Menu
Somos Todos UM - Home

A MAGIA NO DIA A DIA - 14 a 20/06

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Tina Simão

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 12/06/2010 12:55:05


Os acontecimentos, ao longo dos séculos, sempre foram celebrados e marcados com rituais. Tanto os pequenos como os grandes acontecimentos, vivenciados em pequenas comunidades ou em grandes grupos. Tinham por objetivo manter a coesão destes grupos e reunir as pessoas com certa regularidade para as atividades tradicionais e celebrações religiosas.

Estas datas comemorativas foram passadas ao longo do tempo de geração em geração e se transformaram em tradições folclóricas, crenças e superstições. A cada dia os povos antigos celebravam algum acontecimento ou agradeciam as divindades pela vida, colheita, plantação, e outros vários assuntos. A cada repetição do mesmo evento a intenção era reforçada formando uma egrégora dessa intenção. Hoje, a força destas tradições, costumes e mitos são manifestadas como celebrações antigas e rituais mágicos.

O legado espiritual dos nossos ancestrais adaptadas ao momento atual são as contribuições para o ressurgimento do Sagrado Feminino. Na antiguidade a figura da Deusa era predominante nas mais diversas culturas e religiões em todo mundo. Cada dia do ano a Deusa era celebrada e as mulheres , por serem suas filhas, lembravam para as comunidades as celebrações de cada data. Dependendo da cultura e do período na historia, os nomes diferentes designaram os tipos das divindades , sendo sempre aspectos da Grande Mãe. Surgiram assim milhares de Deusas interpretando os atributos de uma única Deusa.

Os calendários lunares foram substituídos pelos calendários solares, foram aniquiladas as sociedades focadas no feminino, foram queimados escritos, foram perseguidas as filhas das Deusas, criando um período de sombra nesse imenso conhecimento da humanidade. Mas a força do feminino resistiu. Estudiosas como antropólogas, historiadoras e sociólogas resgataram informações sobre a Deusa colhidas nas culturas pelo mundo todo.

A Deusa voltou a ser cultuada em rituais, festivais e tradições onde as mulheres celebram seus atributos tornando sua presença real, próxima e permanente. Comemorar a Deusa significa reforçar os laços entre as pessoas e promover a irmandade.

Abaixo a comemoração diária da Deusa nas várias culturas através do mundo:

14/06 – dia das musas – as musas eram detentoras de poderes proféticos e da capacidade de inspirar e estimular a criatividade dos artistas. As mais conhecidas são Melete, a que praticava, Mnme, a que recordava e Aoide, a que cantava. Celebre as musas oferecendo-lhes leite, mel, flores, aromas e musica. Assista a uma peça ou manifestação cultura ou prestigie algum artista divulgando seu trabalho. Na Roma antiga celebrava-se Minerva, padroeira da sabedoria, das artes e deidade de batalha. Na índia, dia consagrado a Jagannath, uma das encarnações do deus Vishnu.

15/06 – Festival de Vestália em honra a Deusa Vesta, o festival dos primeiros frutos. Celebração grega da deusa Mnemosyne ou Mnasa, mãe das Musas. Esta deusa era considerada a memória personificada. Dia de Nossa Sra. do Monte Carmel, celebrada na Espanha e Estados Unidos. Festa budista de Amitabha Amida, o Buda da Infinita Paz. Execução de Margaret Jones, em Boston por praticar bruxaria e cura mágica. Primeira execução de bruxa pré-salem a ser oficialmente registrada neste local.

16/06 – festa das águas no Egito onde eram invocadas as bençãos da deusa lunar Hathor para os pescadores e cultivadores da terra. Noite das lagrimas, cerimônia lembrando as lagrimas de Isis durante a busca de seu amado Osíris. Celebração de Fand, a deusa celta do mar. Esta deusa regia a saúde, a cura , a beleza, a sedução e o prazer. Na Caldéia comemoração da deusa lunar Levanah, a soberana das águas e a controladora das marés. Dia do Cálice Sagrado, na Tradição Wicca. Consagre seu cálice neste dia, dedicando-a a Deusa e ao Deus e assumindo o compromisso da Lei Maior: “ Faça o que quiser, desde que não prejudique ninguém ”.

17/06 – celebração de Eurydice, deusa grega, soberana do mundo subterrâneo e mãe do destino. Esposa amada de Orfeu, transformada em mortal e enviada para o mundo dos mortos. Sua historia deu origem ao mito da Deusa que recebia as almas no mundo subterrâneo e cujo animal sagrado era a serpente. Festival romano dos pescadores, invocando a proteção das divindades das águas. Em Nara, Japão, purificação anual para espantar os maus espíritos da estação chuvosa. Galhos de lírios são abençoados por sete sacerdotisas vestidas de branco e realiza-se uma dança tradicional.

18/06 – comemoração romada de Anna Perenna, a sra. Da cura, da abundancia, da felicidade e do destino. Na índia, Anna Purna, a doadora de alimentos. Festival hindu para o deus Vishnu. Festival do Barco do Dragão, na China, para aplacar os deuses dragões dos rios. Prepare neste dia uma bebida para atrair a abundancia na sua vida. Bata no liquidificador leite, mel, nozes, damascos, côco ralado, maças, amêndoas e aveia. Reúna suas amigas, queimem incenso de lírio, acenda sete velas brancas, peça ajuda a deusa Anna Perenna em suas vidas. Compartilhe da bebida. Ofereçam a Deusa um pouco da bebida, pão fresco e alguns lírios brancos, perto de um canteiro de flores brancas.

19/06 – festa do Espírito Santo, festival religiosos de uma semana, anualmente comemorada em todo Brasil. Dia de todas aas Heras, celebrando a deusa interior, representada pela deusa Hera, a padroeira das mulheres. Festa das Oréides, na Grecia, as ninfas das montanhas e das rochas. Celebre este dia criando um ambiente agradável, com musica, vela e incenso. Medite abrindo seu coração e pedindo a sua deusa alguma imagem ou mensagem para sua fase atual. Ore para seu fortalecimento interior e crescimento espiritual. Termine agradecendo pela luz e amor de sua presença.

20/06 – pagãos celebram o dia de Cerridwen, deusa celta da fertilidade. Sua planta mágica é a verbena, queimada em caldeirões como oferenda a deusa. Amarram-se fitas verdes nas árvores e acendem-se velas verdes nos altares dedicados a ela. Festa de Ix Chel, a deusa maia da fertilidade, da procriação, da cura e das profecias. Peça neste dia a deusa Cerridwen, bênçãos para suas atividades ou projetos criativos, acendendo uma vela verde, amarrando uma fita verde numa arvore frutífera e acendendo um incenso de verbena. Faça uma pequena visualização e transporte-se para a morada da deusa.

Fontes de pesquisa: O Anuário da Grande Mãe – Mirella Faur e Livro Wiccaniano do dia a dia – Gerina Dunwich

Tina Simão
Mestre em Reiki, Terapeuta, Escritoria, Estudiosa e Pesquisadora da Arte ou Religião Antiga.
Autora do livro A Força dos Salmos e do Tarot dos Deuses Hindus.
Cursos, palestras e rituais sobre a Arte ou Religião Antiga.
Contato: [email protected] ou 11 4238 8619.

As 5as.feiras - CURSO DE MAGIA WICCA - INFORME-SE .
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Tina Simão   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa