Menu
Somos Todos UM - Home

A MENTIRA

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Deborah Valente B. Douglas

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 3/23/2006 8:10:55 PM


Falo agora sobre um assunto desagradável para alguns e comum para outros. Falo sobre a mentira.

Situação impiedosa, a mentira, geralmente para fugir da culpa ou de algum fato desagradável que não queremos vivenciar no momento. Acredito que no mundo não existe pessoa que nunca tenha mentido. Faz parte da humanidade desde que ela existe.

Muitas pessoas contornam o problema dizendo que mentem socialmente ou que soltaram uma mentira benéfica. Isso existe? Existe benefício em mentir para o próximo? Alguém pode dizer que é uma sensação de alívio, isto é, mente-se para que a outra pessoa não nos incomode mais. Porém, e a nossa própria consciência, não incomoda?

Continuo acreditando que somos todos formados de uma alma única, dividida em várias consciências diferentes. Esta alma criou vários personagens diferentes para evoluir através do nosso aprendizado individual. Evoluímos nós. Evolui o grande espírito criador. Seguindo este raciocínio, para que mentir? Podemos estar separados em corpos, mas a essência é uma só. Se mentimos para o próximo, estamos mentindo para nós mesmos. Estamos nos enganando. Talvez isso possa ajudar num primeiro instante, mas a verdade sempre volta. Não conseguimos fugir de nós mesmos. Não conseguimos criar ilusões, num momento de sono profundo da nossa consciência, sem que depois haja o despertar e é nesta hora que a nossa verdade vem à tona.

A mentira é diferente de omitir a verdade. Fatos podem ser omitidos em benefício do próximo. Acredito que os grandes mestres e gurus da humanidade deixaram de falar muita coisa. Ou porque era aprendizado individual ou em benefício da própria humanidade. Neste caso inclue-se o juramento dos médicos e terapeutas que não podem falar de casos particulares de seus pacientes, a não ser que estes os autorizem. Inclui-se também o fato de não comentar sobre a vida alheia. Quando uma pessoa nos confia a verdade, nós somos a pessoa confiável, assim omitimos fatos (ou simplesmente omitimos tudo que nos foi confiado e nem tocamos no assunto) da vida alheia.

Sempre ouvi dizer que o único que sabe de toda a verdade é Deus, e acredito nisso. Muitos de nós tivemos experiências espirituais diversas. Muitos conhecimentos nos foram passados. Porém, pode-se notar que cada um tem suas verdades ou pedaços de verdades. Assim como somos divididos, a verdade também está dividida. Podemos assumir a nossa, individualmente, porém, se a verdade do outro é diferente do que a nossa, nem por isso é mentira.

Acreditar ou não acreditar no próximo, vai da nossa consciência ou, talvez, da nossa carência. Por isso, antes de mentir, seria bom que pensássemos o que esperamos para nós mesmos e, fazendo um esforço, de que melhor forma poderíamos ajudar o próximo dizendo, não o que ele espera ouvir, mas uma verdade de forma tranqüila, sem ataques nem afrontas. Talvez assim pudéssemos evoluir de forma conjunta, sem necessidade de estarmos sempre de “orelha em pé” para saber se o que vem do outro é prejudicial ou não a nós.

Esta é um pouco da minha verdade porque ainda acho que a mentira não vale a pena.

"Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros."
Ef. 4:25

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Deborah Valente B. Douglas   
Comecei no Stum em 2001. Escrevia artigos como forma de desabafo, mas vi que a qualidade não estava boa. Estudei bastante e me aperfeçoei na poesia. Hoje tenho dois livros editados, O UM e ATOS REVERSOS, sob o pseudônimo de Alma Collins. Escrever é a sublimação do pensamento posto no papel. Espero que gostem
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa