Menu
Somos Todos UM - Home

A FRUSTRAÇÃO DO PROFISSIONAL E O AUTOCONHECIMENTO 20/03/2010

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Joseila Gerotto

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 24/03/2010 23:22:42


O que fazer ao nos sentirmos frustrados quando nosso cliente/ parceiro/ aluno/ coachee não sente que está fazendo algum progresso durante as sessões?
Ontem pela manhã, acordei e liguei a TV, algo que raramente faço. Estava começando um filme chamado “A Corrente do Bem” (Pay it forward). Interessei-me logo pelo conteúdo, e decidi conceder uma horinha de tempo ao meu lazer... Não vou entrar em detalhes em relação ao tema do filme, mas de modo geral ele trata de valores, crenças, sonhos, o que me levou a refletir sobre o relacionamento que temos com nossos clientes.
Por que nos sentimos frustrados quando eles não aparecem às sessões, dizendo que não há mais progresso ou mesmo quando desistem de trabalhar conosco em relação às suas metas?!


Aprendi, ao longo dos anos, na carne, no sangue, na alma, enfim no todo, se puder expressar-me deste modo, que diversos são os caminhos e que sementes lançadas podem germinar tardiamente.
Quando saio de alguma consulta/atendimento/sessão sentindo-me frustrada, pensando que não algo não correu bem, que o cliente não está correspondendo às minhas expectativas, que eu não correspondo ao que ele espera de mim, paro na hora e esqueço-me dele! Respiro fundo, abro ao acaso um livro que me agrada, leio a mensagem da página, faço algo que me desvia do foco da questão e reflito por que razão me sinto incomodada quando o outro está insatisfeito com os resultados que esperava em relação à sua consulta.
Desapego é uma palavra que me vem à mente. O que ela significa? Com certeza não é indiferença! Desapego é entrega, envolvimento profundo com o outro, sensibilidade de comunhão e ao mesmo tempo ausência de expectativas no que diz respeito ao meu objetivo. Difícil chegar a este estado de ser? Para alguns, bastam alguns segundos, para outros, minutos, dias, anos... Não há como precisar como atingir o desapego, não há uma receita pronta, pois cada um de nós tem seu jeito de ser. Não sou perita nesta área, contudo posso afirmar que, pouco a pouco, desapego-me da necessidade de ver logo o meu objetivo concretizado. Isto contribui para a liberdade e espontaneidade em meu trabalho. Claro que preciso ainda de algumas/muitas horas de vôo, porque cada vivência é única e, mesmo repetindo a lição e crendo que a aprendi, cada dia é também único e especial e não há receita para experiências novas.


Um dia, percebi-me fazendo algumas coisas com muito mais facilidade que antes e constatei que minha reação diante dos eventos havia se modificado porque libertei-me das expectativas que sempre nutria quando me empenhava em relação a algo. Sei hoje que, quando dou o meu melhor diante das minhas tarefas, algo de bom vai resultar deste meu esforço/entusiasmo ou minha dedicação (a palavra não importa, mas deve ser algo significativo para mim). Se o cliente vai atingir as suas metas, isto depende de uma série de fatores, não só de mim, portanto uma carga pesada caiu de meus ombros ao descobrir que somente sou responsável por mim mesma, pela minha reação diante dos acontecimentos, das pessoas, enfim de tudo o que me cerca. Desapego de minhas expectativas! É o envolvimento mesclado com a entrega, o soltar. É o fazer o que está dentro de minhas possibilidades, o que devo/quero/posso fazer e seguir o caminho.


Não somos responsáveis pelo que acontece com o outro, seríamos deuses se acreditássemos nisso, e tornaríamos o outro nosso dependente. Estaríamos os dois presos, e nenhum de nós seria livre!
O próximo encontro com meu cliente será único, muitas vezes vou ter que recomeçar algo já iniciado porque ele é quem determina o seu ritmo. Às vezes posso sentir-me impaciente com o passo que ele dá, mas é o seu passo. Outras vezes posso lhe dar um empurrãozinho, por que não?! Se ele quiser, ou mesmo se não o quiser. Basta refletir para ver se, ao orientá-lo, não estou querendo satisfazer mais uma necessidade minha que a dele. Aí entra o desapego! Mas antes disso o conhecimento de mim mesma. E juntamente a confiança que tenho na VIDA.


Mesmo que algo não tenha surtido o efeito esperado, que seja visível a nós, não há como impedir o seu trajeto no inconsciente. Talvez a semente não germine tão cedo, anos depois, quem sabe...
Isto somente é uma constatação de que técnicas e ferramentas são úteis, sim, em determinadas fases, mas que podemos e devemos descartá-las quando estiverem interferindo em nosso crescimento. Às vezes confiamos mais nas técnicas do que em nós mesmos e isto é que nos traz o sentimento de frustração.


Somos livres para criar! Somos livres para pensar de outro modo, para pensar diferente do criador de um curso, por exemplo, afinal todos temos nossos talentos, e isto é que é maravilhoso. Se eu não puder discordar das idéias de Freud, de Jung, de Say Baba, de Steiner, de... de... e de tantos outros grandes pensadores/criadores/inventores! Que vida monótona! Erraremos, sim, mas saberemos que estamos fazendo o nosso melhor. Se um cliente se afastar de nós, deixemos que ele se vá, é o seu caminho! Não somos responsáveis pelas suas atitudes e decisões.


Conclusão: Quanto mais eu me conhecer, melhor atuarei no mundo, seja em que lugar for! Se sei quem sou neste exato momento, o que pretendo no meu trabalho, na minha família, na minha vida social e me torno cada vez mais consciente do meu papel no mundo, tenho a certeza de que estou fazendo a minha parte.


Podemos, sim, fazer uma grande diferença no MUNDO, ousando pensar, sentir, falar e agir segundo este nível de consciência. E deste modo, discordar também!


Como me livrar do desapego? Não há receita a seguir, faço somente aquilo que sinto que me afasta das expectativas de resultados e não desisto de meus sonhos!


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Joseila Gerotto   
Professora de alemão e inglês (exames TOEFL e SAT), consultora astrológica, facilitadora do Jogo da Transformação, PNL e life coach Página no facebook: Kironcoaching e-mails: [email protected] e [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa