Programa de incentivo à Leitura
Atualizado dia 17/06/2020 10:45:02 em Autoajudapor Berenice Palma Ribeiro
Berenice Ribeiro
Falar de "incentivo à leitura" e não deixar morrer o prazer da busca e dos encontros maravilhosos que só uma boa relação com ela pode proporcionar. Criar oportunidade, dar oportunidade à cultura é um ato de amor à vida, e dar qualidade é abrir-se ao encontro do novo e saudável prazer. O despertar espontâneo e diretamente relacionado ao convívio e ao meio ambiente propiciado pelos pais ou responsáveis. Quando a leitura é vivenciada de forma prazerosa e natural na convivência da criança ou do adolescente eles vão despertar o interesse verdadeiro. E em casos em que não existe muita oportunidade nem a convivência, poderá ser dada oportunidade e igualmente aceita, contudo quando se tem logo essa experiência vivenciada vai despertar muito benefício logo cedo.
Assim selecionei algumas sugestões para esse "incentivo" e descoberta para ser avaliado e ser feito com amor, sabedoria e alegria.
- Pais, vocês são a referência de seus filhos; eles estão sempre observando suas preferências, seus hábitos e quando em casa existe o gosto pela leitura espontânea seu filho, com certeza, estará sendo estimulado a essa convivência e a relação com o "saber" surge naturalmente.
- Normalmente, quem gosta de ler tem hábitos como frequentar as feiras do livro, as bibliotecas e as livrarias para pesquisar, ver as novidades e isso se torna um lazer
para muitas pessoas; estar perto dos livros se torna um hábito gostoso. Normalmente os pais levam os filhos aproveitando e incentivando o que está de acordo com a
idade e a preferência deles.
- Participar de cursos, palestras, oficinas, encontros de interesse pessoal é muito interessante e leva a novos conhecimentos e trocas.
- Administrar as atividades com qualidade de tempo e com atenção vai propiciar um conhecimento mais qualificado e dinâmico. Sempre arrumamos tempo para fazer as coisas que gostamos. Se for muito difícil começe nas férias ou fim de semana, sempre criando uma oportunidade agradavél; não deve ser forçado, mas criando oportunidade; visite os locais indicados a essa atividade depois aproveite para tomar um lanche.
- Sempre ajudar a ver o que ele seleciona para "ler"; respeitar mas ver se é adequado à sua idade, até ele sentir segurança para fazer suas escolhas.
- Propiciar um cantinho especial em casa para a leitura, com boa iluminação e uma boa cadeira que permita uma postura adequada, vão beneficiar e estimular a criar o uso desse espaço dedicado ao saber; pode ser o "Cantinho da Leitura".
- As pesquisas, quando feitas, serão de melhor qualidade quando procuradas diretamente em livros e lidas e avaliadas na íntegra, pois resumos prontos tirados da "internet"
não ajudam o aluno na visão "crítica" do assunto, nem estimulam o hábito de leitura.
- Existem vários benefícios do hábito da leitura; no aspecto geral amplia o conhecimento, melhorando os aspectos cognitivos e intelectuais e também o uso da linguagem.
- Em ocasião oportuna, presentear com livros, procurando algo que possa ser agradavél ao amigo, filho ou família.
- Faça comentários dos livros que gostou ou que está lendo.
- Faça doações levando, às pessoas, acesso à cultura, a crianças, adolescentes e idosos. Eles vão adorar!
- O hábito da leitura requer um exercício , uma dedicação e um tempo próprio de envolvimento e descobertas.
Então, como anda sua relação com a leitura? O que gosta de ler? Quais são os benefícios que essa atividade lhe proporciona? Como anda essa viagem? Ela já foi descoberta? Se não, começe essa aventura e ajude a resgatar os bons hábitos da vida. Se já tem esse prazer ajude esse movimento como puder.
Para construir um mundo melhor precisamos de atitude, interesse e disposição.
Tudo de bom para você. Muita luz, energia e disposição para as novas buscas e muitos
encontros felizes.
"Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapão.
Eles não têm pouso nem porto alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas e ntão, essas tuas maõs vazias, no maravilhoso espanto de saberes que
o alimento deles já estava em ti..."
Mário Quintana
Te espero no meu Instagram! Abraços!
Texto revisado por Cris
Avaliação: 3 | Votos: 170
Conteúdo desenvolvido por: Berenice Palma Ribeiro Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoajuda clicando aqui. |