Sol em Áries - Equinócio Outono - Março Abril




Autor Fabrizio Ranzolin
Assunto AstrologiaAtualizado em 20/03/2025 00:01:20
Equinócio de Outono - Sol ingressa em Áries tropical
Hoje ocorre o ingresso do Sol no primeiro signo zodiacal, é o início do outono no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte, uma nova fase, a próxima meia "estação" na viagem. A eclíptica sendo os trilhos por onde o sol aparenta se movimentar ao cruzar o equador celeste para o hemisfério norte.
Equinócio significa "igual", neste momento dia e noite possuem exatamente a mesma duração. A partir do equinócio a luminosidade dos dias vai ficando menor e as noites mais longas até a chegada do inverno. É o início gradual do frio e das sombras alongadas pela inclinação da luz do sol.
Na astrologia Áries, primaveril do norte, o Sol encontra força, dignidade de exaltação. É um novo impulso (cardinal de fogo), um ímpeto para novos e importantes movimentos.
Não, não é ano de Júpiter. A soma do número do ano e revezamento dos planetas na estrela dos Caldeus não é astrológica. Astrologia é a utilização de técnicas estabelecidas e referenciadas na sua história, e a mistura com o número do ano não é uma delas (o impreciso ano gregoriano começou em 1 de janeiro e não 20 de março!!).
Veja a casa regida pelo signo de Áries do seu mapa, especialmente se você tiver planetas pessoais e ângulos (ASC, DESC, M.C., F.C). Será nessa área da sua vida que esse ingresso poderá ser relevante.
Ao longo dos próximos dias aproximam-se do Sol, Vênus e Mercúrio retrógrados, mergulhando em combustão na luz cegante do sol, até tornarem-se orientais. A combustão é uma dignidade acidental que enfraquece os atributos do planeta combusto. Na sequência, entre março e abril, Vênus e Mercúrio começarão a estar visíveis no céu antes do nascimento do sol.
Simbolicamente esse movimento representa a imposição dos atributos leoninos/arianos de dominação, força e impulsividade sobre a comunicação e cooperação. O equilíbrio e o desafio estarão no signo de libra, seu oposto complementar, em estabelecer harmonia entre individualidade e parceria, entre ser/impor e colaborar/ceder.
No mapa do ingresso, o stellium em Áries - Sol, Vênus e Mercúrio - representam um momento que pode ser conturbado, marcado por uma sensação de urgência, que tende a levar a atitudes impulsivas, individualistas e autoritárias. Na realidade, isso já vem ocorrendo há algum tempo, desde os movimentos retrógrados de Vênus e Mercúrio em Áries, um signo que não recebe bem os melhores atributos venusianos e mercurianos. Dois exemplos são o rompimento unilateral do cessar-fogo no conflito no oriente médio em Gaza, e o agravamento dos ataques da ofensiva Russa sobre a Ucrânia, com todas as tentativas de acordos sendo minados por atitudes autoritárias. Obviamente que, a tendência geral nos conflitos internacionais atuais, será de que esforços para a paz tendam ao insucesso neste momento.
No nível pessoal, essa sequência de planetas no cardeal de fogo, na casa onde o signo de Áries se encontra no seu mapa astral, pode significar que essa área de sua vida traga inquietudes com uma necessidade de ação, e possivelmente, conflitos, seja interno ou com algo ou alguém, dependendo de qual casa. Exemplos: na casa 7, com alguém muito próximo; na casa 10 no seu trabalho. Sendo o desafio ter atitudes ponderadas, manter a paciência e evitar conflitos e atitudes extremas, uma vez que atitudes impensadas (mercúrio combusto) podem trazer resultados inesperados, possivelmente destrutivos (combustão).
Para as pessoas com pontos importantes em signos cardeais no mapa natal (Áries, Libra, Capricórnio e Câncer), esse movimento pode significar a erupção de questões interiores, conflitos pessoais em algum nível podem emergir. Um exemplo seria de um nativo com Lua em Áries na casa 10: turbulências e conflitos (Áries) na carreira e trabalho (casa 10) que afetam a disposição pessoal, o corpo e a saúde (ascendente).
Dia 22 o Sol conjunta Vênus em orbe exata para começar a se afastar, dia 24 é Mercúrio que conjunta ao Sol, no mesmo processo. Dia a dia, entre o fim de março e o início de abril, o Sol se afasta de Vênus e Mercúrio, até estes últimos passarem a brilhar no céu das madrugadas, orientais, o que tende a melhorar pouco as questões negativas de Áries.
A recomendação geral é para manter a calma nesses próximos dias. Respirar fundo antes de tomar uma atitude impulsiva e evitar entrar em conflitos. Meditar e orar, seguir uma prática espiritual ajuda muito, especialmente aos mais sensíveis diante desses momentos turbulentos.
No meu instagram e facebook fabrizioranzolin está publicado o mapa astral do ingresso.
Também estarei abrindo uma live, respondendo perguntas no instagram fabrizioranzolin sobre este momento astrológico. Encontro você por lá!
Bons ventos..









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Fabrizio Ranzolin Fabrizio Ranzolin é astrólogo, escritor e professor em cursos holísticos alternativos. Membro CNA Astrologia do Brasil. Ativista ambiental na preservação da natureza. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Astrologia clicando aqui. |