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OS SÍMBOLOS DE FERNANDO PESSOA

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Autor Sandra Giannoni

Assunto Astrologia
Atualizado em 10/18/2016 1:54:55 PM


O poeta Fernando pessoa foi também um esotérico proeminente e um frequentador dos círculos místicos de sua época. Tinha uma especial afinidade com a Astrologia, e seus "heterônimos" tinham inclusive horóscopo natal. No presente texto este grande poeta "zen" trata de um assunto básico na Tradição da Sabedoria, que é a questão dos símbolos. O entendimento dos símbolos e dos rituais (simbólicos) exige do intérprete que possua cinco qualidades ou condições, sem as quais os símbolos serão para ele mortos, e ele um morto para eles.

A primeira é a SIMPATIA; não direi a primeira em tempo, mas a primeira conforme vou citando, e cito por graus de simplicidade. Tem o intérprete que sentir simpatia pelo símbolo que se propõe interpretar. A atitude cauta, a irônica, a deslocada - todas elas privam o intérprete da primeira condição para poder interpretar.

A segunda é a INTUIÇÃO. A simpatia pode auxiliá-la, se ela já existe, porém não criá-la. Por intuição se entende aquela espécie de entendimento com que se sente o que está além do símbolo, sem que se veja.

A terceira é a INTELIGÊNCIA. A inteligência analisa, decompõe, ordena, reconstrói noutro nível o símbolo. Um dos fins da inteligência, no exame dos símbolos, é o de relacionar no alto o que está de acordo com a relação que está embaixo. Não poderá fazer isto se a simpatia não tiver lembrado essa relação, e se a intuição não a tiver estabelecido. Então a inteligência, discursiva que naturalmente é, se tornará analógica, e o símbolo poderá ser interpretado.

A quarta é a COMPREENSÃO, entendendo por essa palavra o conhecimento de outras matérias, que permitem que o símbolo seja iluminado por várias luzes, relacionado com vários outros símbolos, pois que, no fundo, tudo é o mesmo. Não direi erudição, como poderia ter dito, pois a erudição é uma soma; nem direi cultura, pois a cultura é uma síntese; e a compreensão é uma vida. Assim, certos símbolos não podem ser diferentes. A quinta é menos definível. Direi talvez, falando a uns que é a GRAÇA, falando a outros que é a MÃO DO SUPERIOR INCÓGNITO, falando a terceiros que é o CONHECIMENTO E CONVERSAÇÃO DO SANTO ANJO DA GUARDA, entendendo cada uma dessas coisas, que são a mesma, da maneira como as entendem aqueles que delas usam, falando ou escrevendo.

"Benedictus Dominus Deus noster qui dedit nobis signum"

SANASTRO/SANDRA (11) 5183.9350 [email protected]


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