A Asma e as emoções



Autor Maria Isabel de Oliveira
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 7/12/2007 5:18:15 AM
Acessos ou crises de falta de ar sintetizam esta reação alérgica causada pelo estreitamento e inchaço das paredes dos brônquios que, acumuladas de muco, reduzem ainda mais o canal de passagem de ar, impedindo que a pessoa encha o peito para respirar livremente. A doença costuma ser hereditária, desencadeada por alguns fatores, como alergia, infecção e estresse físico ou mental, além de rinite alérgica (mais comum em crianças) ou inalação de substâncias irritantes.
O que pode causar: cansaço, chiadeira no peito, tosse e falta de ar.
Agravantes: se não forem socorridas a tempo, as crises agudas podem ser fatais.
Venenos psíquicos: afetividade bloqueada, choro sufocado, culpa, dúvida, medo de viver, condicionamentos do passado, fragilidade e hipersensibilidade a ambientes hostis, desamor, conflito entre submissão e poder, remorso, dificuldade de expressar os sentimentos e de viver intensamente as emoções, ciúme, carência e abandono, chantagem emocional, ansiedade e preocupação, tristeza, angústia, melancolia, dificuldade de lidar com situações difíceis que exigem decisão.
Vítimas prediletas: crianças em geral, com pais superprotetores ou controladores, inseguros e ansiosos.
Emoções que curam: paz e totalidade interior, coragem, confiança, alegria de viver, auto-estima, auto-aceitação e amor.
Sugestão floral: A essência floral preparada com as flores amarelas de uma erva muito humilde, conhecida como Serralha, traz a luz do sol interno para disseminar as densas sombras que os pequenos obstáculos lançam sobre esses pacientes. Trata-se de uma planta que produz também uma seiva leitosa, trazendo assim um certo ancoramento maternal. Entretanto o aspecto mais importante é a sua preferência em crescer rente aos portões, esses obstáculos físicos que nos cercam por todos os lados. A essência traz resistência, fé e obstinação. Encoraja, devolve a autoconfiança e libera as emoções que bloqueiam a respiração.
Advertência: As plantas mencionadas nesta matéria, mesmo quaisquer outras ervas, não devem ser utilizadas sem a orientação de um profissional da área. Embora as essências florais aqui descritas sejam inofensivas, mesmo as plantas comuns podem ser confundidas ou inadequadamente manipuladas.
Texto revisado por Cris









Maria Isabel de Oliveira tem formação em Cosmobiologia e Naturopatia, especialização em Fitoenergética e pós-graduação em Análise Bioenergética. E-mail: marybelterapeuta@gmail.com | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |