Menu

Focalização: o segredo para uma terapia bem-sucedida

Atualizado dia 3/26/2022 10:09:12 PM em Autoconhecimento
por Nina Coutinho


Facebook   E-mail   Whatsapp

Conheci a Focalização através de Matheus Cautiero, um encontro incrível repleto de aprendizados simples e profundos que têm me transformado bastante.

No Brasil, o único livro traduzido para o português do filósofo e humanista E. Gendlin é o “Focalização - uma via de acesso à sabedoria corporal“.
Nele está descrito que a focalização é uma possibilidade de acesso à subjetividade.
Há uma variedade de vias nesse sentido, o que há de singular na Focalização?
Ela ajuda a liberar a sabedoria corporal através do contato com o Felt Sense, que nada mais é do que a percepção corporal  de um acontecimento, situação ou mesmo de alguém. Não envolve uma experiência mental e sim pura sensação corporal. Trabalhar o felt sense sem racionalizações, possibilitar uma rendição ao que se sente ao ponto de se encontrar numa experiência de mudança. Essa mudança é uma mudança física que se revela como a clara percepção de que algo se movimentou, se desprendeu, soltou-se e isso ocorre no corpo, é uma sensação física. Entrar em contato com o Felt Sense é apenas um dos passos da Focalização.

Para Gendlin, idealizador dessa metodologia, a prática da focalização permite ao indivíduo em processo de terapia uma possibilidade de potencializar essa experiência. Como assim?  A focalização ensina o cliente a entrar em contato consigo mesmo de um modo muito peculiar. A pessoa aprende um recurso interno e pode usá-lo em qualquer circunstância e não somente num processo de terapia.

A prática da Focalização pode ser resumida em seis passos. Você encontra os mesmos no livro indicado no início do texto nas páginas 61 à 63.
  • Clareando o espaço: momento de silêncio, soltura de preocupações e atenção voltada para o corpo.
  • Felt Sense: prestar atenção à sensação mais evidente e senti-la sem modificar nada.
  • Gancho: ver se alguma palavra, frase ou imagem surge do Felt Sense.
  • Ressoando: avançar e retroceder entre o Felt Sense e a palavra. Ver se há sinais no corpo que indique que a palavra, frase ou imagem está adequada.
  • Perguntando: fazer perguntas experienciais. Se manter em contato com o Felt Sense até que surja algo com uma mudança, um leve estalo, um alívio.
  • Acolhendo : Acolher o que quer que surja junto com a mudança amigavelmente.
A Focalização é uma ferramenta maravilhosa no processo de desenvolvimento pessoal. Um dos benefícios também observados é a melhoria dos sintomas de dores crônicas que sabemos estarem sempre associadas a questões de natureza emocional.

Texto Revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 28


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Nina Coutinho   
Agende a sua sessão Whatsapp : 71999855646
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa