Menu
Somos Todos UM - Home

A importância do auto-conhecimento no trabalho (parte II)

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Mônica Borrero (Madanika)

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 25/06/2008 16:36:02


Para nós, filhos do sistema ocidental tradicional, a admissão e a consciência da reviravolta é mais dificultosa, pois já estamos com ele mais emocionalmente envolvidos ou nele perdidos. Trata-se, no nosso caso, de uma reeducação de nós mesmos e, por conseguinte, de uma nova visão de nossos próprios potenciais, removendo os obstáculos (Kleshas) que nos atrelam a um desequilíbrio racional ou emocional. A partir do auto-conhecimento, abre-se caminho para uma administração mais completa, integral. Por outro lado, nas situações onde exercemos um papel de liderança em uma empresa este conhecimento nos torna, no mínimo, mais sensíveis à variedade de personalidades das pessoas, o que nos torna mais aptos a exercer nossos papeis. Pois não há como negar que como administradores temos fatalmente de exercer um poder educativo sobre aqueles que lideramos. Ora! qualquer falta de tato educativo neste caso implicará diretamente em falha administrativa e, no mesmo passo, uma visão unilateral implicará numa liderança unilateral e pouco eficiente. Se observarmos o que hoje ocorre no mundo, tomaremos consciência imediata do que acabamos de afirmar. A chamada visão holística toma espaço cada vez maior na mentalidade contemporânea, de acordo, evidentemente, com uma visão mais humanista. A aversão ao que se chama de “trabalho”, pouco admitida verbalmente, mas, de fato, uma certeza furiosa na mente e nas atitudes dos homens, provém de um mau juízo acerca deste conceito. Deveria ser o que mais realiza, pois não há “o homem” sem as realizações que provém de suas aptidões, as quais o fazem ser homem, e isto se dá justamente na diversidade dos ofícios. O que ocorre hoje, pelo contrário, é que o homem tem como seu maior inimigo justamente aquilo que deveria ser o seu ponto de ascensão: trabalho e educação x escravidão e opressão. Mas a visão holística propõe justamente o olhar global, que considera sempre o conjunto das coisas. Em lugar do especialista “especialistíssimo”, temos o homem formado bem informado, quero dizer, formado, não castrado, como algumas espécies de gatos, por exemplo, belíssimos e de pêlos macios, mas sem valor para a perpetuação de sua espécie. Em complemento, a visão humanista reforça, em face da mesma holística, a visualização das diversas aptidões humanas.

O que ocorre com um homem que se negligencia? As respostas são basicamente duas: tornam-se “frios e calculistas” ou propensos à tirania das emoções e tanto num caso como no outro, os resultados refletirão negativamente em vários aspectos de sua vida. Homens frios e calculistas certamente terão pouca vitalidade e serão quase certamente ineptos para questões humanas de maior alcance; quanto aos que se submeterem às tiranias das emoções, serão temas de tratados sobre o desequilíbrio e saberão poucas vezes dar por si em sua jornada de vida a não ser que haja um profundo esforço que os conduza ao equilíbrio, o mesmo valendo para os frios e calculistas. O que ocorre com uma organização que possua em seu seio indivíduos desta natureza? Deverá manifestar em seu todo as características de suas partes, e isto refletir-se-á em todos os seus setores. Relacionando esta situção aos termos técnicos acerca do cérebro, o sistema límbico estará em conflito com o neocórtex, traduzindo, produzirá o velho conflito razão x paixão. Ao invés destes sistemas atuarem como partes de um todo, atuarão como faculdades independentes. Conforme ocorre num sistema cerebral bem educado, onde a razão não apenas se funde com a emoção mas a põe em seu lugar, dar-se-á exatamente o contrário num sistema pouco treinado. O resultado será uma organização desequilibrada em seu todo, com baixa auto estima e pouca consciência de si, com um sistema de motivação falho,com baixo valor moral, consequentemente apresentará resultados negativos que será refletido nos seus funcionários e no mercado em forma de desequilíbrio, estresse mal administrado, problemas psicossomáticos ou crônicos, etc. Uma liderança assim exercida tenderá à unilateralidade. O que afirmamos aqui não são meras especulações. Basta, para nos certificarmos disso, que lancemos um olhar para os acontecimentos que vêm ocorrendo no mundo.

Qual a caminho do sucesso ou fracasso? Os dados indicam que o sucesso na maioria dos casos está relacionado com uma escolha sábia da atividade a ser desempenhada por uma pessoa ou por um grupo, trata-se de um processo saudável que dará elementos para que o indivíduo empregue a dose necessária de emoção em seus processos, atividades e decisões na vida. Testes de inteligência emocional realizados ainda por poucas escolas espalhadas pelo mundo, que aplicam o conceito de inteligência emocional, têm obtido resultados bastante satisfatórios tanto no processo educativo de crianças, quanto na eficiência nos quadros funcionais de grandes empresas pelo mundo, nos mais diversos ramos de negócio. Esta eficiência se dá tanto pelo controle quanto pela dosagem certa do emocional. E o descontrole emocional tem sido a maior causa de jornadas mal sucedidas, de doenças somáticas, de prejuízos incalculáveis com perda de talentos e potenciais humanos.

(Continua..)



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Mônica Borrero (Madanika)   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa