SATURNO, O SENHOR DOS ANÉIS
Atualizado dia 12/07/2013 02:15:05 em Astrologiapor Fabrizio Ranzolin
Saturno tem 746 vezes o volume da Terra, visível no céu a olho nu, é o segundo maior planeta do Sistema Solar, menor apenas que Júpiter. Famoso pela sua coleção de anéis, formados de gelo e poeira cósmica, observados em 1610 por Galileu, Saturno foi considerado o pai de Júpiter, por localizar-se além deste e por seu movimento lento, de quase 30 anos para fazer sua revolução. A cada 30 anos uma violenta tempestade ocorre no planeta Saturno, com ventos de até 1800 km/h. E assim, a cada 30 anos, ventos saturninos sopram em nossas vidas, a fim de que voltemos “aos trilhos”, ou “aos anéis”.
Para os astrônomos gregos, se Júpiter era Zeus, Saturno teria que ser seu pai ancião, que peregrinava lentamente entre as estrelas, sendo denominado de "Khronos", Deus do Tempo, ou Pai do Tempo. Titã da mitologia grega, Cronos era filho de Urano e Gaia. Destronou o pai Urano, castrando-o com a foice dada por sua mãe e governava o mundo dos deuses e dos homens, devorando seus filhos ao nascerem, pois a profecia dizia que um de seus filhos o destronaria. Mas o intrépido Zeus escapou ileso e derrotou seu pai, consagrando-se o Deus supremo. Depois de expulso, Saturno refugiou-se no Lácio, onde exerceu soberania e fez reinar uma idade de ouro, repleta de paz e abundância, ensinando aos homens mortais o ofício da agricultura. Tornou-se o Deus da Agricultura e da Colheita.
Saturno é conhecido desde os tempos pré-históricos, sendo citado em diversas mitologias pelo mundo todo. Astrônomos babilônicos sistematicamente observavam e registravam os movimentos de Saturno. Na astrologia hindu, Saturno é denominado de Shan, juiz entre todos os planetas. Dentro das culturas orientais tradicionais, chinesas e japonesas, dos cinco elementos para classificar os diversos meios naturais, Saturno é chamado de Estrela da Terra. No hebraico, Saturno é Shabbathai; Seu anjo é Cassiel, seu lado benéfico é Agiel, e seu lado escuro é Zazel. Textos da astronomia indiana Surya Siddhanta, do século V da Era Cristã, estimaram o diâmetro de Saturno com incrível precisão em 73.882 milhas, já que a medida estipulada pela ciência moderna é de 74.580 milhas.
Na astrologia “moderna”, Saturno representa a responsabilidade, a autoridade, as obrigações, limites e o controle. Rege o signo de Capricórnio e também, juntamente com Urano, o de Aquário. Atualmente torna-se cada vez mais evidente a influência de Saturno, conforme nos aproximamos da Era de Aquário. Se Urano nos proporciona a avançada tecnologia atual, com suas múltiplas conveniências e liberdade de comunicação, cada vez mais somos controlados e cobrados por Saturno. Veja o caso do ex-agente da CIA Edward Snowden, que denunciou o uso invasivo da tecnologia para “saber onde estamos, o que fazemos, e com quem”, isso é controle e poder. Podemos dizer, pela entrevista divulgada na mídia, que Snowden cumpriu sua obrigação moral, mas ainda assim será cobrado por isso, ou por Saturno. Assim como verificamos na história, onde todos os avanços Aquarianos de libertação de Urano acabam punidos, e julgados, por Saturno; desde sempre, passando inclusive pela capricorniana Joana D’arc. E cada vez mais recursos tecnológicos incríveis, câmeras por todos os lados, internet, cartões com chips e sistema bancário online na palma da mão, e cada vez mais somos monitorados e controlados. E não tente me convencer de que tudo o que fazemos não é capturado e analisado, pois você não vai conseguir!
Interessante também é o movimento de Saturno sobre o mapa astrológico do Brasil. Vindo da área das filosofias, estudos superiores e países estrangeiros, o Brasil passou por intensa fase de exposição internacional, em diversas áreas políticas e culturais. Atualmente Saturno se movimenta em direção ao Meio do Céu do Brasil, e ocorreram intensas e oportunas manifestações, mesmo que com escaramuças de Escorpião, cobrando massivamente dos governantes suas efetivas responsabilidades e obrigações, dentro da atual estrutura política brasileira. Ainda em tempo, nesta semana, dentro dos primeiros dias da movimentação direta de Saturno em Escorpião, tivemos a greve geral, de mobilização sindicalizada, mas também acompanhada e apoiada pela população. Saturno fará várias aproximações ao Meio do Céu do Brasil, chegando ao seu pico somente no ano que vem.
Se cada um de nós cumprirmos com a obrigação de cobrar dos governantes seu papel de construir efetivamente um país melhor para todos, estaremos caminhando para um tempo de mais humanidade e felicidade no mundo. E se fizermos isso sem violência, com dignidade e benevolência, de forma correta, Saturno não vai nos cobrar, nem derrubar, e sim vai nos apoiar!
Notas:
Observe daqui para frente o que acontece na área da sua vida regida pelo signo de Escorpião. Posteriormente, compare com o período anterior de 8 de Julho/2013 e terá certa projeção para os eventos a partir de Março/2014, quando Saturno dá nova pausa/retrógrado.
Joana D’arc, capricorniana 06/01/1412, Lorena/França. Sol, Vênus e Mercúrio em Capricórnio, Urano em Aquário trígono Júpiter. Comandante das tropas Francesas, líder da libertação da França na Guerra dos Cem Anos contra a Inglaterra. Foi capturada, e num jogo político para quebrar a imagem de liberdade que ela encarnava, foi acusada de bruxaria pelos ingleses, julgada pela igreja e queimada viva em 1431.
Avaliação: 5 | Votos: 15
Fabrizio Ranzolin é astrólogo, escritor e professor em cursos holísticos alternativos. Membro CNA Astrologia do Brasil. Ativista ambiental na preservação da natureza. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Astrologia clicando aqui. |