Menu
Somos Todos UM - Home

As Vestes de Arístipo e a deturpação da humildade

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Carlos Eduardo Gomez

Assunto Autoajuda
Atualizado em 9/23/2016 11:01:17 AM


A humildade é uma virtude do caráter humano. Manifesta-se na forma de igualdade, de consciência das próprias limitações e do saber que não é melhor e nem pior do que os outros. Existe muita vaidade disfarçada de humildade. Nos tempos de Cristo, isso era chamado de sepulcro caiado – branco por fora e podre por dentro – uma referência aos Fariseus. Nos dias de hoje, tal comportamento de ostentar virtudes, sem tê-las ainda é muito comum.

É fácil reconhecer um falso humilde ou um hipócrita. Basta raciocinar um pouco sobre as palavras que profere. O hipócrita sempre tem a pretensão de convencer as pessoas a aceitar suas ideias, usando de argumentos razoáveis, mas pouco verdadeiros. Exemplo disso são as maledicências e as críticas feitas a terceiros. Não é difícil analisar que, quem critica ou promove maledicências, o faz nas sombras, na chamada “boca pequena”. Tal comportamento mostra fraqueza de caráter e falta de certeza – ou coragem- para responsabilizar-se publicamente pelo que diz e ser capaz de provar suas acusações. Procure pensar um pouco: se alguém está a criticar outra pessoa é porque se põe em nível de superioridade sobre o outro. Coloca-se na posição de perfeição encarnada na terra, buscando esconder sua prepotência atrás de uma postura humilde. Essa prepotência pode se manifestar na figura de palavras suaves, na posição daqueles que tem grande facilidade para oferecer conselhos que ninguém pediu ou responder coisas que não foram perguntadas. Remonto os ensinamentos de Arístipo, discípulo de Sócrates que em certa ocasião saiu às ruas, com as vestes rasgadas, em sinal de humildade. Sócrates ao vê-lo vestido daquela forma retrucou: “Ó Aristipo, vê-se sua vaidade através dos buracos de sua veste”.

O mesmo acontece com acusações anônimas. Existem muitos atos anônimos que buscam denegrir a imagem alheia, com acusações tão terríveis que, caso fossem verdadeiras, certamente a vítima desse ato covarde estaria presa. O simples fato de ser anônimo já evidencia fraqueza de veracidade e honestidade, portanto, é uma perda de tempo dar importância a essa forma sorrateira de agir.

Para se defender desse tipo de pessoa, você deve sempre perguntar se ela pode provar o que está dizendo. Se disser que sim, peça que apresente as provas e certifique-se de que são verdadeiras. Se não forem verdadeiras, você estará diante de um falsário, um criminoso. Agindo dessa forma você estará poupando seus ouvidos, sua energia, seu tempo e sua integridade. Não reverbere boatos, nem, tampouco, alimente atitudes indignas dos outros. Viva da verdade. Só com a verdade, o ser humano poderá ser feliz.

Aristipo 435-356 a.C foi um filósofo grego discípulo de Sócrates, ganhou a vida lecionando e escrevendo na corte de Dionísio de Siracusa. Do que escreveu nada restou, apenas o que decorre de comentários de terceiros.

Carlos Gomes – Psicoterapia & Coaching Contato: (47) 9116-2202

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Carlos Eduardo Gomez   
Biólogo; Pós graduando em Neuropsicologia; Naturopata especialização em Microsemiótica Oftálmica(Iridologia); Psicoterapeuta com práticas de Hipnose e PNL; Master em PNL; Hipnoterapeuta; Especialização em Reflexologia da Coluna Vertebral e Mobilização Neural; Psicoterapeuta, efetua Avaliação Iridológica Psicossomática; é Professor e Palestrante.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa