Menu
Somos Todos UM - Home

A energia da honestidade

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Flávio Bastos

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 4/28/2008 8:59:05 PM


O Dicionário da Língua Portuguesa define o termo "honestidade" como a qualidade da pessoa dígna, honrada, íntegra, decente, pura, virtuosa. E vai mais além quando registra que o termo "honestar", isto é, tornar-se honesto, possui a particularidade de "embelezar", ou seja, tornar bela a vida de uma pessoa.

Por outro lado, a mesma fonte conceitua o termo "corrupção" como a ação ou efeito de corromper(se); devassidão. E divide o seu significado em dois níveis distintos, o corrupto que suborna ou aceita subornos, e o corruptor que corrompe.

Ser ou não ser honesto, na verdade é uma opção, uma liberdade de escolha do ser imortal. Ao mesmo tempo é uma atitude perante a vida e uma postura baseada ou não em princípios éticos, morais e religiosos.

No Brasil, há bem pouco tempo, a malandragem era encarada como uma "característica" do brasileiro, uma espécie de filosofia de vida que se não era plenamente aceita pela sociedade, era pelo menos tolerada como uma "marca registrada" do jeitinho brasileiro de ser. No entanto, esta visão popular e romântica do malandro brasileiro, com o passar dos anos foi tomando contornos oficiais e políticos ao ingressar na era do colarinho branco.

E chegamos ao ponto a que chegamos... a quase institucionalização da famosa lei de Gérson de "levar vantagem em tudo". E paramos para pensar, para refletir sobre as nossas leis e sobre a impunidade em decorrência da ineficácia de muitas delas consideradas ultrapassadas.

As leis que nós criamos, ou seja, as leis dos homens, são normas de conduta social baseadas no senso de justiça que encontra-se inserido no âmago de nossas consciências e que representam uma extensão das Leis Universais fundamentadas no amor e na justiça que valem para todos os seres do universo dotados de inteligência.

No entanto, é difícil entendermos essa associação quando estamos com a nossa inteligência voltada para ações que satisfaçam somente a interesses egoístas. E quando nos encontramos nessa sintonia, estamos com uma "venda" sobre os olhos e com uma "blindagem" que aprisiona o coração...

Nas reuniões mediúnicas das casas espíritas, são muitas as situações de irmãos confusos e perdidos nas trevas geradas por si próprios que são trazidos pelas equipes espirituais para serem esclarecidos em relação a situação em que se encontram. E muitos desses infelizes irmãos, por ignorância das Leis Divinas, passaram as suas vidas praticando ações corruptas em seu próprio benefício... e quando deparados com o tribunal de suas consciências, sobra o remorso e o arrependimento pelos atos praticados em vida.

Quando reencarnamos com propósitos nobres de elevação consciencial, logo esquecemos que a honestidade embeleza as nossas vidas, e o puro passa a ser considerado "piegas", coisa de otário, pois o importante é ser esperto e levar vantagem em tudo. Ledo engano, porque as Leis Divinas como diz a sabedoria popular "não falham", e cedo ou tarde estaremos sob os efeitos da Lei de Causa e Efeito.

As mensagens da espiritualidade superior e os ensinamentos dos grandes mestres espirituais que por aqui passaram, são unânimes em alertar-nos no sentido de que a vida é uma oportunidade para evoluírmos em relação às nossas próprias inferioridades. Limitações que acabam por obstruir o fluxo da energia do amor em nosso proveito.

Portanto, ser ou tornar-se uma pessoa honesta não é coisa de otário, algo de outro mundo nem virtude de super-homem, é simplesmente atributo do ser consciente que reencarna com o propósito de buscar, acima de tudo, a transparência para a sua vida. E o grande desafio do ser humano é justamente esse: ser ou tornar-se uma pessoa verdadeiramente honesta, porque sendo assim ele estará embelezando-se e, com o seu exemplo, irradiando luz e beleza e ajudando a transformar o mundo em uma morada mais dígna de se viver.


Psicanalista Clínico e Interdimensional.
flaviobastos
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa