Menu
Somos Todos UM - Home

3ª (última) parte da apresentação da obra A Alquimia Para o Triunfo e Sucesso

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor CRISTIAN GERMAIN

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/30/2010 4:49:37 PM


  ...Isso só irá acontecer quando avançarmos para outros níveis de conhecimento, onde alguns mais conservadores poderão ser convencidos de que somos muito mais do que apenas um organismo animado; um corpo de existência limitada entre o nascimento e a morte. Daí estaremos iniciando a construção mais avançada e definitiva de nossas sociedades. Não temos que esperar o clamor dos deuses; temos sim é que trabalhar para unir partes essenciais e fortalecer princípios que só assim se tornarão mais abrangentes e completos.

Nossa atual ciência, mecânica, material, materialista e repetitiva, teve sua origem basicamente nos tempos da Revolução Industrial, e prescinde de todo e qualquer valor que não seja objeto formal. Tudo que não se enquadre em seus estreitos limites não existe ou não é admitido como objeto de estudo e pesquisa. E, com isso, continuam existindo grandes lacunas no conhecimento científico,  contradições, teorias equivocadas e suposições. É esse materialismo ateísta que levou a ciência a estancar a humanidade em seu progresso social e espiritual.

Nossa ciência é avançada no campo meramente tecnológico (movido pelo capitalismo egoísta e ganancioso), mas vergonhosamente atrasada no campo espiritual. A ciência terá, obrigatoriamente, de readquirir seu caráter religioso, assim como a religião readquirir seu caráter cientifico.

O ser humano precisa ser compreendido integralmente. Hoje, salvo raríssimas exceções, tudo se resume numa luta em busca do lucro a qualquer custo; na busca e descoberta de vantagens e oportunidades de ganhar mais e mais dinheiro. Com isso vemos, por exemplo, nossa medicina enfeitando problemas corriqueiros com novas nomenclaturas, ou criando novas síndromes a cada dia para vender mais remédios. Claro que isso jamais será admitido publicamente, e corremos até o risco de retaliações quando falamos a verdade. O poder que hoje governa chama-se "poder financeiro!"

Isso só piora a já caótica situação. Há, por exemplo, inúmeras enfermidades que precisam ser tratadas desde a sua raiz. Senão, corremos o risco de tratar as aparências da doença - sua manifestação ou sintomas apenas - e ignorar sua origem, que continuará fincada no corpo ou na alma; e com mais ou menos tempo tornarão a se manifestar, pois que o problema resiste a medidas paliativas criadas para criar dependências; para enriquecem corporações inescrupulosas.

Até quando limitar nosso cérebro a não se curvar a ensinamentos mais elevados e completos? Aqui lembramos de Victor Hugo quando disse "Quem ri do que desconhece está a caminho de ser idiota". Gostaríamos de ser sábios, mas, teríamos a certeza de nossa sabedoria enquanto acreditássemos que os loucos são mais felizes e até mais alegres do que nós? Caprichos da alma e orgulhos pessoais têm de ser atirados no lixo e substituídos por princípios humanitários mais elevados, sempre perseguindo o que de fato interessa a todos, e não só àqueles que se fartam às custas do trabalho de gente honesta, nem que isso lhes custe a vida.

Só assim é que conseguiremos fazer algum progresso efetivo nisso que hoje vemos e sentimos. É isto que se espera de mentes inteligentes de verdade que não se prendem à noção simples das coisas. É isso que nos separa de um grande salto em qualidade geral, que signifique progresso e desenvolvimento, e não só crescimento econômico. Não podemos ficar presos a coisas para ostentar falso brilho, falsos e confusos valores, egoísmo, orgulho vazio, arrogância, prepotência e excesso de vaidades. O espírito humano é um doente que ainda caminha com o auxílio da ciência e da religião. A falsa filosofia tira-lhe a religião, e o fanatismo tira-lhe a ciência. O fanatismo ignorante aceita tudo; o materialismo (que também é ignorância) nega tudo.

O exercício da inteligência aplicada à verdade conduz à ciência. O exercício da inteligência aplicada ao bem dá o sentimento de belo, o qual produz fé. O homem equilibrado é aquele que pode dizer: sei o que é, creio no que deve ser, e nada nego do que pode ser. O fascinado dirá: creio no que as pessoas, em quem acredito, me disseram para acreditar. Creio porque amo a certas pessoas e certas coisas. Em outros termos, o primeiro poderá dizer "creio pela razão"; e o segundo, "creio pela fascinação".

Lembrando um brilhante pensamento de Montaigne: "Dá prova de tola presunção aquele que despreza e condena como falso aquilo que aos olhos seus não se apresenta desde logo como verossímil ou verdadeiro. É o erro habitual de todos aqueles que estão persuadidos de serem mais perspicazes que o comum das pessoas".

Enfim,

Expressamos neste breve trabalho opinião própria sem se prender a nenhuma fórmula pronta e desgastada, teorias ou teses mirabolantes, frutos de intelectualismos baratos. Intelectuais são aqueles que falam sobre o que os outros disseram ou escreveram, sem jamais ter vivido na prática a realidade do que ensinam. Mas, não podemos ficar presos ao que já foi produzido quando queremos mais.

Não há apenas que se requentar fórmulas ou mudar vírgulas quando o que se quer é chegar a outros destinos. Medimos, sim, nossa abordagem até os pontos de conclusão de raciocínio, sem avançar exaustivamente em cada assunto.

Não buscamos a transformação do mundo, mas a transformação da mente; que por sua vez, conduzirá ao aperfeiçoamento espiritual, através da mudança de postura perante o mundo. Se desejamos o conhecimento que liberta, devemos nos desvencilhar do falso Cosmos criado pela nossa mente condicionada.

A Consciência Desperta ou um Ser Desenvolvido equivale à iluminação, à genialidade, à sabedoria. Do contrário temos a mecanicidade, inconsciência, subjetivismo ou tão somente educação intelectual. Necessitamos lançar fora da mente todos os ídolos intelectuais convertidos em axiomas. Necessitamos desenfrascar a mente e libertá-la da Lógica Formal.

Esperamos contribuir para algumas reflexões, confronto de opiniões, abertura para novas idéias e uma nova visão que consiga enxergar outros horizontes.

Fraternalmente,

O autor.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor CRISTIAN GERMAIN   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa