Menu
Somos Todos UM - Home

A importância do comportamento e da comunicação

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Bernardino Nilton Nascimento

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 06/03/2010 16:59:32


Todo ser humano precisa se alimentar, amar, se comunicar, se proteger, gozar a vida com liberdade, porém, sem extrapolar os seus limites.

Vamos adquirindo novos comportamentos, conforme a etapa da vida que estamos atravessando. Nascemos livres e, a medida que vamos crescendo, transformando-nos em adultos, ficamos cada vez mais presos aos nossos compromissos, aos nossos pensamentos, aos nossos medos e às regras que nos são impostas pela sociedade e, muitas vezes, por nós mesmos.

É fundamental, nos comportamentos sociais que se pode chamar de organização cooperativa, a qual existe em agrupamentos de mamíferos ou de aves e nas sociedades de insetos, haver uma tendência natural ao auxílio mútuo e de utilização recíproca, manifesta por atividades variadas. Não é mais apenas um só a proteger-se, mas a proteger ao outro ou a buscar proteção junto a um terceiro. Não é mais, um, a procurar seus alimentos, mas a dar de comer a outros ou a pedir-lhes comida.

Nesse procedimento cooperativo, intervém uma atividade particular, de importância considerável, pelas consequências de seu desenvolvimento: é a pratica da informação da cooperação.

Nos grupos de animais vemos a transmissão de indicações do perigo ou da presa. Por simples transferência social, fenômenos de expressão emocional, como temor ou desejo, constituem-se em sinais de iminência do perigo ou do achado de presa fácil.

A palavra, a conduta verbal, assume, na sociedade humana, lugar extraordinariamente importante. Ela dá, aos seres humanos, meios de ação sobre todos os aspectos, fornece os processos de transmissão das tradições e dos ritos, favorece para a coletividade e para si próprio, a conservação dos comportamentos cheios de experiências.

Como mágica, podemos criar a nossa própria sociedade de comportamentos exemplares. “A própria linguagem espontânea das expressões afetivas transforma situações de tristeza em sorrisos. Mas as lágrimas são até, às vezes, necessárias, nos comportamentos, como uma fórmula de polidez”.

Na realidade, a influência social introduz a conduta utilitária, com o objetivo de dar, no decorrer do crescimento da alma, além das reações envolvidas em sua realização, reações prioritária, acendidas pelo próprio coração. Reações aprimoradas que se revestirão de uma forma verbal.

“A psicologia dos fenômenos do pensamento utiliza, justamente, essas formas de reação verbal. Ela apela para o comportamento de cada um, onde as palavras são usadas para o bem ou para o mal, e todos podem ser enganados".

Deixando de lado as questões de definição e de classificação das condutas, devemos, no entanto, acentuar o desempenho fundamental da palavra, da lógica que se desenvolveu com certas formas de linguagem nas civilizações das quais somos herdeiros.

O comportamento verbal e lógico é de origem social, e está ligado à longa evolução do ser humano. Ao lado dos comportamentos das linguagens oral e escrita, alinham-se os comportamentos dos especialistas. O ser humano aprendeu, desde logo, a servir-se regularmente de instrumentos que, entre os animais, são de uso excepcional, e achou, nos objetos e nas forças da natureza, colaboradores que souberam pôr a seu serviço.

Somos herdeiros do patrimônio coletivo lentamente acumulado. As condutas dos sinais e das palavras, baseadas no uso dos instrumentos e dos processos de utilização das forças naturais, são múltiplas e variadas, e sua importância foi e é fundamental.

Ao lado das palavras, em relação estreita com a vida afetiva e emocional, há uma forma de atividade social que teve, e ainda tem um desempenho considerável na conduta humana: a religião. A palavra foi, e sempre será, o principal e mais importante instrumento de atração política e religiosa para fazer valer os seus ideais.

Quando se fala em liberdade, logo fazemos uma associação aos pássaros, pois, observando os seus voos, o bater das suas asas, percebemos que eles eles retornam sempre aos seus ninhos e às suas comunidades, e assim, nos deixam perplexos pela sua união, respeito, amor e liberdade. Tudo o que nós, seres humanos, mais apreciamos, embora ainda achemos difícil chegarmos a esse estágio respeito, acima de tudo.

BNN

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 151


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa