Seguindo seu mestre!
Autor Cássia Marina Moreira
Assunto AutoajudaAtualizado em 10/18/2015 2:38:35 PM
“Seguir as regras é sempre muito mais simples: evita remorsos e culpabilidade poupa insegurança e acima de tudo, faz com que você sinta orgulho das suas ações”.
Está máxima, se assim podemos dizer a respeito desta frase, tem lá seus dois lados - como tudo. Costumo brincar com a ideia de que durante bastante tempo na nossa infância somos “fãs de dois bichos” um na verdade uma ave o papagaio e o outro o macaco.
Ao começarmos a falar ou ao aprendermos as palavras, repetimos sem saber exatamente os significados mais profundos; demoramos um pouco até conseguirmos juntar todas as coisas.
Já as imitações começam assim que percebemos como os que amamos fazem, agem, sentam, comem, andam e tudo mais, mesmo que sem muita consciência disto, digo da imitação. Mas é exatamente isto que fazemos tipo macaquinho ou papagaio agindo como a figura amada.
Então o grande problema não são os bichinhos que enchem nossas vidas de graça, muito menos as crianças que permeiam de amor e vida e o mundo das famílias dando sentindo a elas. As crianças só imitam repetindo os modos e as falas dos adultos que as rodeiam.
Os pais e educadores precisam estar atentos com aquilo que fazem e falam, são exemplos em potencial durante a vida inteira e as crianças “seguirão o que seu mestre mandar”, quem se lembra desta brincadeira?
Tudo que seu mestre mandar ou tudo que seu mestre fizer? A brincadeira era fazer exatamente tudo, todos os movimentos, até as menores piscadelas, passinhos de balé, sapateados, pulos no ar, etc... etc... tudo muito divertido.
Os pais são estes mestres para o resto da vida de seus pimpolhos, as crianças serão sempre “papagaios e macaquinhos” imitando intimamente coisinhas que aprenderam na mais tenra idade. Claro que terão tempo de perceberem que determinadas coisinhas devem ficar na vida e na maneira de ser dos pais e não mais na vida delas agora que já são adultas.
Que são seres independentes, crescidos e que já podem ser seus próprios mestres, os interiores inclusive! Tendo daqui para frente seu próprio poder de escolha, até mesmo de seus bichinhos de estimação.
Nem sempre é fácil criar suas próprias regras, talvez o mais difícil seja conseguir separar as regras que aprendemos dos pais, para ir montando as nossas com as experiências que adquirimos. Por vezes somando, outras nem tanto, em alguns casos temos que subtrair de vez, algum aprendizado dando fim a uma linhagem de ensinamentos que não servem mais. E pronto! Ponto! Só assim não se passará adiante algo que não mais queremos.
Não podemos esquecer que somos de gerações e épocas diferentes e determinados ensinamentos da infância mudam, sim com esforço e determinação; e claro a única coisa que ficou escondida na arca de Pandora – a Esperança!
Precisamos usá-la, porque quando a Inteligência e Esperança agem a favor, sempre se tem a certeza de um bom mestre a seguir!
Avaliação: 5 | Votos: 3
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoajuda clicando aqui. |