Menu
Somos Todos UM - Home

Qual a função do horóscopo?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Titi Vidal

Assunto Astrologia
Atualizado em 01/07/2009 16:33:55


Por Titi Vidal

Muito conhecido, bastante lido e um tanto criticado, o horóscopo está presente em boa parte dos jornais e sites. A palavra horóscopo significa escopo da hora e era antes utilizada como denominação do que hoje chamamos mapa astrológico.
É o horóscopo uma das grandes divulgações da Astrologia, por fazer parte de muitas das mídias conhecidas. Mas é também uma divulgação complicada, tendo em vista sua superficialidade e, portanto, o fato de muita gente dizer que “não dá certo”.
Vamos levar em consideração a complexidade da Astrologia e o tanto de fatores que influenciam, astrologicamente, a vida de uma pessoa. A “fotografia” do céu no instante do nascimento é o que chamamos de mapa astrológico. Nele estão desenhados os doze signos (sim, todos nós temos todos os signos em nosso mapa) e as doze casas, que são setores ou áreas de nossa vida. Nos signos e casas, estão distribuídos os planetas e outros astros e pontos importantes, utilizados na interpretação astrológica. Estes planetas fazem aspectos entre si e todo este conjunto de fatores consiste no mapa astrológico, complexo e completo, que funciona como um manual de instruções, pois contém nossa essência, com qualidades e defeitos.
Para se interpretar um mapa astrológico, portanto, leva-se em consideração muitos fatores e todo um conjunto de coisas. Assim, estamos falando de algo que é totalmente personalizado, ou seja, o mapa de uma pessoa fala especificamente dela e não pode ser interpretado para outra pessoa. E o mesmo vale para as previsões que serão feitas em cima daquele determinado mapa. Somente serão válidas para o dono do mapa.
Em relação ao horóscopo, já não funciona da mesma maneira. Neste caso, estamos falando de doze signos e as previsões genéricas para cada um deles.
Desta maneira, ao escrever sobre um signo, genericamente o astrólogo está apontando tendências para um doze avos da humanidade. Ou seja, algo totalmente genérico, que vale, em tese, somente para o signo solar de uma determinada pessoa. Signo solar, por sinal, é o que conhecemos por signo, já que quando dizemos ser de um signo, estamos falando que o Sol, quando nascemos, estava ali.
E digo que “em tese” é somente para o signo solar, pois estas tendências valem também para o signo ascendente.
E neste sentido, podemos pensar que, tendo em vista que o Sol fala de nossa essência e personalidade, enquanto o ascendente mostra como nos comportamos, como nos mostramos ao mundo e como somos vistos por outras pessoas, existe uma forma de o horóscopo ficar um pouco mais completo, apesar de ainda genérico. Esta forma é ler as tendências do signo solar como algo interno, que vale para a essência, enquanto as do ascendente algo mais prático, que tende a ser vivido de forma mais concreta.
Mas o mais importante é que o horóscopo não deve ser lido como algo que com certeza vai acontecer e que foi escrito personalizadamente para você. Pelo contrário, pois é uma tendência genérica. O que também não significa que não faz sentido. E é por isso tudo que é tão polêmico.
Ao ler um horóscopo, temos que fazê-lo pensando ser uma energia, algo comum às pessoas daquele signo, algo que se soubermos prestar atenção e seguir estaremos em sintonia com o que o universo espera de nós.
No entanto, em primeiro lugar sempre deve vir nosso mapa astrológico e o que por ele está prometido, que são influências verdadeiramente personalizadas e específicas.
Se soubermos olhar desta forma, o horóscopo pode ser um complemento, uma dica, que nos ajuda naquele dia, semana, mês ou ano.
O horóscopo é, sim, algo sério. Para que seja escrito há que se basear e nortear em técnicas trabalhosas para que se chegue num texto sucinto e objetivo.Porém, não pode ser visto como a resposta para todas as questões, já que é escrito para todos aqueles que são de um determinado signo.
Tendo isso em mente, fica mais fácil entender a função do horóscopo, nem dando tanto peso, mas também estando atento ao que ele diz, pois nos dá dicas sobre a energia geral daquele momento.
Com isto, se soubermos utilizar as influências do momento ao nosso favor e estivermos em sintonia com os astros, lembrando que em primeiro lugar vem nosso próprio mapa astrológico, fica mais fácil entender e seguir as dicas que o horóscopo nos dá.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Titi Vidal   
Astrologia: Mapa astral, previsões, sinastria (mapa de relacionamento), mapa infantil, mapa vocacional, mapa empresarial. Radiestesia e Radiônica (Mesa Astroradiônica). Tarô. Atendimentos e cursos: www.titividal.com.br. Email [email protected].
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa