Como lidar com as pressões nos ambientes de trabalho
Atualizado dia 08/08/2016 16:43:17 em Autoajudapor Espaço Astrolábio Centro Terapêutico
Muitas vezes esta condição tem gerado o desrespeito em relação a si mesmo, afetando condições básicas como alimentação, sono, convivência familiar, lazer etc.. E isto vai gerando um circuito vicioso gerando perturbações graves como depressão, fobias e doenças psicossomáticas.
Como transformar esta situação, diante da necessidade de dar conta das solicitações no trabalho? Primeiramente, é preciso avaliar quais são as possíveis mudanças imediatas, que afetam diretamente o bem-estar diário, sem implicar na negligência das tarefas essenciais. Dentre elas estão a garantia na qualidade de alimentação (muitas pessoas acabam comendo apenas um lanche ou optando por comer uma refeição completa à noite, o que implica em maior desgaste do corpo), o hábito de beber água, tão necessário ao equilíbrio do organismo (muitas vezes, a pessoa deixa de consumir uma maior quantidade de água para não ter que ir ao banheiro), o respeito aos 15 minutos de descanso, garantidos por lei (o que permite a renovação da energia), etc. Se estas condições básicas não são garantidas, outros direitos do trabalhador também são negligenciados, como o respeito ao horário de trabalho, entre outros, o que vai impactando a motivação em relação ao próprio trabalho e prejudicando também as relações familiares e afetivas em geral. E quanto mais as pessoas se anulam por conta do medo, mais se perpetuam as relações desarmônicas.
A mudança neste caso, não apenas favorece o trabalhador, mas à própria empresa, pois os trabalhadores estarão mais motivados e capazes de exercitarem suas funções, lançando mão de soluções criativas, diante dos desafios que se apresentam. Indivíduos mais saudáveis geram uma sociedade mais saudável. Simplesmente reclamar da situação não traz nenhuma mudança efetiva. Isto apenas perpetua o sentimento de impotência, tão comum na civilização. Faça você a diferença. Comece a exercitar o seu poder pessoal, através das pequenas ações. Utilize o seu poder criativo, escolha uma mudança a ser introduzida e comece a exercitá-la. Incentive os amigos a também introduzir a mudança nos hábitos. E faça tudo com o máximo de alegria e leveza, afinal, a intenção é ser mais feliz e saudável. Você pode mais do que imagina! Crie a sua própria realidade. Boa sorte!
Mônica Pantarotto
Texto revisado
Avaliação: 3 | Votos: 2
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoajuda clicando aqui. |