A filosofia dos florais e a terapia:
Atualizado dia 7/19/2007 3:56:50 PM em Autoconhecimentopor Adriana Trindade
Dr.Edward Bach, nascido em setembro de 1886, em Moseley, um pequeno povoado perto de Birmingham, na Inglaterra, desde muito cedo demonstrou a Atitude do Amor, sensibilizando-se pelo sofrimento alheio e sempre pronto a auxiliar qualquer Ser em busca de ajuda.
Tornou-se médico patologista e bacteriologista e mais tarde aprofundou seus conhecimentos na homeopatia de Hahnemann.
Em seus estudos e descobertas percebeu bem cedo que “a personalidade do indivíduo era até mesmo mais importante do que o corpo no tratamento de sua doença”.
Em sua busca pelo alívio do sofrimento tornou-se um respeitável médico e muitos o consideravam um líder da pesquisa científica.
Mas na primavera de 1930, Edward Bach, com quarenta e três anos, resolve tomar um novo caminho.
Desfaz-se de tudo o que tinha: clientela, laboratório e segue sua intuição saindo de Londres e caminhando para dias de intenso contato com a natureza. Observava a variedade de flores, como cresciam suas formas e cores; caminhava muito e tomava banhos de sol e mar. Assim vai se permitindo experimentar a Vida, observando seus pensamentos e sensações nos locais por onde passava.
Gosto muito de lembrar uma frase dele: ”A vida não espera de nós sacrifícios inatingíveis, ela apenas pede que façamos nossa jornada com alegria em nosso Coração e sejamos uma bênção para todos aqueles que nos rodeiam. Assim, se fizermos um mundo melhor com a nossa visita, estaremos cumprindo com a nossa Missão”.
O tempo passa e Dr.Bach desenvolve o que hoje conhecemos por Sistema de Florais de Bach e muito mais do que a descoberta do uso dessas plantas, deixa-nos uma filosofia simples que fala da Atitude de Amar...
Amar a nós mesmos e a nossa Singularidade para então aprendermos a Amar o próximo.
Para ele: “Será necessário desenvolver ao máximo a individualidade e temos de aprender a andar pela vida sem confiar em ninguém a não ser na nossa Alma para obter orientação e ajuda, para conquistarmos nossa liberdade com ambas as mãos e lançarmo-nos no mundo para adquirir cada partícula possível de conhecimento e experiência”.
No trabalho terapêutico que realizo com meus clientes utilizo muito as Essências de Bach porque elas viabilizam a conexão consciente com a Verdade de cada Ser.
Através do uso das Essências além de perceber a melhoria no quadro geral do cliente a educação emocional vai acontecendo naturalmente.
Quando falo de Educação Emocional algumas pessoas acham o termo estranho, afinal de contas não fomos educados a aceitar, reconhecer e honrar nossas emoções e sentimentos, mas sim a aprenderemos a administrá-los para bem conviver em família e na sociedade.
A ênfase esteve na atuação dentro de padrões aceitáveis pela cultura e sociedade aonde estivéssemos inseridos e isso fez com que nos distanciássemos de nossa essência, de nossa Singularidade. É por isso que existem tantas pessoas “perdidas” no mundo.
O novo século, os meios de comunicação e o desenvolvimento da tecnologia nos levam a uma comunicação objetiva e massificada e o grande desafio é a utilização de toda forma de comunicação para levar ao mundo a linguagem do Amor...
Dr.Bach, apesar da cultura e do desenvolvimento intelectual de que era possuidor, estava conectado ao Coração e por isso sua linguagem era simples, clara, transparente e todos que conviviam com ele sentiam a presença de espírito, o bom humor, a mansidão que era exalada por este Ser tão especial.
A coragem, a perseverança e determinação e fé o levaram a ter a sabedoria de nutrir a mente fazendo uso consciente do conhecimento racional.
O Amor ao próximo e o desejo de aliviar o sofrimento alheio o motivaram a caminhar com alegria pela vida.
Falaremos agora da primeira Essência: Agrimony.
Agrimony
- Espelho da Verdade.
- Possibilita o confronto entre nosso Ser e nosso Estar.
- Auxilia-nos a perceber e assumir o que estamos sentindo.
Convido você a refletir:
1. O que você está sentindo neste momento?
2. Você sente-se confortável ficando a sós?
3. Tem crises alérgicas noturnas, bronquite, insônia, angústia, bruxismo ou sonambulismo?
4. Você se anula para agradar o outro?
Na terapia, auxilio você a confrontar e retirar suas máscaras.
É a hora da verdade para que você realmente passe a sentir alegria, espontaneidade e paz em seu coração.
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 6
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |