Menu

A propósito !

Atualizado dia 5/12/2006 3:41:15 PM em Autoconhecimento
por Helenilton Luiz C. de Sales (Lé de Sales)


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os movimentos populares no Brasil distantes de alçarem a condição de transformadores de suas realidades sociais, traduzem fielmente a arte de uma gente que fez de seus sonhos, a possibilidade de cria-la. Envoltos nas sombras da contemporaneidade, gritam pelas grades de suas casas, o firme desejo de liberdade. Passam anos, governos, mas o propósito de um lugar ao sol que acolha as grandes massas, estratifica o inconformismo, transformado em arte popular. Na voz do intrépido Marcelo D2, na poesia dos meninos do Rappa e em outras tantas vozes. A arte das ruas ocupa finos salões, fazem a cabeça dos filhos do poder, os que eventualmente foram separados pelas diferenças sociais rendem-se ao alcance fascinante da arte.

Não podemos mais separar o asfalto do morro com tanques de guerra ou milícias urbanas. Um pedaço dessa nobre gente já se incorporou, quer em um filho, um amigo, em nós mesmos! Compreender a maioria de forma a excluí-los das garantias que todo cidadão deve gozar, é subjugá-los à condição que apenas a ignorância poderia mantê-lo inerte, o que sabemos não condizer com a realidade atual. O nível de informação alcançado por esses guerreiros do caos, se não os ascende socialmente, ao menos lhes abre os olhos e as mentes para um novo tempo. Tempo em que a inclusão digital, trabalhos sociais de ONG(s) e a busca de diginidade se tornaram parte da vida de pobres e oprimidos cidadãos.

EsTe ano tem eleições. Quem sabe com tantas novas tecnologias já não possamos votar pela net, acelerar o processo, diminuir gastos e quem sabe até possibilitar uma maior representatividade na escolha desses nossos dirigentes. É preciso crer em novas possibilidades, ainda que para tanto tenhamos que nos empenhar um pouco mais. Socializar bem estar é um dever de todo aquele que detém o poder, inadimissível aceitar sem criticidade esse modelo americano que acentua as desigualdades e destrói o sonho de uma realidade melhor para todos.

Entregar o destino de milhares de pessoas às "coincidências" políticas ou renegá-lo à única chance de viver melhor nas esferas espirituais é isentar-se de participação, quando exatamente esse é o dever de todo cidadão. Como preocupar-me com questões de cunho meramente religioso, filosófico ou poético, se a favela grita: "quero viver!"? Enquanto nada acontece, gritamos todos: VIVA A ARTE QUE LIBERTA!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Helenilton Luiz C. de Sales (Lé de Sales)   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa