Menu
Somos Todos UM - Home

A importância de pedir ajuda

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Ana Carolina R. Reis

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 9/7/2023 12:25:58 AM


Não somos autossuficientes, nem nunca seremos. Por vezes, queremos evitar pedir ajuda para "não incomodar", para tentar resolver sozinho e não parecer ainda mais "incompetente", enfim...
Não fomos ensinados, enquanto sociedade, o quão positivo é pedir ajuda, seja profissional ou da nossa rede de apoio mesmo. É uma baita economia de tempo, energia e até mesmo de dinheiro, se parar para pensar...
Pelo contrário, esse pedido de auxílio muitas vezes é percebido de forma negativa, como um sinal de fraqueza: "Imagina se vou expor minhas dores/dificuldades com alguém?" E se for gaúcho, então, já emenda um: "bem capaz!"... Brincadeiras à parte, pode ser bem desafiador para algumas pessoas dar esse primeiro passo que começa de uma forma simples e de um lugar humilde, com a reflexão: "a quem posso recorrer neste momento?"
Quanto maior a nossa rede, mais chances temos de resolução e não sobrecarregar (ou ficar dependente) de uma única pessoa. É interessante ter pessoas diversas para pulverizar um pouco e expandir a troca. Caso não seja possível(pois não tenha tantos contatos), vale a pena pensar em como expandir essa rede ou mesmo buscar ajuda mais especializada, como a profissional.
Uma escuta terapêutica é diferente de um acolhimento de um amigo.
Ambas tem seu valor, porém cada uma cumpre a um objetivo específico, não é a mesma coisa...
Em síntese, tem coisas que conseguimos resolver sozinhos, sim (como princípios de autocuidado). Outras, teremos que buscar um amigo a quem recorrer e desabafar. E há aquelas, que apenas um olhar profissional poderá fazer diferença, pois foi treinado para intervir de forma terapêutica.
Você consegue perceber/discernir em quais momentos ou situações se deve buscar tais ajudas distintas?
Você consegue se ajudar com todo o conhecimento e ferramentas que já sabe/usufrui?
Consegue buscar um amigo e pedir um help, quando precisa?
Consegue, ainda, dar um passo além e marcar alguma sessão terapêutica para obter um novo olhar sobre determinada situação/comportamento/crença?
Investir em si mesmo, no seu processo de cura e evolução, deveria ser nossa meta contínua de vida. Qual a prioridade você tem dado a isto?
Que esse texto sirva como um lembrete e não uma cobrança chata. Que possa ser leve e divertido, que seja confortável no seu ritmo e naquilo que pode dar conta em cada momento... Que seja honesto e verdadeiro consigo mesmo e que consiga se acolher ou se motivar/incentivar, se for o caso. Só você pode buscar essa ajuda, se dê essa oportunidade! Essa permissão de melhorar e ser feliz, amém!




Ana Carolina R. Reis

@aurorapachamama

www.espacopachamama.com



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Ana Carolina R. Reis   
Responsável pelo Espaço Aurora Pachamama. Terapeuta Integrativa, há 20 anos (CRTH-BR 6400 ABRATH), com formação em Reiki e Seichim (diversos sistemas), Cristaloterapia, Terapia Floral, Constelação Familiar, Magnified Healing® e Light Healing®. Formada em Psicologia, pela UFCSPA. Autora dos livros: "Xô, depressão!" e "A Sabedoria dos Cristais"
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa