Fortaleça sua Criança Interior, Respeite suas Emoções e Transforme a sua Vida
Atualizado dia 10/22/2021 12:38:14 AM em Autoajudapor Leandro Lima
Essa sensação que descrevi é familiar para você?
Se a sua resposta é SIM, saiba que isso não é exclusividade sua e que muitas outras pessoas estão vivendo a mesma sensação.
Essa realidade tem a ver com a forma que fomos ensinados a lidar com as nossas emoções.
Em nosso modelo padrão de educação, aprendemos a focar apenas no desenvolvimento intelectual e a não dar a devida atenção para o lado emocional. Além disso, desde muito novos somos estimulados a dizer o que queremos ser quando crescer. E então passamos a viver desde já com uma sensação de dever a cumprir, de ter que atender a certas expectativas. E essa pressão vai aumentando com o passar dos anos e nos desconectando do momento presente, onde estávamos vivendo como crianças e sentindo cada sensação, cada emoção, para então nos focarmos no que esperam que vivamos lá na frente.
Um dos efeitos dessa atitude é começarmos a nos bloquear emocionalmente, passando a ver as emoções como algo ruim, que precisa ser reprimido ou abafado.
Outro efeito é começarmos desde cedo a vivermos um constante estado de ansiedade, que se mistura com a sensação de que precisamos agradar a pessoa A ou B e que ao mesmo tempo não podemos decepcionar as pessoas C e D. E isso gera diversos bloqueios e vai cultivando em nós camadas e mais camadas de medos e de comportamentos de autossabotagem.
As emoções são uma força poderosa que temos e que quando sabemos usá-las a nosso favor, elas nos ajudam a realizar grandes feitos.
Porém, quando não temos um bom relacionamento com as nossas emoções a tendência é elas agirem como nossas inimigas, despertando nossos piores medos justo quando precisamos nos manter calmos e tranquilos ou nos fazendo paralisar justo quando precisávamos agir de forma mais enfática e enérgica.
Mas e aí, o que isso tem a ver com o foco do artigo?
O que isso tem a ver é que quando você começou a viver com a sua mente focada no futuro, na tentativa de atender as expectativas dos outros, você simplesmente se desconectou do que realmente era importante para você, do que fazia seus olhos brilharem e fazia você se esquecer da vida e viver intensamente.
Crianças brincando se esquecem da vida, se esquecem do tempo e apenas vivem o momento intensamente. Adultos ficam controlando o tempo e, assim, não vivem o momento presente, ficam desconectados de si mesmos e lhes isso tira o prazer e faz cair muito o seu desempenho.
Se você quiser fazer algo realmente bem feito, seja como as crianças, que se entregam de corpo e alma e apenas dão o seu melhor ao momento que estão vivendo.
Agora deixa eu lhe fazer algumas perguntas.
- Quando você era criança, do que você mais gostava de brincar?
- Você era daquelas crianças que brincava mais sozinha, usando a sua imaginação e o que tinha ao seu redor? Ou você era daquelas que só se divertia mesmo quando estava em companhia de outras crianças?
- O que você imaginava quando estava brincando? Quais ideias você tinha em mente? O que você sentia quando colocava em prática essas ideias?
- Você era daquelas criança mais sensíveis e com habilidades artísticas ou você era daquelas que gostava de fazer ciência e quase colocava fogo na casa?
- Você brincava com tudo ao seu redor e estava sempre perdendo seus brinquedos ou você era do tipo que cuidava tão bem deles que até hoje você ainda tem alguns brinquedos de infância?
- E hoje, quando você se vê no seu trabalho, o que você tem em mente? O que você sente? O que você faz no seu trabalho que lembra o melhor da sua versão criança?
A maioria de nós, em algum momento da vida, somos simplesmente bloqueados justo naquilo que tínhamos de melhor, de mais livre, de mais espontâneo e de mais autêntico.
E esse bloqueio nos leva a acreditar que agora precisamos viver conforme essa e aquela regra, essa e aquela expectativa e essa e aquela obrigação ou dever. Mesmo que isso não nos faça feliz, não nos realize como seres humanos e não alimente a nossa alma.
Mas e aí Leandro, onde você quer chegar com isso tudo?
Eu quero chegar na seguinte pergunta:
- Se você pudesse voltar no tempo e ensinar 3 coisas importantes para sua versão criança, para qual momento você voltaria e quais seriam seus 3 ensinamentos?
- Qual seria o seu objetivo com essas 3 orientações?
- Que diferença você acredita que isso iria fazer no seu momento presente?
- E se você pudesse aproveitar sua viagem no tempo e reaprender com sua versão criança 3 forças que você tinha e que hoje lhe fazem falta? Que forças seriam essas e quais diferenças elas faria hoje na sua vida?
- Se você está respondendo as perguntas passo a passo e realmente fazendo essa viagem em sua mente, responda agora como você está se sentindo. Qual é a sensação de fazer essa viagem? Quais boas lembranças estão vindo à sua mente?
Entenda o seguinte, para o cérebro humano, o tempo não existe. Se você imagina algo, para o seu cérebro é como se você estivesse vivendo a situação neste exato momento.
Seguindo esse raciocínio, se você pode si imaginar viajando ao passado, o que lhe impediria de ensinar coisas para você criança e também de aprender com essa sua versão do passado?
Isso é possível e pode tanto te libertar dos seus bloqueios do passado como também trazer para o seu presente as forças que lhe ajudarão a melhorar muito o seu desempenho, enfrentar seus medos e se reconectar à sua essência e com a sua melhor parte.
Imagine você conseguindo fazer hoje aquilo que de fato mais lhe daria prazer.
- O que você gostaria de estar fazendo?
- Quais prazeres você estaria sentindo?
Que tal resgatarmos essa sua melhor versão que ainda vive aí dentro de você?
Existe um caminho para isso e nome desse caminho é Coaching Emocional Integral.
O Coaching Emocional Integral é um processo de desenvolvimento humano que reúne em si técnicas e ferramentas de diversas metodologias, de integram a sua, suas emoções e os seus comportamentos, e que conduzem você por uma profunda viagem de autoconhecimento, desbloqueios e despertar de forças poderosas dentro de você.
Através deste método você tem a oportunidade de encontrar a sua versão criança e compartilhar com ela o que você acredita que mais poderá ajudá-la a se desenvolver e progredir. Da mesma forma, você também terá a oportunidade de receber dela a força que você precisa hoje para enfrentar seus atuais desafios e superá-los.
Se você sente que tem algo lhe bloqueando, e você já procurou e procurou no seu momento presente a razão para você se sentir daquele jeito descrito no início do texto e ainda não encontrou a resposta, talvez seja porque essa informação não se encontra no seu presente, e sim, em algum lugar do seu passado.
Que tal fazermos juntos essa viagem no tempo para o seu passado, aprendermos com ele e na sequência reconstruirmos o seu presente?
Se você quer mudar a sua realidade atual, entender porque você não está conseguindo progredir e aprender a fazer o que é necessário para ter suas emoções como suas aliadas, então clique no link abaixo e entre já em contato comigo.
Clique ao Lado >>> Quero Saber Mais Sobre o Coaching Emocional Integral
Caso queira conhecer um pouco mais do trabalho antes de entrar em contato é só clicar neste outro link a seguir e escolher uma opção:
Acesse >>> Vídeos, PDFs e Contatos
Se você quer realmente viver uma vida com mais significado e com a sensação de que você se encontrou neste mundo, siga as orientações acima e inicie já a sua jornada de renascimento e transformação.
Sua criança interior precisa de você tanto quanto você precisa dela. Cuide dela e ela também cuidará de você.
Espero que este conteúdo tenha lhe sido útil e que lhe ajude desde já a definir quais serão seus próximos passos na construção da sua melhor versão.
Caso ainda esteja em dúvida sobre qual seria a sua necessidade no momento, sugiro que faça primeiro sua Análise de Perfil Comportamental para mapearmos a fundo quais são as suas atuais necessidades e qual seria o melhor caminho para você.
Clique Aqui >>> Quero Fazer a Análise Comportamental
Aguardo o seu contato.
Um forte abraço e até logo.
Leandro Lima Coach & Mentor
Análise Comportamental, Coaching, PNL e Mentoria
@LeandroLimaCoach
#inteligenciaemocional #controleemocional #autossabotagem #desenvolvimentopessoal #autoconhecimento #coaching #pnl #programacaoneurolinguistica #mentoria #procrastinação #medos #controleemocional #equilíbrioemocional
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 4
Conteúdo desenvolvido por: Leandro Lima Meu nome é Leandro Lima, sou Analista Comportamental, Mentor e Master Coach especialista em Inteligência Emocional. Ajudo você a Aumentar o seu Controle Emocional, Elevar sua Autoconfiança e Enfrentar seus Medos e Desafios com mais Tranquilidade, Calma e Estratégia. Entre em contato e pergunte como a mentoria "Programa Escalar" pode lhe ajudar. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoajuda clicando aqui. |