De uma comprinha à compulsão!
Atualizado dia 4/14/2018 12:52:20 AM em Autoajudapor Carol Pafetti
Ansiedade antes da compra, prazer durante o pagamento e arrependimento logo em seguida: esse é o perfil clássico dos compradores compulsivos. Estes compram por puro prazer. É o consumismo pelo consumismo. O prazer é tão individual e doentio que a satisfação é apenas imediata. A pessoa não chega a usufruir plenamente e acaba deixando a compra de lado, dentro de caixas ou guarda-roupas. Muitas vezes, nem lembra dos itens comprados no mês passado. Possui milhares de sapatos, roupas e acessórios; porém sempre acha que não têm nada e a necessidade de comprar só aumenta.
Os compulsivos geralmente escondem suas compras da família ou do parceiro, todos os dias passam por alguma loja ou compram algo em lojas virtuais, mentem sobre o valor, compram coisas sem necessidade ou que não usarão, não resistem ao impulso quando querem algo e sentem um alívio imediato e momentâneo no ato da compra.
O desejo descontrolado de comprar interfere negativamente na vida pessoal, social e financeira do indivíduo. Quando é impedido de comprar algo sente uma enorme frustração e um grande vazio.
Existem muitos motivos que levam uma pessoa a tornar-se conpulsiva. Há um gatilho emocional por trás dessa compulsão e o objetivo maior é descobrir a causa para tratamento e identificação de alternativas que supram as necessidades individuais em busca do equilíbrio.
A vida não é feita somente de bens materiais. Felicidade verdadeira não se compra em lugar algum. Pare e reflita sobre o que é realmente importante para ser feliz, conscientize-se do seu problema e busque auxílio! As diversas técnicas de terapia holística lhe ajudarão!
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 9
Te ajudo a viver com leveza, com total equilíbrio entre corpo, mente e alma. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoajuda clicando aqui. |