Menu
Somos Todos UM - Home

A ESPIRITUALIDADE DO CONTATO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Alma da Terra

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 9/6/2007 11:51:38 PM


Síntese do artigo de Silja Wendelstadt

"A massagem bioenergética neonatal de Eva Reich, como promoção da saúde e como prevenção da biopatia".

Quando Wilhelm Reich fundou a OIRC (Organ-Infant-Research-Center) em 1949, Eva Reich era médica e assistente de seu pai. O objetivo da fundação do centro era de descobrir qualquer coisa que indicasse se a criança era saudável. Wilhelm Reich queria compreender de que modo, a criança iniciava e desenvolvia os seus bloqueios musculares e emocionais; seu objetivo era de prevenir uma formação precoce de sua "armadura do caráter"; muscular e emocional que poderia predispor a uma futura vida infeliz.

Para W. Reich sem dúvida a depressão crônica, a cisão esquizofrênica, e o traço de caráter esquizóide, o comportamento violento e anti-social, tem como origem a experiência traumática precoce, no início da vida, quando a criança para se proteger da dor, contrai todo o seu "plasma vital". É nesta fase da existência, que se deve atuar, no trabalho de prevenção da biopatia.

Eva Reich é uma daquelas poucas pessoas que viu seu pai trabalhar até o fim de sua vida, de um modo extremamente doce com um recém-nascido. Depois da sua morte, ela tem continuado sua obra de prevenção, e elaborou toda uma técnica de "Gentle Bionergetics", ensinando pela América, Europa e Austrália.

Um diálogo especial, carinho e amor

O "contato" é um processo rítmico, energético, de tensões – carinhosas e de descarga – retenção. Como W. Reich descreve em "A função do orgasmo". Todas as emoções têm esse ritmo: o acalentamento, o jogo, o pranto, e coisas assim.

Durante a massagem bioenergética que ensina Eva Reich, a pele da criança tem fome de contato com o corpo da mãe e a deseja ardentemente (tensão). No contato com as mãos da mãe a pele de ambos se carrega de energia, tornando-a rosa, vibrante, e um sentido de bem-estar, conforto, que invade todos os dois, o menino arde de prazer de ser amado. Depois o pequeno se sacia, o bem estar flui novamente, e, feliz e relaxado, se abandona nos braços da mãe.

"Você me sente eu sinto você; nos dois nos pertencemos". Esta é a estrutura da vida e do amor: um fluxo rítmico-energético entre dois seres vivos. O significado original da palavra religião é "pertencer".

Em um continuum de experiência filogenética da criança estimula sua mãe a responder a sua mensagem e espera que assim seja escutado. Com um senso infinitamente sutil e refinado, comum a todas as mulheres, a mãe sente dentro de si a reposta "justa", responde alegremente à sua volta, ao feedback da criança. Este "contato" rítmico-energético é o "Grounding and Grace". Grace ou graça, vem da língua grega "charia" (amor que cura); graça na língua hebraica significa também "útero". O grounding é a conexão energética com a mãe, é a condição com a qual a criança poderá tecer o seu Ser no mundo. Graça é a encarnação do amor e da cura com a qual a mãe se dedica, do seu Ser mais profundo à satisfação da criança.

Este fenômeno do "contato", que segundo W. Reich é "a linguagem expressiva do ser vivente", vem descrito em termos científicos bioenergeticamente, como superposição dos campos de energia de dois biossistemas vibrantes. Hoje, recentes pesquisas sobre recém-nascidos, feitas com a câmara de vídeo, mostra ao mundo como o fenômeno do "contato", mãe/recém-nascido; este diálogo/dança da linguagem primária do ser vivente. "Toda mãe cria e passa esta dança pessoal e única, executando e transmitindo diante da própria criança."

Neste peculiar e perfeito movimento, a seqüência improvisada da adaptação recíproca, são partes de um processo universal, comum a toda mulher. O conceito de "identificação vegetativa" é condição introduzida por Reich e indica a capacidade de sentir no próprio organismo um processo específico energético, emocional, de excitação de outra pessoa e de reconhecê-lo como tal. Eles descobriram que esse é um "contato" suficientemente profundo entre dois organismos provocando uma ressonância energética; com isso plasmática. Esta ressonância devolve a possibilidade vital no próprio corpo expressando na pessoa com a qual está em contato.

As crianças se manifestam com movimentos autoexpressivos, que são reais processos biofísicos energéticos – plasmáticos, com os quais estimula sua mãe a entrar em contato com eles. Neste estado de "contato bioenergético", o fluxo de manifestação de pulsação biofísica; a criança pode se perceber no biossistema (corpo) da mãe, com movimento e sensações, podendo ser compreendidos como; se pertencesse.

A capacidade da mãe de ter "o contato" com a criança atravessa a própria pulsação plasmática, percebida como emoção no próprio corpo, depende da sua capacidade de suportar, sem medo, a força onde a excitação com aquela criança se exprime durante o nascimento; depois que teve nos braços uma criança não esquecerá mais esta sensação.

O efeito da massagem-bebê

A estimulação doce da massagem de Eva Reich, que deriva da vegetoterapia, (a vegetoterapia é uma psicoterapia corporal assim chamada por W. Reich porque incide sobre o sistema nervoso vegetativo), faz fluir a energia através dos blocos musculares em direção à periferia (em direção ao mundo).

A pulsação energética - plasmática através da comunicação mãe e criança se harmonizar de tal modo, que muitas mulheres , com profundos problemas emocionais, podem ser tratadas da depressão pós-parto recebendo uma quantidade suficiente de massagens, antes, durante e após o nascimento do bebê. O prazer funcional que se renova com a massagem harmoniza a ação do sistema neurovegetativo, simpático – parassimpático e tem um efeito positivo sobre todas as funções do organismo, promovendo saúde. Basta pensar que os animais "fazem massagem" os recém-nascidos, são lambidos, que os pequenos que não são lambidos morrem. Os recém-nascidos não acariciados, terão sua qualidade de sobrevivência gravemente comprometida.

A massagem é particularmente importante:
para bebês adotados e para seus novos pais, favorecendo o vínculo;

para os bebês nascidos de cesariana, eles não receberam a forte estimulação cutânea do nascimento pela vagina;

para os bebês que não puderam ser amamentados, é com a massagem que receberão nutrimento energético;

para os bebês que as mães trabalham: o encontro regular e o intenso fluxo de conforto que se transmite durante as massagens, alimento energético de proximidade para as mães e para as crianças;

para os bebês prematuros; o afeto transmitido pela massagem no recém-nascido é surpreendente no seu desenvolvimento.Tocar é uma resposta natural de amor e excitação

É impossível pensar em amar alguém sem querer estar perto e de tempo em tempo tocá-lo. Nós como terapeutas, diz Robert Hilton (Ph.D.) – analista bioenergético, freqüentemente ouvimos a queixa: "Ele diz que me ama, mas nunca me toca". Isto não combina. Na verdade há um acréscimo de energia quando você ama alguém, há um acréscimo de energia no corpo que te move em direção à expressão. Segundo Dr. Stephen Sinatra, cardiologista e analista bioenergético, diz que os braços do embrião se desenvolve a partir de finos brotos ligados ao coração. Quando você ama alguém você quer abraçar.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Alma da Terra   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa