A emoção de VIVER
Atualizado dia 8/17/2006 10:33:53 PM em Autoconhecimentopor Dra. Mirhyam Conde Canto
Sempre estamos afobados com o que ainda teremos que fazer (futuro), ou rememorando o que fizemos (passado) e deixando de viver o que importa, ou seja, o AGORA. Isso deve ser um reflexo do nosso afastamento da natureza... Esquecemos que somos “criaturas” e que devemos ter contato com a natureza para estarmos em equilíbrio. Na natureza nada é feito com pressa visando o amanhã, nem com lamentos sobre o que houve ontem. Ela é sempre pródiga e abundante a nos doar hoje aquilo que necessitamos.
Para nos reconectarmos a ela devemos respeita-la e respeitar a nós mesmos em todos os sentidos. É necessário voltar a ser criança, como o próprio Mestre Jesus disse, e perder um tempo tentando achar figuras nas formas das nuvens no céu... É preciso se embriagar de júbilo diante de um poente avermelhado... É, basicamente, viver “encantado”, assim a nossa alma se desabrocha e se fortalece para os trabalhos diários.
Deveríamos passar algum tempo num jardim e observar o desabrochar de uma flor, o passeio de um inseto... Todas as formas de sofrimento têm como princípio o desencanto pela vida, uma perda da alegria e da inocência que se tinha na infância. Uma forma de reaprender a se encontrar, e encantar, acontece através de atividades que nos tragam prazer, como pintura, jardinagem, assistência social, etc. Fazer algum trabalho que nos deleite o coração reabastecerá nossa alegria e ela voltará a brotar.
Vamos arrancar do livro de nossas vidas as páginas de sofrimento, picando-as e queimando-as. Assim deixaremos registrados somente os bons momentos e também muitas páginas em branco para registrar os momentos felizes que, com certeza, viveremos. Não é necessário que sejam acontecimentos grandiosos, até o cantar de um pássaro saudando a natureza já é um fato a ser mencionado.
Comece a ver o lado bom das coisas, o bem nas pessoas, o melhor que você pode fazer, sem se importar com o retorno. Aliás, nunca espere nada em retribuição, assim, se nada acontecer, você não se decepcionará e se, pelo contrário, algo retornar, você se surpreenderá e será muito feliz.
Ouvi dizer que devemos nos colocar como se fôssemos médicos no setor de emergência de um pronto-socorro: devemos fazer sempre o máximo e o melhor possível para salvar a vida do “doente”, mas este, por sua vez, em sua inconsciência, nem sabe por quem ou como foi auxiliado. Como é dito no evangelho: que nem a sua mão esquerda saiba o que faz a sua mão direita...
Vamos nos lembrar de quantas pessoas assim também já passaram por nossas vidas... e que nós não agradecemos... Então, porque nos melindrarmos se alguém também fizer isso conosco?
Viva cada dia intensamente, com Amor e Alegria e certamente você encontrará a Magia da Vida.
Com carinho,
Mirhyam Canto
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 70
Cirurgiã-Dentista, Massoterapeuta, Acupunturista, Mestre em Reiki, Radiestesista, Terapeuta Holística, Oligoterapeuta E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |