A História do Feng Shui

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Autor Sueli Rossetti

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 9/23/2010 4:12:20 PM


Para os habitantes da China Antiga, o Vento e a Água ( Feng Shui ) eram objetos de extrema importância.
Os ventos suaves garantem boa colheita.As fontes e os rios proporcionam alimentos e impedem a seca.Os ventos demasiados fortes, destroem as plantações, as águas estagnadas causam doenças e as águas revoltas não fornecem alimento.
O vento, as águas, a chuva, a neblina, o sol e as nuvens eram vistos como manifestações das energias do céu e da terra.A energia em movimento dá força, ao passo que a energia estagnada é detrutiva.
As tribos chinesas da época mais antiga eram governadas por reis-xamãs que conheciam os caminhos do vento e da água.Um desses reis-xamãs foi o sábio Fu Hsi, reconhecido como o padroeiro das artes divinatórias da China.
Yü foi um outro desses reis-xamãs, segundo a lenda, era feio e aleijado. Diz-se que recebeu das mãos de um imortal o The Book of Power Over Waters ( Livro do Poder sobre as Águas ). Com sua sabedoria salvou sua cidade e seu povo das enchentes.
Sob o governo dos reis-xamãs, os chineses aos poucos fixaram-se em certos lugares e construiram grandes cidades.
Yü fundou a dinastia HSIA e seus descendentes reinaram por mais de quatrocentos anos até serem depostos pela familia Shang.
A dinastia SHANG, depois de seiscentos anos no poder, tornou-se corrupta e decadente, perderam todo contato com os ritos e rituais estabelecidos pelos seus antepassados.
Um nobre chamado Ki Shang, ( conhecido depois como Rei Wen ) venceu os Shang e fundou a dinastia CHOU.
Ki Chang usou seu conhecimento da natureza cíclica do universo para combinar o Baguá do Lo Shou, os oito trigamas, em 64 hexagramas.
Na sua luta contra a o tirano Shang, foi auxiliado pelo ministro Kiang Sheng, mestre em magia e advinhação que tinha poder sobre o céu e a terra. Pode ser que o sistema divinatório que consta I CHING tenha sido desenvolvido em virtude da influência de Kiang Sheng sobre o Rei Wen.
Hoje historiadores têm conhecimento da existência de Três I CHINGS.
O Lin-shan-i da dinastia Hsia é atribuído a Yü.
O Kuei-chuang-i teria sido escrito pelo primeiro imperador da dinastia Shang, por volta de 2.200 a.C.
O Chou-i foi escrito por volta de 1.100 a.C pelo Rei Wen.
O I CHING que temos hoje é formado por fragmentos do CHOU-I.
Armados do conhecimento dos caminhos do Céu Anterior e do Céu Posterior, os Reis conheciam os designíos secretos do céu. Reconheciam os locais favorecidos pelas divindades e sabiam contrapor-se às forças destrutivas.
Os primeiros imperadores da China não dominavam sómente os conhecimentos terrestres.Também observaram o céu, mapearam o curso das estrelas e codificaram todos os conhecimentos assim obtidos no sistema do calendário.
O movimento das constelações foi organizado nos Dez Caules Celestiais e nos Doze Ramos Terrestres. Cada dia era designado pela combinação de um caule e um ramo, tomados segundo a ordem. O ciclo de sessenta dias era aplicado ao ano, de modo que cada ano de 360 dias tinha seis ciclos.
Na Dinastia CHOU ( do século XII ao III a.C ) os Caules Celestiais foram combinados com os CINCO ELEMENTOS ( metal, madeira, água, fogo e terra ) e os Doze Ramos Terrestres foram aplicados aos doze meses do ano solar. Por volta de 600 a.C ( na época de Confúcio e Lao-Tzu ), doze símbolos animais foram associados aos Doze Ramos Terrestres.
Desse modo, quando chegou a Era da Primavera e do Outono ( do século VIII a.C ), a bússola, o I CHING e o Calendário - os três fundamentos de todas as artes divinatórias- já estavam plenamente inseridos no contexto das ciências chinesas.


No próximo texto vamos falar sobre o período de Formação, Ascensão, Decadência e Ressurreição do Feng Shui.

Fiquem na Luz

Sueli Rossetti
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