A megacrise é de valores!
Atualizado dia 10/15/2008 12:19:14 PM em Autoconhecimentopor Flávio Bastos
O materialismo está em crise. Atualmente, com exceção da China e da Índia, nações consideradas emergentes, os demais países, principalmente os de modelo capitalista do bloco ocidental, passam por uma crise social de valores ético-morais cuja situação agrava-se com a desestruturação do modelo econômico norte-americano que começa a atingir a economia de todas as nações.
Com a saturação dos modelos econômicos tradicionais que de uma forma ou de outra afetaram e continuam afetando a qualidade de vida dos cidadãos do planeta Terra, o homem começa a voltar-se para uma visão menos materialista de sua existência. E a busca de valores transcendentais que preencham o vazio ético-moral deixado pelo modelo consumista-materialista, representa nos dias atuais, a motivação maior da procura do cidadão pela espirituallidade em sua vida.
A humanidade, portanto, chega ao seu limite em relação a antigos padrões político-econômicos e, a partir dessa constatação, começa a procurar valores que transcendam a própria experiência que foi frustrante no sentido da possibilidade de desenvolvimento do potencial inerente a cada um de nós.
Valores materialistas, diga-se de passagem, que condicionaram gerações de humanos, ao promover em suas mentes, verdadeiras "lavagens cerebrais", supervalorizando o supérfluo em detrimento do profundo. O resultado desse processo que felizmente começa a dar sinais de esgotamento, começa a se manifestar à medida que o instinto de preservação do homem aponta para a necessidade de procurarmos alternativas de sobrevivência à crise atual, que não ocorre somente no âmbito da economia e da política, uma vez que esses símbolos representam o "carro-chefe" da decadência de valores ainda arraigados na consciência humana.
O espiritualismo, a partir do terceiro milênio, surge como uma alternativa onde o indivíduo possa encontrar valores para equilibrar a sua experiência na matéria. Valores que encontravam-se subestimados e negligenciados por um estado de coisas, mas que agora passam a ter a importância que o ser humano precisa para se sentir mais livre e leve na sua trajetória terrena.
Chegamos, na derrocada de um modelo econômico, à conclusão que o fardo da matéria estava muito pesado e que é momento da humanidade procurar alternativas que possam conciliar de uma forma mais humana, ética e justa para todas as nações, um novo modelo econômico que contemple a transparência de valores mais verdadeiros na relação do homem-matéria com o homem-espírito.
Com o surgimento da mega crise econômica, é chegado o momento do homem "cair em si" e projetar para o futuro, baseado nas iniciativas do presente, uma realidade mundial menos densa, pesada, conflitante e sofrida. Mas para que isso ocorra, os interesses devem ser comuns a todas as nações, e a riqueza obtida pelos lucros do novo modelo economico mundial, como fazia Cristo com o pão, repartida entre todos os povos. Somente assim chegaremos ao equilíbrio entre valores materiais e espirituais. Somente assim evoluíremos enquanto indivíduo, nação e humanidade.
"Vocês têm alguma coisa para dizer aos seus semelhantes? Eles o escutam. Mas antes de mais nada, nunca peçam para serem ouvidos. E muito menos para serem chamados de "mestres". Semeiem e isto já será bastante. Não procurem colher. A colheita talvez não seja sua. Apenas o sol e a chuva são decisivas para as germinações futuras". (Krishnamurti)
Flávio Bastos
Psicanalista Clínico e Interdimensional.
Atendimento online/MSN: visite o site do autor
Texto revisado por: Cris
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |