Menu
Somos Todos UM - Home

A gota d´agua

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Angela Silverio

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 8/1/2017 1:29:27 PM


Em uma bela manhã de domingo, mexendo em seu livro de receita, Helena decide fazer algo especial para o almoço e pede para seu marido para ir ao mercado comprar um dos ingredientes que faltava. Ele prontamente pega a chave do carro e vai. Devido à fila do mercado, ele retorna uma hora e meia depois e para surpresa de Helena com a encomenda errada, no lugar da salsa ele trouxe coentro.
Não se contendo, ela começou a gritar e dizer que não podia contar com ele, que o mesmo não prestava atenção, como podia levar uma eternidade e ainda trazer a encomenda errada, acabando assim com um dia que poderia ter sido excelente, devido um equivoco do marido.
Mas será que o motivo do estresse de Helena foi realmente o fato da encomenda ter vindo errada? Assim que o marido saiu para o mercado, ela percebeu que estava faltando uma de suas xicaras preferidas, provavelmente a empregada descuidada quebrou e não avisou.
Na sequência dessa observação, seu cachorro passa mal e vomita no tapete da sala, mas do que rapidamente Helena pega os produtos para limpar aquela sujeira. Como estava remoendo o fato da xícara, não se deu conta que estava pegando o produto errado e acaba danificando o tapete e na sequência chega o marido que recebe toda a carga de frustração por todos os ocorridos.

Situações como essa em que a atitude alheia é apenas a gota dagua é muito comum, crianças que levam broncas ou até mesmo surras pois os pais estão atarefados ou emocionalmente abalados, casamentos conflitantes por situações mal resolvidas associadas com fantasmas mentais. A maneira de resolver esse tipo de conflito é ter consciência do estopim que iniciou todo o stress, no caso de Helena foi o desaparecimento da xicara e não a encomenda errada.
Quando passamos a identificar o agente gerador do conflito, isolamos o problema e não levamos a ira para a pessoa errada. Muitas vezes ocorre uma metralhadora de “ coisinhas erradas” que tira qualquer um do sério, nesse momento é necessário parar um pouco, fechar os olhos e realizar respirações profundas, para que o mental saia do looping e do conflito e a partir daí é possível voltar a fita e identificar qual parte que realmente foi o gatilho. Com essa pequena atitude, passamos a ter mais consciência de quem somos e quais situações, sensações são necessárias olhar e aprimorar agora, caso tenha sido identificado uma pressa, uma ansiedade por algo não ter ocorrido como gostariamos, no tempo desejado, como trabalhar essa ansiedade?

Exercícios de respiração, curso de pintura, yoga, enfim, existem inúmeras maneiras de tratar as partes em desequilíbrio, caso a confusão seja maior, talvez seja o momento de pedir ajuda. Somos seres codependentes, em aprendizado constante e em certos momentos precisamos de uma segunda pessoa para nos ajudar de forma imparcial, percebendo o conflito e desequilíbrio existente entre o nosso mental e o nosso emocional e assim nos ajudar a construir uma nova realidade. Porque queremos uma coisa e conseguimos outra, ou até mesmo porque consigo o quero e mesmo assim me sinto vazio. A área terapêutica tem evoluído muito e varias técnicas já estão sedo reconhecidas e aplicadas inclusive em hospitais, o hospital DIA (Ipq – HC), é um exemplo disso, ali medicina convencional e terapias integrativas andam de mãos dadas. Não é necessário mais passar 10 anos frequentando o psicólogo e mesmo assim continuar sem autonomia da própria vida. Hoje existem técnicas que em poucas sessões ajudam o ser a voltar para o eixo, começar a se olhar e ter a autonomia de resolver de fato os conflitos. Os problemas e conflitos existem, mas é nossa escolha caminhar com eles!


Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Angela Silverio   
Psicoterapeuta (Psicanalise Freudiana associada com Terapias Holísticas, tais como: Apometria, Cura Intuitiva, Tratamento de Subpersonalidade, Terapias Sistêmicas, Baralho Terapêutico, Mesa Quântica, entre outros) , Comunicadora e Palestrante. WhatsApp: (11) 99312-7793
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa