A MORTE DO ETHOS



Autor Maria Luiza Silveira Teles
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 11/08/2011 13:26:28
Sinto-me imensamente triste quando vejo a banalização de tudo. Nossos políticos são a constatação viva desta minha afirmação. Mentir, roubar, corromper, tudo aquilo que vai contra a ética, que deveria governar as nossas vidas em todos os setores, tornou-se "normal".
Nós que acreditamos ainda na prevalência do "ethos" em nossas vidas, somos os loucos, os "anormais". Quem acredita no Bem, no Amor, na Solidariedade, na possibilidade de transformar esta sociedade podre, é tido como ingênuo e bobo.
Foi difícil para mim suportar o horário político. Sinto-me enojada. O mau cheiro desta estrutura apodrecida não me deixa respirar. Há exceções? Sim, raríssimas. Mas o que pode um ou outro fazer quando tudo apodreceu?
Jesus já dizia que é impossível remendar um tecido velho, pois este, já poído pelo tempo, não iria suportar o remendo.
É preciso que o povo manifeste a sua indignação! Ou será que até esta capacidade está perdida?
Acredito como Leonardo Boff e outros que outra realidade ainda é possível. Um mundo diferente não é utopia, mas um sonho lúcido. E o caminho é a Educação, começando com o barro mole da infância. As crianças são puras por natureza e, desenvolvendo nelas os valores tão importantes para se criar uma nova realidade, elas serão o fundamento de um novo mundo. Se der tempo... Pois a Mãe-Terra grita em seus estertores.









Fui professora de Inglês e, depois, professora universitária de Psicologia e Sociologia. Tenho 29 obras publicadas pelas editoras Vozes, Brasiliense e Parêntese. Hoje, trabalho como professora-visitante por todo o Brasil, sou consultora pedagógica e editorial e faça Reiki nas pessoas necessitadas que me chamam. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |