A Energia Direcionadora!



Autor Paulo Salvio Antolini
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 11/09/2011 19:04:54
A Energia Direcionadora!
Estamos vivendo uma época de rápidas mudanças, muitas conturbações, conflitos não nos faltam. Não sentimos segurança em quase nenhuma situação que se nos apresente. O desempregado teme não conseguir novo trabalho, o empregado, teme a perda do emprego (muitos ao mesmo tempo não cuidam de manter os seus), nos relacionamentos, a insegurança é ainda maior.
Já falamos do imediatismo, esse desejo de querermos as coisas agora, sem o tempo de construção e de conquista. Impulsionado pelo que está sendo chamado do mal da época, este estado de ansiedade que não nos permite encontrar paz e harmonia no que fazemos. Essa ansiedade que nos inquieta e impede de caminharmos em nossa direção, propiciando nosso crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.
Não gostaria de ser interpretado como alguém que está refletindo sobre pontos "filosóficos" da conduta humana. Quero sim falar de situações práticas para que vocês que lêem meus artigos e refletem sobre eles, possam identificar em si ou em quem os cerca, estas situações. Vejamos algumas formas de manifestação da ansiedade: irritabilidade e impaciência; perda de sono ou sono agitado e interrompido, levantando "pior" do que deitou; inquietação constante; sensação de fraqueza, parecendo que vai "desmoronar"; respiração curta, agitada e entrecortada; calafrios, suor, mãos frias e úmidas; dores musculares causadas pela tensão; respostas desproporcionais aos estímulos, chegando a reações "desequilibradas"; vertigens e tonturas, impressão que vai desmaiar, insegurança generalizada, sensação de ameaças de perigos eminentes não identificados, além de outros.
Infelizmente, qualquer semelhança não é mera coincidência e sim, um estado de ansiedade que, quando a pessoa o está vivendo, na verdade está gritando para si mesma: "Pare e olhe-se. Algo não esta bem em você". A indústria farmacêutica "repousa" em calmantes e ansiolíticos, verdadeiras fortunas, pois o retorno é garantido. Cada vez mais pessoas recorrem a esses meios para "suportarem-se".
Sabem o que a ansiedade promove? "Apenas" a condição de impedir o Ser Humano de olhar para si mesmo e identificar o que está ocorrendo. Sabem o porquê disso? Porque é muito difícil para o Homem aceitar que ele é o responsável pela sua própria vida e que tudo o que está lhe acontecendo tem sua participação, passiva ou ativa. Não é a vida que o persegue. As coisas existem, ocorrem, acontecem, porém a receptividade e a reação a elas dependem de cada um. Em artigo anterior falamos das energias que estão no Universo, agindo, influenciando, mas falamos também que está dentro de cada um o encontro do ponto de equilíbrio que possibilita a interação harmônica ou não com essas energias. Pela tentativa de "saciar" a ansiedade, eliminando-a, o Homem bebe, come, droga-se, age intempestivamente e no decorrer de seu "não conseguir", diz: "A vida me é muito ingrata. Apesar de tudo o que faço, veja o que me acontece".
Quando falamos de Deus, perguntando onde Ele se encontra e temos como resposta: "Deus está em todos os lugares e em todas as coisas. Deus está dentro de você"!
Pois é isso. A Energia Direcionadora está dentro de cada um de nós. Buscar dentro de si o que está gerando tantas atribulações é buscar o auto-conhecimento. Consegui, pois, mostrar que a busca do auto-conhecimento é uma necessidade e um caminho prático e concreto para o encontro da harmonia, da saúde em seus vários aspectos e da realização pessoal e não apenas uma reflexão de auto-ajuda? E que também é a busca do encontro com Deus?









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |