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A Arte de Comunicar e Escutar: compreender e ser compreendido

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Autor Ricardo Keller

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 01/06/2018 11:39:50


A Arte de Comunicar e Escutar: compreender e ser compreendido

 “A arte da comunicação não se resume apenas em saber falar e escrever, mas principalmente em saber se fazer entender.” Gutemberg landi

Você sabia que “Mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa estão ligados à falhas na comunicação” (Peter Drucker) ?

Em 76% das empresas pesquisadas, o problema com a comunicação é o principal motivo pelo fracasso dos projetos. Fracassar em um projeto é perder muito dinheiro, pois para 46% o investimento foi de R$ 1 milhão a R$ 10 milhões na área de projetos.

Fonte: Pesquisa realizada com 300 empresas  de grande porte de diversos segmentos (entre elas Petrobras, Nestlé, Vale, Volkswagen, Votorantim, Lojas Renner, Embraer, Gerdau, IBM, TIM, Promon e BNDES) pelo Project Management Institute Brasil (PMI)

O quanto que estamos perdendo pela falta de comunicação adequada ou mesmo pelas falhas na comunicação!

A comunicação é hoje uma das principais preocupações das empresas num mundo globalizado onde o líder é responsável pela comunicação efetiva entre todos os seus departamentos trocando informações o tempo todo em um sistema integrado.

89% dos empregadores consideram a competência em comunicação um quesito fundamental para a contratação e retenção de um profissional. The New York Times

O processo de comunicação como muitos de nós conhecemos é resumido da seguinte maneira:

• Fonte Emissora: inicia a transferência da mensagem  fazendo a escolha adequada das palavras a serem organizadas em frases;

• Mensagem Codificada: por meio de códigos orais, linguagem, idioma e gestos;

• Canal: mídia através da qual a mensagem chegará ao receptor, tendo sua eficiência de acordo com a capacidade de transportar os significados;

• Fonte Receptora: parte ou pessoa a que se destina a mensagem;

• Mensagem Decodificada: como o receptor entende o conteúdo da mensagem, sendo necessário dominar o código original ou falar a mesma língua;

• Ruídos: barreiras que prejudicam a clareza ou correta interpretação da mensagem recebida;

• Feedback: retorno sobre o total compreensão da mensagem pelo receptor.

Mas comunicar é mais que isso, pois envolve a emoção, a interpretação e significação que cada um pode dar. E principalmente saber escutar ativamente. Portanto é importante se dar conta que comunicação é a resposta que você obtém e que é preciso de assertividade. Comunicar-se assertivamente é dizer:

• A coisa certa;

• Da forma certa;

• Na hora certa;

• No local certo;

• Para a pessoa certa.

COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL

 “O corpo diz o que as palavras não podem dizer.” Martha Graham

A diferença está no COMO transmitimos a mensagem  pois nossa comunicação não verbal representa 93% de nossa comunicação total. O que falamos, ou seja, o conteúdo, representa somente 7%. (Segundo estudo realizado pelo professor de Psicologia Albert Mehrabian).

Tem ideia do impacto que o modo (aparência, tom de voz) como nos comunicamos é importante e impactante?

 Ao compreendermos o estado interno ou psicológico do outro fica muito mais fácil nos comunicarmos assertivamente.

Somos responsáveis apenas pelos nossos sentimentos, não pelos comportamentos e escolhas dos outros tanto quanto somos responsáveis em entender que as pessoas agem conforme suas experiências, crenças e valores, acumulados ao longo da vida.

Isso quer dizer que estamos sempre ouvindo e julgando os outros conforme nossas vivências, nosso ponto de vista, cultura, educação, modelo de mundo ou mental. Para nos tornamos assertivos, precisamos nos “colocar na situação” do outro, não o julgando como gostaríamos que ele fosse, mas aceitando-o como ele é por compreender seu modelo mental ou forma como percebe o mundo.

Ser uma pessoa assertiva exige mudanças de comportamento, valores e crenças. Isso nos leva a escutar mais do que falar.

ESCUTA ATIVA

Escutar não é ouvir. Ouvimos é do campo dos sentidos e percepções conscientes enquanto que escutar é do campo das significações das coisas, da representação individual (mapas) e percepções inconscientes, sendo diferente de pessoa para pessoa, o que requer atenção, auto conhecimento e conhecimento do outro.

A escuta ativa é uma estratégia de comunicação em que o ouvinte recapitula e reconhece as mensagens que está usando, ou seja, feedback.

Uma técnica que nos ajuda a escutar ativamente, em estado presente é o Estado PRESENÇA DE ESTADO C.O.A.C.H. que pode ser usada junto com o Rapport, em qualquer situação que estivermos, seja em uma reunião, conversa em grupo, treinamentos, palestras:

C = Centrered / Centrado

O = Open / Aberto

A = Aware / Atento ou consciente

C = Connected / Conectado

H = Holding the space / Envolver ou acolher

Experimente e veja a diferença.

Quer ver como a maioria de nós na maioria das vezes acha que escuta, mas na verdade só está ouvindo? Veja esse experimento:

“Fala que não te escuto” de Claudio Thebas.

https://www.youtube.com/watch?v=7lrmapp8gRg

https://www.youtube.com/watch?v=dVLZYMHympE

Claudio Thebas é escritor, palhaço, e integrante do Jogando no Quintal, grupo teatral paulistano pioneiro na linguagem do improviso no Brasil. É também co-criador do núcleo de palhaços chamado Forças Armadas, que atua em regiões que passam por crises de algum tipo, como catástrofes naturais, desigualdade social, etc. O fato de trabalhar sempre em relação direta com as pessoas o fez voltar seu interesse sobre a escuta, ou melhor, a falta dela, e como esta afeta a nossa sociedade.

“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.” Johann Goeth

Comunicar é compreender por meio da escuta ativa e conexão no aqui agora, para então ser compreendido.

Ricardo Keller

Consultor, Facilitador, Coach & Terapeuta Holístico

ARQUITETURA  do  SER

Desenvolvimento Humano & Organizacional

Cel +55 11 9-4229-8181 / Skype: ricardo.kellersc   [email protected] br.linkedin.com/in/ricardokeller/ link


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