A Inevitável Realidade: não tem mais como escapar das mudanças
Atualizado dia 5/19/2022 1:45:19 AM em Autoconhecimentopor Soraya Benevides
Eu detesto discutir política porque não consigo entender o fanatismo de algumas pessoas. Mas, esse momento da história da humanidade está tremendo a minha mão, e eu preciso escrever. A população de um mesmo país dividida, brigando por ideias ou, o que é pior, por uma pessoa que deveria unir ao invés de promover a paz, é preocupante. E não estou me referindo apenas aos meus vizinhos americanos.
Com muita sorte vivemos 70/80 anos. Não é curto demais para brigarmos? Eu custo a entender a ganância de um ser humano que defende jogar bombas em pessoas inocentes. Eu custo a entender matar um animal só para colocar um troféu na parede. E custo mais ainda a aceitar a destruição do nosso planeta para que um pequeno grupo de pessoas fique mais rico – e o resto mais submisso.
Qual é a solução? Você me pergunta e eu até arrisco algumas sugestões. Primeiro, precisamos reconhecer esse momento de divisão. Pare e analise tudo isso que está acontecendo. Desperte. O que exatamente ganhamos com isso? Não seria mais saudável – para a vida humana e o planeta - que possamos viver em paz?
Até concordo que os conflitos trazem à tona problemas sociais, muitas vezes bem escondidos na sociedade. O racismo, por exemplo, é sistêmico, existe, queira ou não você aceitar. Outro exemplo é grupos que defendem abertamente a supremacia branca. Discutir esses absurdos podem trazer a cura.
Felizmente, existe uma força muito acima do nosso controle que empurra a humanidade para a evolução. Pode até parecer loucura da minha parte afirmar que estamos mais evoluídos do que no ano passado. Mas, estamos. Tudo isso o que está acontecendo está trazendo para a luz do conhecimento muitas coisas que não se comentava abertamente.
Não tem mais como escapar das mudanças. O real poder está nas nossas decisões diárias. Sim, hoje ainda nos confrontamos com o poder político que decide quem vive e quem morre; quem ganha e quem perde; e até mesmo se o nosso planeta merece ou não os cuidados necessários para nos manter vivos.
Os acontecimentos atuais estão nos oferecendo a oportunidade de despertar, olhar para as condições desumanas que tratamos as pessoas e os animais.
Uma oportunidade incrível para dar um salto gigante em direção a paz, não apenas uma paz superficial que falamos, escrevemos, mas não praticamos na totalidade. Mas, um ponto que deixamos a gentileza pavimentar o nosso caminho.
Soraya Benevides é jornalista, autora do livro “A Casa de Chá”, Chiado Books.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 115
Conteúdo desenvolvido por: Soraya Benevides Jornalista, instrutora de yoga e autora do livro "A Casa de Chá". E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |