Menu
Somos Todos UM - Home

A MAGIA NO DIA A DIA - 05 a 11/07

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Tina Simão

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 7/2/2010 3:32:48 PM


Os acontecimentos, ao longo dos séculos, sempre foram celebrados e marcados com rituais. Tanto os pequenos como os grandes acontecimentos, vivenciados em pequenas comunidades ou em grandes grupos. Tinham por objetivo manter a coesão destes grupos e reunir as pessoas com certa regularidade para as atividades tradicionais e celebrações religiosas.

Estas datas comemorativas foram passadas ao longo do tempo de geração em geração e se transformaram em tradições folclóricas, crenças e superstições. A cada dia os povos antigos celebravam algum acontecimento ou agradeciam as divindades pela vida, colheita, plantação, e outros vários assuntos. A cada repetição do mesmo evento a intenção era reforçada formando uma egrégora dessa intenção. Hoje, a força destas tradições, costumes e mitos são manifestadas como celebrações antigas e rituais mágicos.

O legado espiritual dos nossos ancestrais adaptadas ao momento atual são as contribuições para o ressurgimento do Sagrado Feminino. Na antiguidade a figura da Deusa era predominante nas mais diversas culturas e religiões em todo mundo. Cada dia do ano a Deusa era celebrada e as mulheres , por serem suas filhas, lembravam para as comunidades as celebrações de cada data. Dependendo da cultura e do período na historia, os nomes diferentes designaram os tipos das divindades , sendo sempre aspectos da Grande Mãe. Surgiram assim milhares de Deusas interpretando os atributos de uma única Deusa.

Os calendários lunares foram substituídos pelos calendários solares, foram aniquiladas as sociedades focadas no feminino, foram queimados escritos, foram perseguidas as filhas das Deusas, criando um período de sombra nesse imenso conhecimento da humanidade. Mas a força do feminino resistiu. Estudiosas como antropólogas, historiadoras e sociólogas resgataram informações sobre a Deusa colhidas nas culturas pelo mundo todo.

A Deusa voltou a ser cultuada em rituais, festivais e tradições onde as mulheres celebram seus atributos tornando sua presença real, próxima e permanente. Comemorar a Deusa significa reforçar os laços entre as pessoas e promover a irmandade.

Abaixo a comemoração diária da Deusa nas várias culturas através do mundo:

05/7 – celebração da deusa egípcia Maat, guardião da sabedoria, justiça e verdade. Quando precisar da ajuda desta deusa pra revelar, fazer justiça ou retificar erros, prepare um altar com uma vela branca, uma cruz ansata, um incenso de lótus, uma pena branca e um cálice com água. Aceda a vela e om inceso, segure a cruz diante de seu coração e invoque a deusa. Peça-lhe q revele a verdade, oriente seu caminho e decisões e faça prevalecer a justiça e a ordem em sua vida. Beba a áua antes de dormir e peça a deusa pra lhe enviar sinais em seus sonhos.

06/7 –celebração de Chih Nu, a deusa tecelã chinesa, padroeira das tecelãs e dos casamentos. Esta deusa tecia as roupas das divindades com os fios do arco Iris. Festa de Io, antiga representação grega da lua. Dia de todas as deusas lunares adornadas com chifres: Hathor, Io, Hera, Juno, Luna, Pasiphae. Selene, ishtar, Isis e Nephtys. Na Espanha inicio das corridas de touros.

07/7 – em Roma celebração da deusa Juno em seus diferentes nomes. Pronuba, a que encaminha o parceiro certo; Cinxia, a que estimulava o interesse do parceiro; Populônia, a deusa da concepção; Sospita, a facilitadora do parto e Lucinta, a que trazia a criança a luz. Conecte-se a deusa compatível com sua necessidade ou fase atual. Ofereça-lhe uma vela rosa ou vermelha e um figo coberto com mel. Peça-lhe ajuda para encontrar, apoiar e amar seu parceiro ou preparar-se para conceber e criar um filho ou projeto. Festival romano das empregadas domésticas, que neste dia tinham liberdades e regalias. Tanabata, festival japonês das estrelas comemorando o casal de namorados Shokujo e Kengyn. Celebração da Via Lactea, na China.

08/7 – festa de Sta. Sunniva, versão medieval da deusa solar nórdica Sunna. Celebração da deusa finlandesa do sol e do dia, a Virgem Dourada. Nos países eslavos reverenciava-se Sundy Mumy, a mãe do sol.

09/7 – inicio do festival grego dedicado a deus Athena. Comemoração da deusa grega Rhea, a mãe das montanhas. Celebração do deus do vinho e da fertilidade, Dionisio. Festival da lagosta em Nova Scotia, lembrando as deusas das águas. Reverencie Rhea, acendendo uma vela verde, tocando um sino e invocando a deusa com a saudação: “ A Terra nos dá seus frutos, por isso eu louvo e agradeço a Mãe Terra. “

10/7 – dia da deusa nórdica Hella ou Hel, a senhora do mundo subterrâneo formado por gelo e fogo vulcânico. Seu nome originou a palavra inglesa inferno. Essa deusa tinha aparência aterrorizante e o corpo em decomposição. Para seu reino iam todos os que morriam exceto os que morriam em combate q eram levados pelas Valquírias para Valhalla, o castelo do deus Odin. Era chamada também de Holda ou Bertha e acreditavam que ela acompanha Odin na caça selvagem para recolher almas errantes, recuperá-las e levá-las para nova encarnação.Celebração da deusa da morte Skadi, padroeira da Escandinavia. Na antiga Rússia, comemorava-se Snegurotchka, a deusa da neve que originou a Donzela da Neve, conto similar a Branca de Neve.

11/7 – festival anual cretense em honra ao deus Kronos, o pai tempo e a deusa Rhea a mãe terra. Esta deusa, no seu aspecto de Potnia era chamada de Magna Mater, a Grande Mae e sra. do labirinto. O principal templo desta deusa era em Cnossos, cujo formato originou a lenda do labirinto. Seu consorte era o jovem Velchanos que morria com o fim da vegetação e renascia a cada primavera. Similar a Demeter/Persefone, esse mito simbolizava o ciclo das estações e da natureza. Aniversario de Theano, padroeira dos vegetarianos, esposa de Pitágoras e filósofa como ele. Acredita-se que este é o dia mais afortunado do ano e que as crianças nascidas hoje terão muita sorte e sucesso em suas vidas.

Fontes de pesquisa: O Anuário da Grande Mãe – Mirella Faur e Livro Wiccaniano do dia a dia – Gerina Dunwich

As 5as.feiras – CURSO DE MAGIA WICCA – informe-se

Tina Simão
Mestre em Reiki, Terapeuta, Escritora, Estudiosa e Pesquisadora da Arte ou Religião Antiga.
Autora do livro A Força dos Salmos e do Tarot dos Deuses Hindus.
Cursos, palestras e rituais sobre a Arte ou Religião Antiga.
Contato: [email protected] ou 11 4238 8619.

Visite o site link e veja a programação de cursos/atividades.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Tina Simão   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa