3 obstáculos ao desenvolvimento pessoal
Atualizado dia 1/25/2015 10:01:03 PM em Autoconhecimentopor Isha Judd
Os temas e as dificuldades que preocupam a todos os seres humanos com os quais me encontro são sempre os mesmos, independente da cultura, da política do país, a situação econômico-financeira, o gênero, as preferências, a crença religiosa. Acreditamos que ter dinheiro, ter o/a companheiro/a sonhado/a, o emprego ideal ou ter as metas alcançadas nos trará a felicidade ou representará a liberdade ou o poder desejados, nos fará sentir segurança. Acontece que diante de qualquer mudança externa, vemos que, em realidade, tudo isso é uma ilusão à qual nos agarramos ferozmente e, ao desfazer-se, voltamos ao ponto de sentirmos que “nada é suficiente”, o que nos leva a experimentar uma grande sensação de insegurança. Entretanto, a segurança que buscamos não nos são dadas pelas coisas, ao contrário, é uma experiência interna e nunca relacionada ao externo. Você pode ser a pessoa mais rica do mundo, mas se perde sua saúde, o que você tem? E se os bancos decretam falência, o que acontece? Então, onde deve estar a sua segurança? Tem que estar dentro de você mesmo. Tem que ser algo permanente, apesar de qualquer coisa.
Para começar a mudar isso, vamos dar uma olhada em três obstáculos ao nosso desenvolvimento pessoal:
A percepção do que falta ao invés do que há.
Você pode ver, tomando o dinheiro como exemplo, como isso se aprende com nossos pais: “Oh, nunca há suficiente – oh, você tem que ser cuidadoso – oh, as pessoas se aproveitam de você”. Esses sulcos gravados em nossa programação estão sempre presentes ali, então, nos tornamos tão apegados a nosso dinheiro que sempre o percebemos através dos olhos da carência, da falta. Mesmo as pessoas que têm muito dinheiro não sentem que têm o suficiente. Sempre há essa dúvida, sempre há esse medo, sempre há essa carência. E ainda, mesmo que você tenha tudo, sentirá um vazio interno e a sensação de que ainda não tem o suficiente. O amor por si mesmo é o único que preenche esse vazio, quando o tiver, sentirá que terá tudo. Temos que estar cheios interna e externamente; se você está cheio somente por fora, não poderá receber.
Na verdade, não importa quão grandioso você seja se você está vazio e não pode receber a abundância que há em tudo. Porém, se internamente você está cheio, você se sente completo e pode ver a abundância que há em tudo. Você vai começar a ver abundância em todas as partes, inclusive naqueles lugares que antes você acreditava que algo faltava.
A sabotagem interna que não lhe permite receber.
Preste atenção quando você se sabota por querer as coisas da sua maneira, que elas sejam como você quer e como você pensa. Isso faz com que você não receba o que está vindo para você. Talvez você acredita que o “ser assim” está definindo quem você é, mas o que isso está definindo, na verdade, é que você não tem capacidade para incorporar, para fluir – você não tem capacidade para dizer que sim. Na realidade, isso não lhe define como indivíduo, mas sim o contrário: lhe define como uma vítima de sua realidade. Então, esse é um bom momento para começar – agora. Comece a render-se, a entregar-se. Comece a dizer sim, a encontrar alegria, e assim você será um ser grandioso. Você pode passar sua vida inteira brigando contra o sistema mas, em realidade, contra quem você estará brigando? Contra você mesmo. E está se sabotando por sua rigidez de querer fazer as coisas “à minha maneira”. E as coisas não vão ser da sua maneira, a vida não é assim, a vida simplesmente é. Uma vez que você aprende a render-se, a fluir, a abraçar a sua grandeza, a ser excelente, tudo vai se abrir. Mas se você segue brigando, tudo vai continuar bloqueado, tudo vai ser sempre um drama – tudo. Para quê? Para sofrer. Então, o que você está se dizendo é: “Eu mereço sofrer”.
Fluidez e Passividade
Não ponha fluidez e rendição na mesma categoria da passividade porque não é assim. Você se rende para si mesmo, para aprender a se amar incondicionalmente, a viver em paz e alegria, não é só uma submissão passiva. Se estamos realmente presentes e fluímos com a vida, temos tudo que necessitamos em cada momento. Talvez não seja o que você queira, mas com certeza você verá que é o que precisa e é por isso QUE VOCÊ ESTÁ AQUI, é por isso que isso está acontecendo, para seu crescimento.
Aprenda a apreciar, a agradecer e você vai ver como o amor cresce e você se sentirá unido com toda a criação. Você é o que você escolhe ser – nesse momento, escolha o Amor.
*Tire umas férias diferentes, participe com Isha dos retiros especiais de uma semana no Centro Internacional para a Paz no Uruguai clicando aqui
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 76
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |