A magia do Tarô - I



Autor Zaida Miranda Rebêlo da Silva
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/18/2006 7:26:39 PM
O Tarô é o livro da vida.
Se você for uma dessas pessoas que sorriem com ar de superioridade diante da idéia de que lâminas com símbolos de aspecto estranho podem dizer-lhe alguma coisa a respeito do seu passado, do seu presente ou do seu futuro, uma grande surpresa estará à sua espera. Pois é exatamente isso que as cartas do Tarot podem fazer.
Impossível? Impossível também era a bomba atômica até que a sua potência fantástica abalou o mundo incrédulo. A televisão, a volta ao mundo em aviões a jato, as incursões na lua e milhões de microorganismos que circulam à nossa volta e que, a olho nu, não temos capacidade de enxergar.
Não é necessário acreditar nas cartas de Tarot para que elas funcionem. A diferença entre os homens e os animais está na capacidade de raciocínio. É a capacidade de simbolizar! Sons são simbolizados com letras, idéias com palavras ou figuras, sentimentos com expressões ou arte, história em situações ou mitos. Uma língua falada ou escrita é um sistema de símbolos. Gestos ou qualquer forma de comunicação estão baseados em símbolos. Os símbolos são a língua universal. A sua mente consciente entende muito mais de simbolismo do que você imagina.
Podemos dizer que estamos, de certo modo, "ligados" uns aos outros, irradiando ou recepcionando constantemente. Basicamente o consciente pessoal (nossa capacidade de ler, pensar, sentir, analisar, agir) está relegado ao segundo plano nas mãos intrigantes do inconsciente coletivo e dos arquétipos.
Como escreveu, em 1801, o ocultista inglês Francis Barret: "Temos um sistema completo dentro de nós mesmos e por esta razão somos chamados de microcosmo ou mundo pequeno, pois desde o princípio, quando Deus colocou em nós a imagem de Si mesmo, levamos o céu dentro de nós... conhecimento esse que não podemos adquirir de outra maneira a não ser investigando profundamente o seu tesouro, que é inesgotável... aguardando ser despertado pela vigorosa faculdade mental do homem... ao esclarecer primeiro as qualidades e atributos ocultos que estão encobertos no pequeno mundo, teremos a chave para abrir todos os tesouros e segredos do macrocosmo ou o grande mundo".
Os Arcanos Maiores representam o homem em cada estágio de sua evolução e possuem em seu simbolismo todas as características universais. Correspondem ao baralho original de 22 cartas. Cada uma delas tem um nome e é um símbolo usado desde a antiguidade.
Os Arcanos Menores ou Inferiores foram incorporados muito tempo depois com a intenção de fornecer mais informações e tornar as leituras mais completas. Os naipes dos Arcanos Menores têm significados específicos. Paus se refere à ação, profissão, trabalho; Copas se refere a sensações, sentimentos e afeições; Espadas se refere a dificuldades, obstáculos, crises; e Ouros (ou Pentáculos) são relacionados a finanças, riquezas e rendas.
Taróloga
Texto revisado por Cris









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |