A Arte de Comunicar e Escutar: compreender e ser compreendido
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Autor Ricardo Keller
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 01/06/2018 11:39:50
A Arte de Comunicar e Escutar: compreender e ser compreendido
“A arte da comunicação não se resume apenas em saber falar e escrever, mas principalmente em saber se fazer entender.” Gutemberg landi
Você sabia que “Mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa estão ligados à falhas na comunicação” (Peter Drucker) ?
Em 76% das empresas pesquisadas, o problema com a comunicação é o principal motivo pelo fracasso dos projetos. Fracassar em um projeto é perder muito dinheiro, pois para 46% o investimento foi de R$ 1 milhão a R$ 10 milhões na área de projetos.
Fonte: Pesquisa realizada com 300 empresas de grande porte de diversos segmentos (entre elas Petrobras, Nestlé, Vale, Volkswagen, Votorantim, Lojas Renner, Embraer, Gerdau, IBM, TIM, Promon e BNDES) pelo Project Management Institute Brasil (PMI)
O quanto que estamos perdendo pela falta de comunicação adequada ou mesmo pelas falhas na comunicação!
A comunicação é hoje uma das principais preocupações das empresas num mundo globalizado onde o líder é responsável pela comunicação efetiva entre todos os seus departamentos trocando informações o tempo todo em um sistema integrado.
89% dos empregadores consideram a competência em comunicação um quesito fundamental para a contratação e retenção de um profissional. The New York Times
O processo de comunicação como muitos de nós conhecemos é resumido da seguinte maneira:
• Fonte Emissora: inicia a transferência da mensagem fazendo a escolha adequada das palavras a serem organizadas em frases;
• Mensagem Codificada: por meio de códigos orais, linguagem, idioma e gestos;
• Canal: mídia através da qual a mensagem chegará ao receptor, tendo sua eficiência de acordo com a capacidade de transportar os significados;
• Fonte Receptora: parte ou pessoa a que se destina a mensagem;
• Mensagem Decodificada: como o receptor entende o conteúdo da mensagem, sendo necessário dominar o código original ou falar a mesma língua;
• Ruídos: barreiras que prejudicam a clareza ou correta interpretação da mensagem recebida;
• Feedback: retorno sobre o total compreensão da mensagem pelo receptor.
Mas comunicar é mais que isso, pois envolve a emoção, a interpretação e significação que cada um pode dar. E principalmente saber escutar ativamente. Portanto é importante se dar conta que comunicação é a resposta que você obtém e que é preciso de assertividade. Comunicar-se assertivamente é dizer:
• A coisa certa;
• Da forma certa;
• Na hora certa;
• No local certo;
• Para a pessoa certa.
COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL
“O corpo diz o que as palavras não podem dizer.” Martha Graham
A diferença está no COMO transmitimos a mensagem pois nossa comunicação não verbal representa 93% de nossa comunicação total. O que falamos, ou seja, o conteúdo, representa somente 7%. (Segundo estudo realizado pelo professor de Psicologia Albert Mehrabian).
Tem ideia do impacto que o modo (aparência, tom de voz) como nos comunicamos é importante e impactante?
Ao compreendermos o estado interno ou psicológico do outro fica muito mais fácil nos comunicarmos assertivamente.
Somos responsáveis apenas pelos nossos sentimentos, não pelos comportamentos e escolhas dos outros tanto quanto somos responsáveis em entender que as pessoas agem conforme suas experiências, crenças e valores, acumulados ao longo da vida.
Isso quer dizer que estamos sempre ouvindo e julgando os outros conforme nossas vivências, nosso ponto de vista, cultura, educação, modelo de mundo ou mental. Para nos tornamos assertivos, precisamos nos “colocar na situação” do outro, não o julgando como gostaríamos que ele fosse, mas aceitando-o como ele é por compreender seu modelo mental ou forma como percebe o mundo.
Ser uma pessoa assertiva exige mudanças de comportamento, valores e crenças. Isso nos leva a escutar mais do que falar.
ESCUTA ATIVA
Escutar não é ouvir. Ouvimos é do campo dos sentidos e percepções conscientes enquanto que escutar é do campo das significações das coisas, da representação individual (mapas) e percepções inconscientes, sendo diferente de pessoa para pessoa, o que requer atenção, auto conhecimento e conhecimento do outro.
A escuta ativa é uma estratégia de comunicação em que o ouvinte recapitula e reconhece as mensagens que está usando, ou seja, feedback.
Uma técnica que nos ajuda a escutar ativamente, em estado presente é o Estado PRESENÇA DE ESTADO C.O.A.C.H. que pode ser usada junto com o Rapport, em qualquer situação que estivermos, seja em uma reunião, conversa em grupo, treinamentos, palestras:
C = Centrered / Centrado
O = Open / Aberto
A = Aware / Atento ou consciente
C = Connected / Conectado
H = Holding the space / Envolver ou acolher
Experimente e veja a diferença.
Quer ver como a maioria de nós na maioria das vezes acha que escuta, mas na verdade só está ouvindo? Veja esse experimento:
“Fala que não te escuto” de Claudio Thebas.
https://www.youtube.com/watch?v=7lrmapp8gRg
https://www.youtube.com/watch?v=dVLZYMHympE
Claudio Thebas é escritor, palhaço, e integrante do Jogando no Quintal, grupo teatral paulistano pioneiro na linguagem do improviso no Brasil. É também co-criador do núcleo de palhaços chamado Forças Armadas, que atua em regiões que passam por crises de algum tipo, como catástrofes naturais, desigualdade social, etc. O fato de trabalhar sempre em relação direta com as pessoas o fez voltar seu interesse sobre a escuta, ou melhor, a falta dela, e como esta afeta a nossa sociedade.
“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.” Johann Goeth
Comunicar é compreender por meio da escuta ativa e conexão no aqui agora, para então ser compreendido.
Ricardo Keller
Consultor, Facilitador, Coach & Terapeuta Holístico
ARQUITETURA do SER
Desenvolvimento Humano & Organizacional
Cel +55 11 9-4229-8181 / Skype: ricardo.kellersc [email protected] br.linkedin.com/in/ricardokeller/ link
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