O que esperar da Astrologia




Autor Alvaro Domingues
Assunto AstrologiaAtualizado em 03/03/2013 17:47:01
Quando procuramos um oráculo, seja ele o Tarot, o I Ching ou o mapa astral, tentamos sondar o insondável à procura de pista sobre o futuro ou de uma luz sobre o momento complexo que estamos vivendo. Também podemos procurá-lo com o fim de nos conhecer melhor. Esta talvez seja a melhor função a Astrologia.
Todos os oráculos podem ajudar no nosso processo de autoconhecimento, mas a Astrologia tem uma grande vantagem sobre os demais: ela é um conjunto bem complexo de descrições de comportamentos e personalidades. Ler o seu mapa astral ou de qualquer outra pessoa é o mesmo que ver uma série de comportamentos com os quais podemos ou não nos identificar. As questões podem ser as mais variadas e podemos usar um mapa astral para além do nosso autoconhecimento. É possível ampliar a interpretação para conhecer algo a respeito da natureza humana ou meditar sobre a cosmologia e os mitos envolvidos na confecção da própria astrologia.
Outra coisa importante: as previsões. Quando um oráculo nos dá uma predição, ele está sinalizando uma possibilidade. Podemos usar esta informação para a ver a questão sobre outro ângulo. Quando estamos interessados em resolver um problema, às vezes é preciso sair do nosso centro e olhar a questão de fora. Podemos fazer isso com a ajuda de um amigo, um psicólogo, um psicanalista, um terapeuta ou um oráculo.
Vamos supor que você esteja precisando de dinheiro (quem não está?) e a resposta seja: "o dinheiro virá de uma fonte inesperada". Você pode interpretar de duas formas:
1) Passiva:
"Oba! Vou ganhar na loteria"!
2) Ativa. Você pode entre outra coisas se perguntar:
"O que poderia estar fazendo de diferente para poder ganhar mais dinheiro?"
Lidando com a Astrologia
Você acabou de fazer um mapa astral e está diante da leitura de seu mapa feita por um astrólogo competente.
Ao lê-lo você deve ter em mente três coisas:
Em primeiro lugar, tome cuidado com o Efeito Barnum.
O Efeito Barnum é nome dado a tendência do ser humano de acreditar em qualquer coisa dita a seu respeito que contenha um mínimo de características positivas. Baseado nisso, alguns horóscopos de jornal colocam conselhos genéricos em vez colocar previsões ou interpretações. E a maioria dos leitores dirá, "tem tudo a ver!".
Então, quer se trate de um astrólogo, um vidente, um psicanalista ou outro profissional que tenha coisa a falar sobre você, mantenha seu senso crítico funcionando. O profissional pode estar sendo honesto com você, e dizendo exatamente o que percebeu, porém a maior autoridade sobre você, ainda é você mesmo.
Em segundo lugar, não esqueça que tem livre arbítrio. Uma previsão astrológica, ruim ou boa, está sujeita a uma ação, que é de sua livre escolha. Você continua sendo responsável pelo que faz (Havia uma pedra no meio do caminho, disseram os astrólogos, mas você podia ter prestado mais atenção ao andar e evitado tropeçar nela).
E, por fim, não encare o Mapa astral como uma camisa de força. "Meu mapa indica que a melhor profissão para mim é Engenharia" e você presta vestibular para Engenharia, mas você detesta matemática.
Autoconhecimento e Filosofia
A maioria das consultas gira em torno de três fatores: amor, saúde e dinheiro. Por isso que as colunas de horóscopo giram em torno destes aspectos. Mas será que é só isso que podemos extrair de um Mapa Astral?
Fazer um mapa pode dar muitas pistas sobre nós mesmos e a partir delas, podemos nos conhecer melhor e procura melhorar ou transcender aspectos que consideramos inadequados.
As questões podem ser as mais variadas e podemos usar um mapa astral para além do nosso autoconhecimento. É possível ampliar a interpretação para conhecer algo a respeito da natureza humana ou meditar sobre a cosmologia e os mitos envolvidos na confecção da própria astrologia.









Alvaro Alípio Lopes Domingues é analista corporal certificado pelo O Corpo Explica, oraculista, astrólogo e criador do Tarot Simbólico de Alvaro Domingues © 2022. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Astrologia clicando aqui. |