A criança que não consegue se sair bem na escola
Atualizado dia 3/27/2007 6:26:54 PM em Autoconhecimentopor Ines capelo
Se a criança não está conseguindo se alfabetizar, ou se comete muitos erros ortográficos, se apresenta dificuldades em raciocínio matemático para resolver problemas e realizar cálculos, entre outras dificuldades, sua aprendizagem está obviamente comprometida.
Preocupados, os pais buscam soluções como aulas particulares de reforço, troca de escola ou de professores, o que na maioria das vezes não resolve o problema.
Muitas vezes os pais passam a “martirizar” o filho com exigências e cobranças que ele não está em condições de satisfazer, tornando-o ainda mais angustiado e prejudicado em sua capacidade de aprender.
O que é preciso que se compreenda é que a angústia dos pais não é maior do que a de seu filho, mesmo que este esteja aparentando estar alheio e não se preocupar, ele certamente está sofrendo. Os pais não se dão conta do sofrimento que a criança ou o jovem está sentindo e que precisa urgentemente de ajuda que o ampare e lhe possibilite sanar sua dificuldade.
O que ocorre é que no processo de aprendizagem estão envolvidos fatores não só cognitivos, mas também emocionais, afetivos. A aprendizagem é natural ao ser humano, como forma de sobrevivência da espécie, e quando está não está ocorrendo normalmente, sinaliza que algo está errado.
Nesse sentido encontra-se o PSICOPEDAGOGO, profissional capacitado a realizar a investigação do que está ocorrendo no processo de aprendizagem do indivíduo e a realizar um tratamento para promover sua aprendizagem. O trabalho engloba, num primeiro momento, o diagnóstico, e em seguida um tratamento com intervenções que buscam incluir a família, já que encontramos no grupo familiar tanto a possibilidade de favorecer uma aprendizagem saudável e alegre, quanto de dificultá-la, produzindo sintomas e inibições.
Realizando intervenções psicopedagógicas clínicas para resignificar a modalidade de aprendizagem da criança e modificando os posicionamentos ensinantes dos pais, pode-se superar por completo o problema de aprendizagem.
O tempo de tratamento varia de pessoa para pessoa, dependendo da situação e das condições da cada uma. Trata-se de um trabalho terapêutico, que buscará investir no indivíduo um caráter de sujeito pensante, capaz de aprender, de reconhecer-se como autor de sua própria aprendizagem. É o resgate da auto-estima e do desejo de aprender.
Texto revisado por: Cris
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