A Capacidade de Persistir
Atualizado dia 31/08/2016 18:55:12 em Autoconhecimentopor Nelson Theston
Na Programação Neurolinguística, há uma frase que cabe bem aqui: se você faz do mesmo jeito, sempre terá o mesmo resultado.
Aliás, a persistência é boa e útil: os persistentes sempre vão longe. Nós todos temos a capacidade de persistir, mas em muitas ocasiões desistimos. Nesse caso, somos persistentes?
Eu penso que desistir, tendo persistido, está relacionado a algo inconsciente, a algo que não se sabe.
Exemplo: quando uma pessoa, que persiste em se manter pobre, vislumbra uma oportunidade que a fará prosperar, ela persiste, persiste e… desiste. Por que, se ela iria melhorar sua vida? Bem, a resposta, aparentemente óbvia, é: desistiu porque persistiu em se manter pobre.
Outro exemplo: uma pessoa que está sempre sofrendo de algum problema de saúde, mesmo que apareça algum fato gerador de sua cura, está conectada, sistemicamente, falando sob o ponto de vista do histórico familiar, com a doença. Ela desistirá da cura.
Então, sim. Somos persistentes. Mas depende muito do que colocamos em nossa mente. Depende se é algo muito positivo, se é uma ótima programação naquela área de interesse para persistir.
Veja, se tivermos essa programação gravada na mente, influências, acontecimentos e pensamentos que poderiam nos fazer desviar e desistir, são corrigidos. Somos colocados nos “trilhos” outra vez.
Logo, a pergunta que faço é: que tal você se tornar persistente naquilo que pode trazer alegria, sucesso e harmonia? Você poderia responder: como fazer isso?
Eu respondo: trabalhar a si mesmo e “persistir” em evoluir, pois quando evoluímos as coisas começam a acontecer.
Em outras palavras, pense o quanto você está persistindo em coisas destrutivas, ligadas ao sofrimento, à miséria, à escassez ou à doença. Pense o quanto você pode ter algo positivo, alegre, feliz e próspero dentro da sua mente. A vida é feita de oportunidades e elas estão todo o dia ao alcance de nossas mãos! Se existir foco naquilo que realmente interessa e que possamos alcançar, essas oportunidades serão aproveitadas inteiramente.
Eu trouxe à luz esse assunto, pois ele está relacionado às Constelações Familiares e porque nós, inconscientemente, nos conectamos com alguns sofrimentos que as gerações passadas de nossas famílias passaram. Isso faz com que fiquemos tristes, magoados, que tenhamos impulsos e comportamentos das gerações passadas, tendo as mesmas dinâmicas que o grupo familiar tem.
Por isso, nem sempre é fácil persistir da forma correta e, geralmente, rotulamos os que desistem de fracos. Não. Eles não são fracos. Simplesmente estão conectados a algo que os faz voltar àquela situação de desistência. Eles não estão autorizados a seguir em frente em suas vidas, com prosperidade, crescimento e evolução.
Histórias de família se repetem. E você? Está persistindo de que forma?
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Nelson Theston é Especialista em Potencial Humano, em Constelações Familiares e de Negócios, Master Coach, Palestrante e autor do livro “A Luz ao Seu Lado” (Editora Luz da Serra). Há 20 anos, sua missão está focada em despertar o Potencial Mental, Espiritual e Emocional das pessoas. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |