Roberto Assagioli
Atualizado dia 2/4/2021 12:32:03 AM em Astrologiapor Ana Lucia Vieira Santos
Nascido a 27 de fevereiro de 1888, em Veneza, Itália, às 12:00 ele é do signo de Peixes com o Ascendente em Câncer. Sensível por natureza, já nasceu voltado aos laços familiares que criaria com todos ao redor, além da própria família, a qual dedicava uma devoção forte.
De raízes judaicas, viveu numa época em que outras ideias afloravam na Europa. Em 1846, o planeta Netuno tinha sido descoberto dentro do Sistema Solar, e junto com isso, fatores relacionados a esse planeta se mostraram à humanidade.
Aquela foi uma época em que M. Blavatisky viajou ao Tibet trazendo aos europeus outras visões da vida em outras dimensões que nos envolve.
Kardec, Alice Bailey e outros semelhantes, abriram novas vertentes num continente onde o cristianismo imperava.
Essas pessoas vieram trazer visões mais abrangentes com a própria religião reinante e, nessa soma, a humanidade expandiu suas ideias sobre a vida, a morte e tudo que está alem da visão do racional e lógico que sempre imperou.
Netuno, na Mitologia Grega, era o deus dos Oceanos, da imensidão que está além da terra sólida e palpável. Com essa simbologia, Netuno dava corpo ao imaterial, a outros mundos, a novas percepções da realidade, e com isso o mundo do Inconsciente, o “mar” que habita nossas mentes além da vida fisica, começou a se tornar evidente.
Netuno rege o imaterial, o volátil, o etéreo, os sonhos, a imaginação. Não só o mundo espiritual está ligado a ele, mas também as ilusões, o mágico, o imensurável.
Com a chegada de Netuno ao Inconsciente Coletivo da Humanidade, passamos a lidar com essas questões – o cinema surgiu, a fotografia se desenvolveu, e estudos da mente humana, paralelos ao corpo físico que a medicina conhecia, começaram a ter mais valor e respeito em suas aplicações.
Era um passo aberto à modernidade da época – o Ser Humano aprendia que havia outras leis regendo a vida, e nelas estavam implícitas verdades ligadas ao mundo intangível: o mundo espiritual.
A Mente passou a ter mais força como um corpo a mais dentro dos cuidados médicos. O símbolo de Netuno – o tridente – está associado à Psicologia até os dias de hoje, tudo como referencia a uma nova abordagem que passou a ser inclusa dentro do Arquétipo Coletivo humano.
Assagioli foi fruto dessa época. Sendo Pisciano, seu planeta regente era o recém descoberto Netuno, e guiado por ele teceu suas teorias e colocou em pratica novas metodologias no tratamento da mente humana e na condução ao equilíbrio quando emoções e sentimentos estivessem em descontrole.
A Psicossíntese, criada por ele, trouxe um caminho novo para as questões psicológicas em geral; se Freud abriu um caminho com sua teoria da personalidade e Jung acrescentou os tipos humanos a esse conjunto, Assagioli incorporou a Alma a essa expressão.
Há em seu mapa um grande Triangulo em Água entre seu Ascendente em Câncer, seu Sol em Peixes e Marte em Escorpião – mostrando que veio construir algo com sua sensibilidade. E realmente deixou para a posteridade um rol de estudos, livros e práticas que possibilitariam a todos novos caminhos no uso da terapia em geral.
Assagioli em sua formação conviveu com aquela elite européia que desbravava novas verdades em relação à vida e a morte, e por isso teve bases profundas na condução de seus estudos psiquiátricos, sem depreciar o intangível que encontrava neles.
Se hoje ainda encontramos pessoas descrentes ou em duvida sobre certas realidades, Assagioli não se deixou intimidar e fez de sua vida um espelho de suas crenças e convicções.
O Pisciano em geral é muito compassivo e se envolve facilmente com a Dor Humana em sua expressão de vida. E em sua vida dores houveram – a morte do filho, a perseguição por ser judeu numa Europa que começava um movimento Fascista... mas nada disso o abalou ou fez perder sua fé na vida e no que acreditava.
Essa postura é que também nos dá o grande exemplo de alguém que cumpriu sua história trazendo aos seres humanos visões mais abrangentes sobre a vida, a morte e objetivos neles incluídos.
O Ascendente em Câncer lhe permitiu criar uma grande Família na humanidade em geral, e outros pontos no mapa facilitaram seu crescimento com contatos com outros países e culturas (Júpiter em Sagitário) e que fosse aberto e simpático a todas as pessoas sem preconceitos (Vênus em Aquário).
O mais importante a perceber nesse estudo de seu mapa natal é que Assagioli foi um nome transitório de uma vida que já passou, mas a Alma que iluminou essa história conseguiu com esse corpo e energias inerentes a ela, visíveis em seu mapa natal, cumprir sua missão de trazer ao mundo novas idéias e novas ações que mitigasse o sofrimento humano em geral.
E deu seu testemunho em sua própria vida e na continuidade de sua obra.
A Psicossíntese é um ramo da Psicologia que cresce atualmente e oferece a todos visões mais integrativas entre a Alma e a vida presente. Partindo do pressuposto que a Alma não morre, é essa então uma particularidade que oferece mais opções para um bom desenvolvimento da própria vida e conseqüente equilíbrio com a história pessoal de cada um.
O mundo que se aproxima de uma Nova Era precisa de novos parâmetros e Assagioli trouxe essa linguagem com seus estudos e desenvolvimento pleno em tudo que viveu.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 149
Conteúdo desenvolvido por: Ana Lucia Vieira Santos ASTROTERAPIA https://www.facebook.com/zodiana/ E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Astrologia clicando aqui. |