as mudanças trazem perdas reais, mas que são importantes, e se ninguém ceder, algo universal vai fazer a engrenagem da evolução girar de forma arbitrária pela mão dourada do universo.

Você descobriu um caminho? Ele traz coisas boas ao mundo, novas ideias e conceitos que podem gerar uma realidade melhor? Então essa será uma nova estrada, por onde muitos podem passar também, com a globalização acelerada pelo representante primeiro da era de Aquário em Áries - Urano, os movimentos empreendedores em prol da comunidade global são importantes formas de mudanças.

Saturno em Sagitário traz uma percepção de tempo mais passageira, parece que ficamos tempo demais perdidos em conflitos internos, e agora temos que nos esforçar em resolver conflitos externos. Conflitos que, para serem resolvidos, terão que servir de teste de prova para novos sistemas de crenças, mais inclusivos e humanos. Netuno também representa a oitiva superior de Vênus, que é o amor espiritual, a compaixão, o sentimento de que um ser compartilha o que outro ser vive e sente. O poderoso sentimento de se colocar no lugar do outro, identificar-se com sua vida, sentir sua dor, e compreender de forma profunda que todos somos uma só humanidade, que o que afeta um, afeta todos. É uma expansão cardíaca, o sentimento de amor se expande além da unidade do corpo, além do lugar e do tempo. Trata-se de algo especial, amar uma pessoa, amar um golfinho, uma árvore e amar a floresta inteira. Vejo tantas pessoas preocupadas apenas com a matéria, pressas em uma dimensão tão pequena... Apenas não me entristeço muito porque também vejo muitas pessoas dando sua vida, tempo e recursos financeiros, por amor. Em prol do amor vejo pessoas anônimas lutando contra a violência e a morte, defendendo vidas e animais a qualquer custo, ajudando crianças e idosos de todo coração.

Agora que Saturno quadra Netuno temos o desafio de fundirmos nossa caminhada sobre a terra com o amor incondicional da alma. Neste tempo tão individualista cada vez mais necessitamos de pessoas dispostas a fundir-se no amor sem fronteiras ou limites. Pessoas altruístas que, acima de tudo, doem sua força de alma e amor. A alma tem muita força quando não tem medo de perder e sofrer, quando ama livremente sem temor. Esta força de amor liberta realmente, quem cuida e ama constrói uma rede de cuidado e amor, de tal forma poderosa, que sempre será cuidado e amado também.

Por causa da tecnologia nas comunicações trazida por Urano - oitava superior de Mercúrio - estamos cada vez conscientes da teia de relações que nos une com a realidade e a vida como um todo. Um pensamento cria uma emoção que gera uma ação que afeta alguém e cria uma realidade no mundo. Assim que você pensa algo, isso gera uma emoção que cria um impulso de ação, seja algo que você fale para alguém, ou algo que faça diretamente. Esse processo se reverbera, repercutindo nas diversas dimensões que englobam o mundo, não somente material, mas mental, emocional e espiritual.

Para alguns a vida é uma busca de espiritualidade e sentido, onde a conquista material não é um fim, mas um simples instrumento para servir a espiritualidade e a humanidade. Os recursos materiais são usados para trazer auxílio aos que sofrem e para promover a evolução da alma, através da geração de experiências que tragam autoconhecimento e crescimento interior. Essa característica está bem marcada nos indivíduos com maior nível de evolução, onde as necessidades egoístas não são maiores do que a importância do todo. Para a plenitude de expressão do eu evoluído, é necessário harmonia deste com o mundo que o cerca, a realidade de todos os seres humanos e da natureza. Não há nada que seja mais perfeito: o caminho que me traz felicidade individualmente repercute em mais luz e felicidade para o mundo também = plenitude, evolução.

Mas para muitos, a maioria predominante, a vida é um caminho comum, com objetivos quase que exclusivamente materialistas - trabalhar, seguir ditames sociais familiares -, buscar objetivos preestabelecidos no mundo para a segurança material, proteção e conforto do próprio eu. As necessidades do eu vem em primeiro lugar, bem como dos seus mais próximos, como recurso de proteção da unidade familiar, visando segurança e conforto imediatos, independente do todo circundante. E os recursos são utilizados de forma competitiva em prol de acumular mais recursos para manter o controle e segurança do eu, mesmo que isso cause efeitos colaterais negativos nos outros seres e na natureza.

Estamos em tempo de nos libertar do sistema fechado dos materialistas, preocupados controladores compulsivos da realidade e dos obsessivos acumuladores de recursos e poderes. Libertar nossos conceitos de mundo, liberar os sentimentos dos limites que o medo impõe. Temos que libertar o ser belo, mágico, espiritual e eterno que há em nós, libertar a alma que voa bem acima do egoísmo pequeno que usa o medo como justificativa.

Necessitamos confiar sem medo, sabendo que tudo que vier será para o melhor. Por mais poderosos que possamos ser nunca controlaremos realmente nada neste mundo. Toda segurança material é irreal, basta um terremoto, um tornado ou tsunami levar sua casa, e sua cidade, e você verá isso. A única segurança real está no nosso interior, em estar de bem consigo mesmo, em fazer o que é certo a cada momento para construir a paz e amor em qualquer lugar no mundo.

Neste novo ano, e atual mundo de dualidade - evolução espiritual x busca de poder - cada um de nós deve fazer sua parte. Seguir um caminho não de egoísmo e exploração, mas de compaixão e paz, os anseios da alma. Temos sim a obrigação de ser felizes, mas, através da nossa busca de felicidade, seguir deixando o caminho por onde passarmos mais iluminado, plantando sementes de compreensão, paz e amor, para ajudarmos todo o mundo a também atingir a verdadeira e duradoura felicidade.

No próximo artigo abordaremos as características e as fases ao longo do ano de 2016 (perdão pelo artigo anterior ao dia 05/01, quando foi publicado o texto não editado).


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Fabrizio Ranzolin   
Fabrizio Ranzolin é astrólogo, escritor e professor em cursos holísticos alternativos. Membro CNA Astrologia do Brasil. Ativista ambiental na preservação da natureza.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa