Ser altamente sensível e dizer não - Parte I
Atualizado dia 7/22/2016 5:23:18 PM em Autoajudapor Rosalira dos Santos
Por que nos arrependemos? Por vários motivos. Porque já estamos sobrecarregados tentando dar conta de todas as nossas tarefas e também das alheias (que assumimos por não saber dizer não); porque não nos agrada o compromisso que acabamos de assumir; porque no fundo nos sentimos explorados com todos os favores que acabamos fazendo para os demais… A lista é extensa e bem conhecida de muitos de nós.
Porque nos custa tanto dizer não?
E porque prosseguimos pela vida dizendo sim a todos, sobrecarregando-nos com listas de coisas a fazer e desconsiderando nossas reais necessidades? A resposta pode variar para cada um de nós, mas de um modo geral podemos listar alguma das razões:- A extrema empatia que faz com que estejamos dolorosamente conscientes das necessidades alheias;
- O medo da reação do outro e nossa “alergia” a conflitos
- O desejo de agradar e ser querido por todos;
- A expectativa social que nos diz que pessoas que dizem não são egoístas (o que nos gera muita culpa) e,
- O desejo verdadeiro de ajudar ao outro
Não é preciso dizer o quanto esta situação pode nos tirar de energia, alegria e autenticidade. Seguir pela vida dizendo sim quando queremos dizer não é um ato de profunda autonegação. É abdicar de si mesmo em favor de uma máscara, uma persona social criada para obter aprovação e que, ao final, oculta nosso eu verdadeiro, não apenas dos outros como também de nós mesmos. Cada vez que dizemos sim quando efetivamente queremos dizer não, estamos comprometendo a nossa dignidade. Cada vez que dizemos não e nossa vontade não é levada em consideração, nos sentimos desrespeitados.
Dá para mudar?
Dizer não não é uma opção fácil e somente podemos fazê-lo quando nos mantemos conscientes do que está em jogo. Foi só quando decidi que já não tinha tempo para viver de acordo com os códigos alheios e que precisava correr atrás da vida e do trabalho que sonhava, que tive condições de dizer não àquilo que não tinha a ver com este propósito. Fazer 50 aos me dotou de um sentido de urgência que me impulsionou a romper barreiras e buscar mais realização e autenticidade. E passei a dizer não com mais frequência e clareza. Não é uma conquista definitiva e ainda me pego cedendo quando devia manter meu ponto de vista, mas agora reconheço que há algo mais valioso em jogo: meu tempo, minha saúde, meus sonhos… E você? A quais sonhos está dizendo não, quando diz sim a todos?Se você deseja saber mais sobre a alta sensibilidade, faça uma visita ao meu site: https://amesuasensibilidade.com.br/. Lá você encontrará varios artigos sobre o tema e poderá fazer o teste para descobrir s é uma pessoa altamente sensível.
Avaliação: 4 | Votos: 3
Life Coach, especializada em Pessoas Altamente Sensíveis (PAS). Criadora do "Programa Ame sua Sensibilidade". Apaixonada por mitologia, religiões antigas, gatos, florais e fotografia. Mas, acima de tudo uma PAS, como você. Para saber mais sobre a alta sensibilidade, visite meu site: www.amesuasensibilidade.com.br E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoajuda clicando aqui. |