A ESCURIDÃO QUE ADOECE
Atualizado dia 8/13/2009 9:14:43 AM em Autoconhecimentopor Maria Lúcia Pellizzaro Gregori
Não revelar aquilo que nos magoa ou nos ameaça cria uma falsa idéia de proteção ao que chamamos de segredo, o que só faz esconder o tamanho da realidade.
Nada fica parado internamente. Enquanto ruminamos dor, mágoa, desapontamento, traição, criamos sombras em torno dos nossos sentimentos e estas precisam ser reveladas senão estaremos lidando apenas com impressões e não com algo real que pode ser modificado.
O resguardo das emoções modifica sua natureza transformando-as em sensações que, com o tempo, não conseguimos mais identificar. Contê-las vai exigir do corpo físico alguma manifestação que poderá ter maior ou menor gravidade, dependendo do quê e do quanto está sendo aprisionado.
Um estado de felicidade não expressado pode esconder um egoísmo que não nos permite dividir com outros o que está sendo bom, não ampliando assim o sentido da esperança ao nosso redor. Uma raiva não manifestada dissemina um veneno perigoso que irá atuar naquele que a mantém encapsulada. Os resultados dessa repressão geram consequências muito maiores do que a raiva em si.
Desejos legítimos não realizados apodrecem as motivações que levam à luta saudável de cada dia. Sem eles, podemos cair numa inutilidade existencial e viver sem os impulsos necessários para acreditar e fazer uso de um potencial não experimentado.
O amor não vivenciado apaga o entusiasmo pela vida. Sem amor a autoestima desaparece, o futuro nos ameaça, o presente fica morto e o corpo adoece.
A escuridão descaracteriza a verdade e assombra a realidade que poderia ser construtiva e bela.
Expresse seus sentimentos. Não guarde segredos desnecessários. Você é humano e por isso é composto de sombra e luz. As sombras devem ser encaradas e levadas à luz, que é sua verdadeira natureza, e esta o fará reconhecer o quanto ainda pode progredir e ser feliz.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 23
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |