A percepção e o amor no caminho da cura



Autor Flávio Bastos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 03/12/2008 15:14:56
"Se as portas da percepção estivessem abertas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito"
William Blake
Na realidade interativa de um processo psicoterapêutico, não deve predominar o silêncio por tempo indeterminado, assim como não deve ocorrer a chamada "papo-terapia". A lei do silêncio imposta pela técnica aplicada, assim como a verbalização exagerada entre terapeuta e paciente, afetam os níveis de percepções que devem acontecer na relação entre as interpretações do conteúdo inconsciente analisado pelo terapeuta, com as reflexões (e elaborações...) desse conteúdo por parte do paciente.
Durante a dinâmica de um encontro terapêutico, a percepção é responsável (e indispensável) tanto nas pontuais intervenções do profissional, quanto nas necessárias reflexões por parte da pessoa a respeito do que foi pontuado pelo terapeuta. A qualidade (apuração) das percepções deve ser o principal objetivo de um método terapêutico. Quando existe essa preocupação na práxis profissional, a relação paciente-terapeuta torna-se comprometida com aquilo que significa a meta do processo: a (auto)cura.
Sobre o mundo "inter-humano", segundo Sheller, a percepção psíquica está unida à vida emocional pura, isto é, ao complexo de sentimentos que são intuídos dos conteúdos intencionais de uma vivência particular próxima à nossa. A percepção espiritual, portanto, é dada pelo próprio ato do espírito, ou seja, a ideação das essências das coisas que são intuídas pelo sujeito através da sensibilidade na experiência e elevadas ao nível vivencial pelo espírito.
Através da nossa capacidade de perceber o mundo e a nós mesmos, nós moldamos, ativamos, atualizamos ou deixamos de lado nossos modelos mentais ou parte deles. Quanto mais rica, fiel e apurada tiver a nossa percepção, melhores as percepções que teremos para alcançar rumo ao que queremos e reconhecer quando lá chegarmos.
Sendo assim, o emocional através do processo de somatizações é o maior responsável pelo surgimento das patologias psíquico-espirituais, que devido ao nível de envolvimento emocional da pessoa, sequelas de traumas psíquicos da infância associado às experiências traumáticas de um passado ainda mais remoto, bloqueia a percepção do material inconsciente que necessita de elaboração para que possa surgir à nível consciente, uma melhor compreensão do que vem causando, por exemplo, as crises de depressão.
Como na vida de uma pessoa, passado e presente se inter-relacionam numa dinâmica psíquico-espiritual, a regressão quando bem conduzida torna-se uma importante técnica auxiliar na investigação do inconsciente, porque o conteúdo dessa experiência associado ao conteúdo investigado da vida atual, somam-se em qualidade e abrem as portas da percepção interdimensional para o processo terapêutico. E quando abrem-se as portas da percepção interdimensional, é momento da união das percepções de níveis psíquico e espiritual que são inerentes à natureza humana.
Sem o cultivo do sentimento de amor abrangente em sua filosofia de vida, o indivíduo torna-se "opaco". incompleto e infeliz. Por mais eficiente que seja um método terapêutico que trabalhe somente a percepção psíquica de seu paciente em relação aos acontecimentos da vida atual, faltará "algo mais" em seu dia a dia que é a percepção espiritual de sua interdimensionalidade.
Jesus Cristo, o psicólogo da alma, em suas pregações às multidões já nos alertava sobre a necessidade de abrirmos as portas da percepção do autoconhecimento com o cultivo de valores espirituais e com as chaves do amor. Na sequência, veremos algumas de suas frases que ficaram registradas para sempre na consciência humana.
A BEM-AVENTURANÇA
"Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus".
A HUMILDADE
"Vinde a mim todos que estais cansados pelo jugo de vosso fardo e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração, e encontrarei descanso para vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
A BUSCA
"Pedi e vos será dado, buscai e achareis; batei e vos será aberto, pois todo o que pede, recebe. o que busca, acha e ao que bate se lhe abrirá".
O JULGAMENTO
"Não julgueis, pois, para não serdes julgado; aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra".
O PERDÃO
"Perdoai os vossos irmãos como tendes necessidade de ser perdoado. Perdoai-os não sete vezes, mas setenta e sete vezes".
O AMOR
"Amai ao próximo como a vós mesmos".
A ILUMINAÇÃO
"Outrora éreis treva, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda a bondade e justiça e verdade".
Quando soubermos utilizar em benefício próprio e em benefício dos nossos semelhantes, as percepções psíquica e espiritual que emanam dos nossos registros inconscientes, e o sentimento de amor que emana do chacra cardíaco, estaremos a caminho da auto-cura e da felicidade possível... e de posse das chaves que abrem as portas da percepção para o infinito.
Psicanalista Clínico e Interdimensional.
Atendimento online/MSN: visite o site do autor









Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |